Por Nicole Dias
Atualizado em 22.12.22
Se conhecer a capital da Argentina já é um encanto, você não perde por esperar. Palermo, um dos bairros de Buenos Aires, reúne espaços com uma pegada descolada, diversos parques, arquitetura de cair o queixo, ótimas opções de bares e restaurantes e muitas atrações com entrada franca. Como não amar?
Publicidade
Conhecer Palermo está entre seus planos? Então esse guia ajudará a montar um excelente roteiro para você viver o melhor o bairro. Dos hotéis mais luxuosos ao hostel baratinho, passando por bares que exigem senha para entrar e a pizzaria que vai fazer você suspirar. Descubra agora mesmo!
Índice do conteúdo:
Seja você um viajante em busca de descanso ou badalação, certamente viverá momentos inesquecíveis nesse bairro de Buenos Aires.
Um respiro de natureza em plena cidade grande. É assim que podemos nos referir ao Parque Tres de Febrero, que está na área é conhecida como Bosques de Palermo. Com muitas árvores, lago, grama e quadras para a prática de esportes, essa parte do bairro é um sopro de vida. Na região ainda ficam outras atrações incríveis para quem ama a natureza, como o Rosedal e o Jardim Botânico.
Endereço: Av. Del Libertador & Dorrego y Figueroa Alcorta.
Imagine um local que abriga um belo lago e uma coleção com quase 20 mil rosas. Praticamente um sonho, certo? É assim que é o Rosedal. Embora o parque não ofereça atividades além da contemplação da natureza, trata-se de um excelente local para fazer fotos lindas e fazer um passeio tranquilo. A entrada é gratuita e ao longo do mês de julho os visitantes costumam ser presenteados com flores pelos jardineiros que fazem manutenção do espaço.
Endereço: Av. Infanta Isabel.
Com cinco andares, o Planetario Galileo Galilei é parada obrigatória não apenas para os entusiastas da astronomia. A sala de projeção que reproduz milhares de estrelas e satélites do universo surpreende pessoas de todas as idades e gostos. Há, também, um museu bem bacana. Os ingressos para o museu custam 50 pesos e são vendidos no próprio local. Para os espetáculos é possível comprar pela internet, sendo que os preços ficam na média de 120 pesos. Curiosidade: o lindo filme argentino Medianeras conta com cenas que foram gravadas no planetário.
Publicidade
Endereço: Av. Sarmiento e B. Roldán.
Pertinho do Zoológico de Buenos Aires está o seu Jardim Botânico, com mais de 5 mil espécies diferentes de plantas, além de fontes e esculturas. No espaço são encontrados três estilos principais de jardins: romano, francês e oriental. As estufas são encantadoras. O Jardim Botânico está aberto todos os dias, com horários que variam conforme a estação do ano e aos finais de semana. Entrada gratuita.
Endereço: entrada principal na Av. Santa Fe, 3951.
Reserve pelo menos um dia da sua viagem para conhecer o Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires. O acervo do Malba é impressionante, com obras de Fernando Botero, Candido Portinari e Frida Kahlo até peças de brasileiros como Tarsila do Amaral. As exposições temporárias também costumam ser fantásticas. O site traz todas as informações de horários de funcionamento e valores de ingressos. Importante: o Malba não abre em terças-feiras.
Endereço: Av. Figueroa Alcorta, 3415.
Favorito entre os turistas, Palermo Soho é um pedaço do bairro de Palermo que praticamente tem vida própria. É cheio de lojas moderninhas, bares legais para se conhecer, cafeterias com mesas nas ruas, galerias e restaurantes diferenciados. É legal tanto para passear pelas ruas durante o dia quanto para escolher um lugar descolado para aproveitar a noite.
Essa região de Palermo ganhou um nome cinematográfico por reunir alguns estúdios de rádio, cinema e televisão. Mas não vá esperando grandes referências à sétima arte pelas ruas: elas são poucas. No entanto, o bairro é seguro, tranquilo e perfeito para uma caminhadinha despretensiosa. Nas ruas Humboldt, Fitz Roy e Gorriti estão as opções gastronômicas mais legais. Às vezes alguns famosos aparecem por lá.
Assim como a Recoleta, Palermo Chico é considerado parte nobre de Buenos Aires. É por lá que estão algumas das residências mais sofisticadas, verdadeiras mansões. Não há muito movimento ou atrativos, então vale o passeio para dar uma boa conferida na arquitetura.
Outros passeios para inserir no seu tour por Palermo são: Museu Evita, Plaza Serrano, Museu da Frida e Livraria Libros del Pasage.
Publicidade
Mesmo viajantes que estão hospedados em outros bairros de Buenos Aires vão até Palermo em busca de boas opções gastronômicas. Ou seja, será difícil não encontrar algo que agrade o seu paladar.
Se você está procurando por um local que sirva comida boa com preço honesto, nem precisa pensar duas vezes. Com ambiente simples e bom atendimento, o Las Cabras oferece delícias típicas da culinária argentina, deliciosas parrillas, empanadas e até pratos com frutos do mar. Se você visitar Buenos Aires na primavera ou no verão, escolha uma mesinha na calçada. Um charme!
Endereço: Fitz Roy, 1795.
Os apaixonados por carnes não podem deixar de visitar o Don Julio para viver uma típica experiência portenha. Com suas paredes repletas de garrafas de vinho, a casa é especializada na parrilla, espécie de churrasco dos nossos hermanos. O restaurante está aberto todos os dias, das 12h às 16h e das 19h até 1h. No entanto, é concorridíssimo. Faça reserva para não precisar ficar esperando por uma mesa.
Endereço: Guatemala, 4699.
Nem só de carnes vivem os cardápios dos restaurantes argentinos. No Fifí Almacén, por exemplo, é possível provar iguarias levinhas, saudáveis e pra lá de gostosas. A proposta do estabelecimento é oferecer produtos naturais e que respeitam a natureza. No menu estão opções como wraps, tacos, sanduíches, saladas caprichadas e até mesmo vinhos orgânicos. Aos sábados e domingos, das 12h às 16h, há um brunch espetacular.
Endereço: Gorriti, 4812.
Topa trocar o restaurante sofisticado por um que tem um estilo boteco, com banquetas altas e nada de luxo? Então você vai gostar dessa sugestão aqui. El Preferido de Palermo é daqueles lugarzinhos cheios de personalidade. É acolhedor e traz um cardápio recheado de possibilidades, do bife de chorizo às almôndegas. Peça um bom vinho e aprecie o movimento pelas ruas. Você nem perceberá o tempo passar!
Endereço: Jorge Luis Borges, 2108.
As pizzas servidas em Buenos Aires são diferentes das brasileiras, mas muuuuito gostosas. E o De Rosa Pizzeria agrada tanto pela comida como pelo visual do local, que é uma fofura. As pizzas são assadas no forno a lenha e o atendimento é bem rápido. Não deixe de experimentar as opções de 4 queijos e a de doce de leite.
Endereço: Lafinur, 3275.
Outro restaurante bem famosinho e premiado em Palermo é o La Cabrera, que costuma estar sempre cheio. Mas não é à toa: o restaurante conta com um cardápio de dar água na boca e um atendimento excelente – os garçons se esforçam para se comunicar com nativos de outras línguas. Não vá sem antes ter feito uma reserva, pois uma mesa no La Cabrera é concorridíssima!
Endereço: José Antonio Cabrera, 5099.
De dia Palermo é aquela tranquilidade gostosa. De noite, as ruas ficam tomadas por gente bonita em busca de diversão. Nos bares dessa lista você com certeza poderá aproveitar bastante.
Badalado, o Temple Bar é a pedida certa para quem ama experimentar cervejas diferentes. Vale a pena aproveitar os combos oferecidos no happy hour – e, de quebra, experimentar algumas delícias do cardápio. A tábua degustação, com versões de chopp em miniatura, também é uma boa escolha.
Endereço: Calle Marcelo T de Alvear, 945.
Uma charmosa combinação de padaria com bar, o Pain et Vin é conhecido por seu atendimento cordial e, claro, pelos produtos comercializados. O programa certeiro é degustar vinhos junto com queijos e pães feitos artesanalmente no local. Bacana para casais a fim de algo mais tranquilo. E saboroso também!
Endereço: Gorriti, 5132.
Cervejeiros que estiverem passeando por Buenos Aires não podem deixar de conhecer essa simpática microcervejaria. A casa conta com várias bebidas artesanais, das tradicionais american ipa, red ale e blonde até versões diferenciadas. Vai dar vontade de experimentar uma de cada!
Endereço: Güemes, 3711.
Acha que é só nos filmes que existem bares secretos que exigem uma senha para entrar? Nada disso. No Frank’s a ideia é ficar de olho nas pistas divulgadas nas redes sociais para matar a charada. O cliente informa a senha para os seguranças do local, que passam um código que deve ser discado em um orelhão. Só então é possível acessar o bar e curtir a noite. Toda essa maratona vale a pena: o local é incrível.
Endereço: Arevalo, 1445.
Clima intimista, luzes baixas, jazz tocando, diversas opções de drinks, vinhos e coquetéis. Quem estiver a fim de paquerar, já sabe onde ir. A música é muito boa, assim como o atendimento dos garçons. Uma verdadeira experiência sensorial que deve ser aproveitada ao máximo.
Endereço: Medrano, 1475.
Mesmo que você seja uma pessoa mais diurna, não deixe de conhecer pelo menos um pouquinho da noite em Palermo. É muito bacana!
Quando você viaja, não abre mão de se hospedar em um local mega confortável? Ou prefere algo mais simples e que não custe muito caro? Em Palermo você encontra hotéis e hostels para vários tipos de turistas. E orçamentos também, claro!
Viu quantas opções legais de hospedagem? Agora é só decidir qual das categorias combina mais com você.
Não é fácil manter os pesos dentro da carteira por Palermo. São tantas lojinhas e shoppings legais para se conhecer que provavelmente você comprará uma coisinha ou outra. Divirta-se!
Os apaixonados por caderninhos, livros ilustrados e coisinhas fofas de papelaria em geral que se preparem: vai ser difícil controlar os impulsos consumistas na Monoblock. A loja se descreve como uma fábrica da imaginação, e seus produtos são criados com o objetivo de levar mais arte e inspiração para a vida das pessoas. Como não amar?
Endereço: El Salvador, 4833.
Complexo comercial a céu aberto, o Distrito Arcos é considerado um outlet premium e reúne algumas marcas superlegais, como Mishka, Rapsodia Vintage, Adidas, Puma e Lacoste. Além de garimpar algumas peças de roupa, calçados e artigos diversos, vale fazer um lanche por lá. A área gourmet tem muita coisa gostosa, de crepes, sorvetes e tacos até o queridinho café Starbucks.
Endereço: Paraguay, 4979.
Depois de passar o dia inteiro andando e curtindo os parques de Palermo, chega a hora de dar uma refrescada em ambientes com ar-condicionado. E se tiver uma porção de lojas e praça de alimentação caprichada, melhor ainda, certo? Em Palermo, não deixe de conhecer esse shopping. Embora seu slogan seja “Pasión por Mujeres”, há produtos para homens e crianças também. Compre alfajor na Havanna e um sorvetinho de dulce de leche na Freddo.
Endereço: Av. Santa Fe, 3253.
Ir em supermercados de outros países é sempre uma experiência bacana. Afinal, é possível conhecer produtos e marcas que não são nada comuns pelo Brasil. Portanto, na Argentina a dica é conhecer o Jumbo, que está presente em vários endereços de Buenos Aires. O bom é que os preços por lá são bem interessantes. Não deixe de dar uma pesquisadas nos vinhos e nos chocolates!
Endereço: Av. Int. Bullrich, 345.
Andando pelas ruas de Palermo é muito fácil achar lojas no estilo da Trippin, que são cheias de coisinhas legais e descoladas. Por mais que os valores às vezes não sejam os mais acessíveis, vale pela inspiração e também para dar uma garimpada em itens mais diferenciados. A Trippin, por exemplo, reúne em um mesmo endereço bolsas, roupas, calçados, acessórios, arte e decoração. Um encanto!
Endereço: Armenia, 1838.
Palermo é um lugar muito legal para comprar coisinhas de decoração para a casa, além de cervejas artesanais bem gostosas. Vale entrar em todas as lojas que você achar interessantes para dar uma boa espiada.
Chegar em Palermo é simples. Complicado mesmo é querer ir embora.
Até parece que você ainda não se convenceu da belezinha que Palermo é. De qualquer forma, aqui vão mais imagens que darão aquela vontade de fazer as malas agora mesmo.
Palermo não fica muito longe da Recoleta, outro bairro que é puro encanto. Bora conhecer? Veja esse guia completinho, com hotéis, lojas e muito mais.