16 melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo

Por
Atualizado em 19.06.23

Os parques em SP são espaços maravilhosos para frequentar sozinho ou com a família, principalmente aos fins de semana. Por isso, confira uma seleção com os melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo. Prepare-se para curtir bastante o seu passeio.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Zona Sul

A zona sul de São Paulo é repleta de ótimos parques para andar de bicicleta. Você pode aproveitar, inclusive, para fazer um piquenique e recarregar as energias. Conheça os melhores lugares:

1. Parque Ibirapuera

Este certamente é o parque mais conhecido da cidade de São Paulo. O Parque Ibirapuera é uma enorme área verde perfeita para andar de bicicleta e para passar o dia em família. Sua ciclovia possui mais de 2 mil metros. Além disso, há três lagos artificiais, quadras, pistas de corrida e áreas abertas para shows.

2. Parque das Bicicletas

O Parque das Bicicletas está localizado no bairro de Moema e possui área total de aproximadamente 45.000 m². O parque conta com uma ótima estrutura para curtir um passeio em família: ciclovia, pista de skate, área para patins, patinete, área para lazer e quiosques. Vale a pena conferir!

3. Parque do Povo ou Mário Pimenta Camargo

Localizado no Itaim Bibi, o Parque do Povo foi inaugurado em 2008 e já se tornou um cartão postal da cidade de São Paulo. O parque possui uma grande área verde, ciclovia, quadras poliesportivas, playground e pista para caminhadas. O espaço é perfeito para curtir um dia de folga e para pedalar, seja sozinho ou acompanhado por amigos.

4. Parque Linear Nove de Julho

O Parque Linear está localizado na orla da Represa do Guarapiranga e conta com uma grande área verde. Além disso, possui uma infraestrutura perfeita para pedalar e para curtir o dia em família, com playground, trilhas, aparelhos de ginástica, pontos de pesca, campos de futebol e muito mais. No parque, não há restrições para levar animais domésticos e o seu horário de funcionamento é das 6h às 18h.

Zona Leste

Para quem está na Zona Leste, também há ótimas opções de parques para andar de bicicleta e curtir a natureza. A seguir, confira os principais parques dessa região:

5. Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê, localizado na várzea do Rio Tietê, é uma área de preservação ambiental. Sua ciclovia é superconvidativa e seu funcionamento é das 6h às 17h. Você também pode aproveitar as outras opções de lazer do local, como as trilhas para caminhada, campos de futebol, playground, pedalinho e muito mais.

Publicidade

6. Parque Jacuí

O parque está localizado na Vila Jacuí e possui uma área total de 170.000 m². Com uma infraestrutura bem completa, essa é uma ótima opção para um passeio em família. No Parque Jacuí, você pode usufruir de quadras poliesportivas, campos de futebol, pista de bike, pista de skate, quiosques, salão de festas e diversas outras opções de lazer.

7. Parque do Carmo

O Parque do Carmo é o lugar ideal para fazer um passeio de bike e curtir um dia de folga. A ciclovia do parque possui 9 km de extensão e também é permitido circular de bicicleta pelas demais áreas do local. Na maioria das vezes, a ciclovia fica vazia, o que é ótimo para quem quer passear com tranquilidade.

8. Parque Linear Tiquatira

Localizado no bairro da Penha, este foi o primeiro parque linear de São Paulo. Contruído às margens do Rio Tiquatira, suas principais atrações são as quadras poliesportivas, pistas de cooper, caminhada, ciclismo e skate. Também é permitido circular com animais de estimação no local, que fica aberto 24 horas.

Zona Norte

A Zona Norte também conta com belos espaços arborizados. É só pegar a bike e curtir um dia de muita natureza, fotos incríveis, bem como um passeio memorável. Conheça os principais parques da região:

9. Parque Pinheirinho D’água

O Parque Pinheirinho d’água está localizado no bairro do Jaraguá e possui área total de 251.000 m². O local não possui ciclovia, mas as bikes estão liberadas nas áreas de circulação. Seu horário de funcionamento é das 6h às 18h.

10. Parque Vila Guilherme

Também conhecido como Parque Trote, o Parque Vila Guilherme é um lugar tranquilo, ideal para dar um passeio de bike sozinho. Se você não quiser levar a sua bicicleta, pode alugar as que estão disponíveis no local. Além disso, você pode aproveitar para fazer uma caminhada, conhecer a Trilha das Aves ou simplesmente relaxar em meio a natureza.

11. Parque da Juventude

O Parque da Juventude foi inaugurado no ano de 2003. Ele conta com uma ampla área verde e uma ótima infraestrutura para a prática de esportes. Aberto das 6h às 19h, essa é uma boa opção para quem gosta de pedalar. Inclusive, há um bicicletário, na entrada do parque, para aquelas pessoas que preferem alugar uma bike.

12. Parque Estadual Alberto Löfgren – Horto Florestal

Localizado a cerca de 15 km do centro de São Paulo, este é um ótimo parque para andar de bicicleta, bastante conhecido e frequentado pelos moradores locais. O ambiente também é ideal para fazer uma caminhada e apreciar a flora e a fauna local. É um bom lugar para passear com a família e deixar a criançada brincar a tarde toda.

Zona Oeste

Se você está na Zona Oeste de São Paulo e quer curtir um passeio de bike, já pode ir organizando os equipamentos, porque as opções são incríveis. Confira alguns dos principais parques para passear e sair um pouco da rotina:

Publicidade

13. Parque Vila Lobos

Localizado às margens do Rio Pinheiros, o Parque Vila Lobos é uma importante atração de São Paulo. Além disso, é um ponto de encontro para os ciclistas. Sua ciclovia possui 3,5 km e costuma ficar um pouco lotada nos fins de semana. O horário de funcionamento é das 05h30 às 19h.

14. Parque Anhanguera

Esse é o maior parque da cidade de São Paulo, com uma área total de 9.500.000 m², dos quais 400.000 m² estão destinados para visitação. A ciclovia do Parque Anhanguera possui 2.500 m de extensão e o local conta diversas outras opções de lazer em uma área verde com muita mata nativa. Seu horário de funcionamento é das 6h às 18h.

15. Parque Raposo Tavares

O Parque Raposo Tavares é considerado o primeiro parque da América do Sul construído em cima de um aterro sanitário. Com uma área total de 195.000 m², você pode circular de bike pelas áreas comuns e curtir as atrações e a natureza local. O ambiente é considerado tranquilo e o seu funcionamento é das 6 às 18h.

16. Parque Jardim das Perdizes

Cercado por muita área verde, o Parque Jardim das Perdizes é um ótimo lugar para passear e levar as crianças. O local possui uma infraestrutura ampla, com pista de cooper, ciclovia, equipamentos de ginástica, playground, bicicletários e fica aberto diariamente das 6h às 22h. Você pode aproveitar aquele dia de descanso para alugar uma bike e curtir bastante o seu passeio.

Qual desses parques você mais curtiu? Se você mora em São Paulo, provavelmente, já visitou alguns ou pelo menos já ouviu falar deles. Entretanto, se você está na cidade apenas de passagem, aproveite também para conhecer 50 programas divertidos na capital paulista e curtir ainda mais cada momento na terra da garoa!