Por Sheila Almendros
Atualizado em 27.03.23
Visitar Óbidos é garantir uma viagem no tempo, precisamente à época medieval. Esse pequeno concelho é recheado de construções históricas preservadas, que podem ser conhecidas em um ou dois dias, em uma caminhada tranquila dentro e fora da vila murada. Conheça mais sobre essa charmosa cidade de Portugal:
Publicidade
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria, a oeste de Portugal, e possui aproximadamente 3100 habitantes. A distância entre esse concelho e a capital Lisboa é de apenas 85 km, e a viagem pode ser feita pela via A8, com duração de 1h de carro e ou 2h de comboio (R 6414 em direção a Lisboa – Santa Apolonia).
O concelho de Óbidos nasceu entre os anos de 1148 e 1153, quando os romanos e os invasores muçulmanos passaram a fortificá-lo durante batalhas realizadas na península. A preservação e beleza da região tem muito a ver com a sua história ligada à realeza portuguesa desde o século XIII, quando o rei Dinis deu a vila como presente de casamento para a sua esposa Isabel de Aragão.
Desde então, a cidadela protegida pelos muros de pedra (para manter os invasores distantes) pouco mudou. Óbidos mantém o charme medieval das fachadas enfeitadas com gerânios vermelhos e buganvílias roxas e as construções intactas, como o castelo e as casas antigas, que hoje abrigam lojinhas, restaurantes e cafés.
Veja as principais atrações de Óbidos e anote o que não pode faltar em seu roteiro de viagem:
Eleito em 2007 como uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Castelo de Óbidos é um monumento municipal que mistura diversos estilos arquitetônicos, como românico, gótico, manuelino e barroco. Hoje, abriga uma pousada e, caso esteja nos seus planos passar uma noite por lá, prepare-se para desfrutar de uma estadia bem ao estilo medieval.
A Lagoa de Óbidos é separada do mar por apenas um cordão de dunas, mas, ainda sim, é de água salgada. É bastante frequentada por quem deseja um dia de tranquilidade na praia ou para a prática de esportes náuticos, como pesca, kitesurf, remo e windsurf, além de passeios de barco. É cercada por uma área urbana completa com ciclovia e calçadão, mas a área natural é praticamente intacta.
Publicidade
A rua principal da cidade murada é uma visita obrigatória por quem passa por Óbidos. A via histórica conta com uma infinidade de estabelecimentos comerciais, como lojas de lembrancinhas, restaurantes, cafés, bares e butiques. Aproveite o passeio para experimentar a tradicional ginjinha, um famoso licor produzido na região.
Localizado no Quinta dos Loridos, o Bacalhôa Buddha Eden é o maior jardim oriental da Europa, e foi construído em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, no Afeganistão. O local possui inúmeras atrações que podem ser curtidas a pé ou de comboio, como estátuas, monumentos, labirintos e esculturas. O local funciona todos os dias, das 9h às 18h, com ingressos por 3€.
Muitos turistas que visitam Óbidos acabam deixando essa construção histórica passar batida, por não ser muito comentada entre todas as atrações da cidade. Mas, acredite: vale a pena incluí-la em seu roteiro. O aqueduto desativado fica em um estacionamento, afastado da cidade murada, sem muito chamariz para a sua importância. Vale dar uma rápida passada, tirar várias fotos e apreciar sua estrutura, que já serviu como abastecimento medieval.
Conheça mais da história de Óbidos nesse museu municipal formado por um rico acervo de pinturas e patrimônio arqueológico e artístico da região. A atração fica na Rua Direita e, por ser um museu de pequeno porte, pode ser conhecido tranquilamente em duas horas. Aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.
A grandiosidade do santuário chama a atenção de todos os turistas que visitam o edifício, localizado fora das muralhas. Construído em 1747 em memória de D. João V, em estilo barroco e forma hexagonal, tornou-se uma atração também para amantes de arquitetura. O interior é formado por três capelas: o santuário, dedicado ao Calvário, e as laterais, dedicadas à Nossa Senhora da Conceição e à Morte de São José.
Também conhecida como Porta da Senhora da Piedade, a antiga entrada de Óbidos se mantém intacta, para a apreciação do turista durante o tour pela cidade murada. A decoração com azulejos portugueses é o principal destaque, e merece ser conhecida com atenção e sem pressa. Aproveite para tirar muitas fotos!
As atrações de Óbidos são uma imersão em sua antiga história. Aproveite cada segundo do passeio para registrar todos os momentos!
Nos vídeos a seguir, confira mais dicas da charmosa vila de Óbidos e saiba o que esperar de sua viagem:
Publicidade
Acompanhe os registros incríveis das principais atrações de Óbidos. Veja as casas com fachadas floridas e, de quebra, conheça mais da iguaria tradicional da vila: a ginja!
Passeie pela cidade murada com a vlogueira, que ainda conta mais sobre a história de cada atração de Óbidos visitada e suas curiosidades.
Conheça a história de Óbidos enquanto aprecia os melhores registros desse passeio pela Rua Direita. Conheça o castelo (e a pousada em seu interior), a tradicional igreja e outros pontos turísticos.
Tomou nota das principais dicas? Com certeza, sua viagem a Óbidos será perfeita!
A seguir, aprecie os melhores registros fotográficos de Óbidos, que mostram o quão charmosa e apaixonante a vila é:
Agora, é só começar a planejar e se preparar para conhecer Óbidos! Aproveite para apreciar também outros pontos turísticos de Portugal que não podem faltar em seu roteiro de viagem.