Por Nicole Dias
Atualizado em 22.12.22
O Obelisco de Buenos Aires. Provavelmente você se deparou com esse marco quando esteve passeando pela capital da Argentina. Aliás, é bem difícil ele não ser notado. São mais de 60 metros de altura localizados em uma das áreas mais movimentadas da cidade. Mas talvez você não saiba muito sobre a história do Obelisco ou por qual motivo ele está lá.
Publicidade
Se você quer saber um pouquinho mais sobre esse cartão postal de Buenos Aires, basta continuar lendo esse post. Ele conta um pouco sobre a história do Obelisco e algumas curiosidades muito legais sobre o monumento. Você enxergará a construção com outros olhos!
Há muitos anos, a área onde hoje está o Obelisco era ocupada por uma igreja. Foi nela que a bandeira da Argentina foi hasteada pela primeira vez em Buenos Aires. Isso ocorreu no ano de 1812. Em 1936, em comemoração aos 400 anos da primeira fundação de BsAs, o Obelisco tomou forma.
Sua obra inicial foi autoria do arquiteto Alberto Prebisch, considerado pioneiro na arquitetura argentina moderna. Ele também é responsável por outros memoráveis edifícios da cidade, como o Cine Gran Rex.
O Obelisco só não é mais alto pois na época de sua construção a altura máxima permitida era 67,5 metros. Imagina se fosse ainda maior?
Sabe aquela avenida bem conhecida de Buenos Aires, a 9 de Julio? É no cruzamento dela com a Calle Corrientes que se encontra o Obelisco. Essa região é conhecida como o Centro da capital portenha. Por perto está a Calle Florida, o Teatro Colón e inúmeros edifícios, hotéis, lojas, casas de tango e restaurantes.
Vale a pena passar por ali também à noite. Os telões com propagandas, o trânsito constante e as luzes da cidade mostram a grande metrópole que Buenos Aires é.
Mais precisamente no dia 23 de maio. As obras se iniciaram no mês de março. Sim, foi rápido mesmo. Em pouco mais de 30 dias o Obelisco já tinha surgido. Para tanto, foi preciso contar com a mão de obra de 157 profissionais que trabalharam em dois turnos.
Publicidade
Se você prestar bem atenção, verá que o Obelisco possui uma porta. Dentro deles estão as centenas de degraus que dão acesso ao topo. Lá no alto estão localizadas quatro janelas. Imagina só a vista!
Quem não gostaria de observar Buenos Aires de um ponto pra lá de privilegiado? Deve ser incrível. No entanto, infelizmente hoje em dia o acesso ao interior do Obelisco é proibido.
Alegando motivos econômicos e de segurança pública, em 1939 o Conselho Deliberativo de Buenos Aires sancionou a demolição do monumento. No entanto, esse ato foi vetado pela prefeitura. Que bom, né?
Na fachada norte está escrito que foi naquele local que a bandeira nacional foi içada pela primeira vez por San Nicolás. Nas outras partes há textos sobre sua fundação.
A camisinha de 67 metros foi utilizada na celebração do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Já em 2015, uma intervenção de arte “escondeu” a ponta do monumento e colocou-a na frente do Malba. Na verdade, a ponta verdadeira do Obelisco continuou no seu local de origem, apenas foi coberta por uma estrutura de ferro.
A mensagem que está no topo do Obelisco teria sido escrita pelo arquiteto da obra e destinada a qualquer pessoa que encontrasse-a na demolição do documento. Não se sabe o conteúdo da carta. E nem se essa história é verdade ou apenas uma fake news…
Gostou de saber esses fatos curiosos acerca do Obelisco? Agora você pode contar aos seus amigos quando estiver passeando por Buenos Aires!
Além de todas as histórias que o envolvem, o Obelisco é um regalo aos olhos. Confira mais algumas imagens para contemplá-lo por diferentes ângulos.
Depois de ler tudo isso, a mão para pegar o passaporte e ir direto para a Argentina chega a coçar, não é? Pois bem, não deixe de consultar essas dicas de onde ficar em Buenos Aires, com os melhores bairros e hotéis da capital.
Publicidade