Por Sandra Prata
Em 25.04.23
O Parque do Ingá é um dos principais pontos turísticos de Maringá. Afinal, possui mais de 47 hectares de mata preservada que engloba vários tipos de plantas, além de animais diversos. Dentre eles, espécies únicas de pássaros, pavões, capivaras, saguis e muito mais. Continue lendo para saber como chegar, horários de funcionamento e tudo que o parque tem a oferecer.
Publicidade
Localizado na Av. São Paulo, o Parque do Ingá é de fácil acesso, pois está em uma região bem central de Maringá. Para chegar até lá, é possível contar com aplicativos de transporte, ônibus ou carro particular. Em aplicativos como Uber e 99, basta procurar “Parque do Ingá” e se certificar de que a localização é a da Av. São Paulo, onde fica a entrada principal.
Se optar por ônibus, pode escolher entre as linhas 242 (Jardim América), 023 (Conjunto Requião) e 254A (Parque Alvamar). Nessas duas últimas, é preciso caminhar alguns metros a pé até chegar ao parque. Vale lembrar que essas são opções com saídas a partir do Terminal Intermodal Urbano. Para já começar a planejar seu passeio, visualize abaixo o acesso principal ao ponto turístico:
O parque é aberto para aproveitar com a família, praticar exercícios físicos ou descansar em meio à natureza. Por lá, vivem os mais diversos animais, entre mamíferos, aves e insetos. Antes de planejar sua visita, confira informações essenciais na lista abaixo:
Além de caminhar pelo parque, é possível andar de pedalinho no lago e ainda desfrutar as belezas do Jardim Japonês e da Gruta de Nossa Senhora Aparecida. No próximo tópico, veja mais detalhes sobre as principais atrações do local.
O parque conta com atrações imperdíveis para quem o visita pela primeira vez. Confira abaixo algumas das principais para conhecer durante seu passeio:
Publicidade
Fabricada nos Estados Unidos, no fim do século XIX, a Maria Fumaça chegou à cidade em 1954. Hoje, encontra-se no Parque do Ingá e está entre as 14 locomotivas remanescentes no estado do Paraná. Recentemente restaurada, observá-la é como viajar no tempo. Não deixe de apreciá-la ao chegar no local!
Inaugurado em 1971, o Parque do Ingá conta com uma gruta de Nossa Senhora da Aparecida desde seus primeiros meses de existência. A atração abriga a nascente do Rio Moscados – que, à época, servia de abastecimento para o lago do parque. Hoje, o local reúne devotos de todos os lugares que passam por ali para deixar seus agradecimentos e orações.
Assim como o Parque do Japão, o Jardim Japonês do Parque do Ingá foi fundado com o propósito de reconhecer e celebrar a importância da contribuição japonesa na sociedade local. Inaugurado em 1978, teve como principal objetivo marcar a visita do príncipe Akihito e da princesa Michiko a Maringá em celebração aos 70 anos da imigração japonesa. Vale conferir e vivenciar um pouco de história.
Atualmente fechado para reforma, o Museu Biológico do Parque do Ingá conta com um amplo acervo de vegetais, insetos, exemplares de fauna e flora e muito mais. Foi criado com o intuito de aproximar os visitantes do universo da biologia por meio de peças educativas e que contam histórias.
Com uma profundidade que pode chegar a 6 metros, o lago do parque, sem dúvida, é uma das maiores atrações. Nele, é possível andar de pedalinhos, caravelas e até caiaques. Uma ótima ideia de passeio com as crianças. Ao redor do lago, aproveite para observar as árvores e, vez ou outra, alguns animais que repousam nas margens.
Para deixar o passeio mais completo, o parque conta com uma lanchonete própria, próxima ao lago. Lá é possível encontrar lanches, salgados, sucos e demais aperitivos para tornar a visita uma experiência completa. Uma dica é degustar uma água de coco enquanto observa os pedalinhos no lago ou alguns pavões que sempre estão por ali.
Por fim, mas nem de longe menos interessante, há a pista de caminhada ao redor do Parque do Ingá. Toda trabalhada em material emborrachado, é ideal para a prática de exercícios físicos – uma ótima dica para antes ou depois do passeio. Ah, vale lembrar que também é possível se exercitar nas trilhas dentro do próprio parque!
Como já foi mencionado, o Parque do Ingá tem uma localização privilegiada, bem no centro da cidade. Sendo assim, o que não falta são opções de lazer e entretenimento ao redor. Confira algumas das principais:
Talvez um dos melhores dias para visitar o parque seja o domingo. Isso porque, além de todas as atrações que o passeio oferece normalmente, é possível aproveitar o seu entorno sem se preocupar com carros. Nesse dia, a via é fechada e exclusiva para pedestres. É comum ver pessoas andando de skate, bicicleta e passeando com seus animais de estimação do lado de fora do parque.
Publicidade
Falando em bicicleta, é possível alugar algumas para curtir as redondezas. Aproveite que alguns modelos possibilitam pedalar em dois e até em três pessoas em uma única bike! Consulte valores e dinâmicas do aluguel no local.
Para completar um domingo perfeito, é claro que não podia faltar uma feira de artesanato. Diversos artistas locais se reúnem para apresentar e vender seus trabalhos, desde telas a itens bordados à mão. Uma excelente chance de comprar lembrancinhas da cidade para amigos e familiares. É possível ainda encontrar diversas opções para comer, como lanches, churros e o famoso “pastedral”, o pastel com formato da Catedral.
Se você procura algo mais sossegado e, quem sabe, até aproveitar um cineminha, fique tranquilo(a)! Bem ao lado do parque, a menos de 500 metros, está o Shopping Maringá Park, também na Av. São Paulo. Além de diversas lojas e uma variada praça de alimentação, possui um cinema sempre com os melhores títulos em cartaz.
E aí, pronto(a) para visitar o Parque do Ingá e tudo que ele tem a oferecer? Aproveite para aprender mais sobre a cidade! Veja também este guia com as principais atrações do Mercadão de Maringá.