Por Bárbara Costa
Atualizado em 07.10.22
Pertencente ao Caminho Velho da Estrada Real, Passa Quatro é um charmoso e aconchegante destino mineiro. Além das ruas calmas e cheias de histórias típicas das cidades do interior, o turismo rural é bem forte por lá — graças à Serra da Mantiqueira (que envolve a região).
Publicidade
Portanto, o visitante tem a chance não só de respirar o ar puro do local, mas também de tomar banhos revigorantes nas cachoeiras, fazer trilhas ou até percorrer a travessia da Serra Fina. Saiba mais sobre os atrativos e as opções de hospedagem em Passa Quatro!
Índice do conteúdo:
Passa Quatro fica no Sul de Minas Gerais e pertence à microrregião de São Lourenço. A cidade é vizinha de municípios como Itamonte (MG), Resende (RJ) e Cruzeiro (SP), sendo que sua distância em relação à capital mineira é de 420 km. Já até Aiuruoca, são cerca de 100 km.
Natureza, cultura e História: a pequena cidade de Passa Quatro reúne atrativos diversos para os visitantes. Veja quais pontos valem uma visita na região!
Os cerca de 340 hectares de mata nativa incluem lagos, cachoeiras, biblioteca e áreas para piquenique, sendo ideal para aqueles que curtem um contato mais próximo com a natureza. A área está inserida no Domínio da Mata Atlântica e no Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira.
Trata-se de um passeio perfeito para tomar um delicioso banho na Cachoeira de Iporã, ler um livro ou apenas descansar em meio aos jardins e à área verde. Que tal?
Você curte programas que aliam cultura e História? Então, não deixe de conhecer o Museu Brasil Nota 10! O espaço reúne maquetes que reproduzem cenários históricos brasileiros, incluindo os períodos de Colônia, Império e República. As próprias crianças e adolescentes que fazem o trabalho são responsáveis por guiar os visitantes pelo local.
Publicidade
Operado pela Regional Sul de Minas da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o trem parte da estação central em Passa Quatro rumo a Coronel Fulgêncio, no alto da Serra da Mantiqueira. O destino final fica na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, próximo ao Grande Túnel.
O passeio tem um total de 20 km, sendo possível comprar o bilhete de ida e volta por R$ 71,50. São duas horas de belíssimas vistas sul-mineiras, com paradas em uma feira de artesanato e uma exposição fotográfica!
Trata-se de um marco histórico cravado na Mantiqueira, próximo à linha do trem que liga Passa Quatro a Coronel Fulgêncio. A estrutura tem uma extensão de 997 m e guarda marcas da Revolução de 1932, quando paulistas contrários ao governo de Getúlio Vargas entraram em embate com os mineiros (favoráveis ao então presidente).
Para visitar o local de carro, é preciso deixá-lo estacionado no Mirante da Santa e descer uma pequena trilha até o início do túnel. Não se esqueça do agasalho, pois a temperatura costuma ficar baixa por lá!
A Cachoeira da Gomeira é perfeita para quem quer se deslumbrar com uma estonteante queda d’água de 45 m sem ter que percorrer trilhas muito longas ou difíceis. São apenas 30 minutos de caminhada de nível fácil até chegar a essa maravilhosa vista.
Para acessá-la, é preciso percorrer a rodovia MG-158 até o bairro do Pinheirinho, entrar à esquerda antes da Estalagem Usina Velha e seguir a sinalização. Prepare-se para aquele banho revigorante!
Ao contrário da Cachoeira da Gomeira, esse é um passeio para quem está disposto (e preparado!) para trilhas longas e de alto nível de dificuldade. Nos anos 1990, a Travessia da Serra Fina ficou conhecida como uma das mais difíceis do país, pois poucas pessoas passavam por lá e a vegetação era mais densa.
Entre as cidades de Passa Quatro e Itamonte, a trilha tem 36 km de extensão e percorre alguns dos picos mais altos do Brasil, como a Pedra da Mina, o Pico dos Três Estados e o Pico do Capim Amarelo. Enfim, trata-se de um programa para quem já tem prática com o montanhismo e está preparado fisicamente, combinado?
E então, você prefere os passeios ligados à natureza ou históricos? Basta escolher!
Publicidade
Depois de passeios, caminhadas e trilhas, é fundamental ter um cantinho para relaxar e se preparar para o dia seguinte, não acha? Confira onde se hospedar em Passa Quatro!
Essa mistura de pousada com hostel fica a 3 km do centro e tem toda uma estrutura para receber os adeptos da bike — mas qualquer visitante encontrará no estabelecimento o conforto necessário para seus dias de passeio. A vista para o Pico da Gomeira é simplesmente deslumbrante!
O hóspede conta também com piscina, sauna, ampla área verde, espaço gourmet e serviços para a bicicleta (garagem e lavador). Se você quer simplicidade, conforto e um clima aconchegante, o Caminho dos Ventos é a escolha ideal.
Quem deseja dias de descanso em contato com a natureza e uma bela visão da serra encontra na Pousada Recanto da Mantiqueira um refúgio especial. O local oferece piscina, quadra de vôlei e peteca, trilhas, bicicletas, restaurante, adega e um mirante com vista panorâmica da região.
O atendimento personalizado da equipe é mais um diferencial do estabelecimento. O charme e a exclusividade da pousada certamente conquistarão você!
A tranquilidade, o canto dos pássaros e o ar puro proporcionado pela Mata Atlântica ao redor formam a combinação perfeita da Maria Manhã. Os dez chalés disponibilizados aos hóspedes seguem o estilo rústico e oferecem salas de estar com lareira, além de quartos bastante espaçosos.
A cozinha serve iguarias produzidas na própria horta, frutas cultivadas no espaço, bolos caseiros e pratos preparados no fogão de lenha. Para fechar, a vista da piscina com a serra ao fundo é de encher os olhos!
Em funcionamento desde 1996 e pertencente a uma família italiana, o Hotel Pousada São Rafael está localizado na rua principal de Passa Quatro e, portanto, é uma opção de hospedagem mais “urbana”. A decoração rústica e aconchegante promete fazer com que você se sinta em casa.
Embora o estabelecimento fique dentro da cidade, os hóspedes podem desfrutar de comodidades que tornarão a estadia ainda mais relaxante, como piscina e sauna. Não deixe de conhecer!
Os hóspedes mais exigentes, que buscam por luxo e requinte, encontram no Mira Serra Parque Hotel a acomodação perfeita. Sua extensa e sofisticada estrutura não deixa de lado a hospitalidade mineira, sendo que cada detalhe é cuidadosamente pensado para proporcionar a você uma estadia única.
Como opções de lazer, há boliche, tirolesa, escalada, brinquedoteca, quadras esportivas, salão de jogos para adultos, sala de cinema e academia. As piscinas, os bares e o restaurante também estarão à disposição de toda a família!
Viu só como a hospedagem não será um problema para você em Passa Quatro?
Que tal ver algumas dicas de quem já foi a essa charmosa cidade do Sul de Minas? Assista aos vídeos selecionados!
Sabrina mostra um pouquinho do centro de Passa Quatro, da estação e do Museu Brasil Nota 10. Vale a pena ouvir suas experiências!
O vídeo traz apenas um trecho do programa Viajando com Toledo, mas já é possível se encantar com as imagens panorâmicas da cidade e das águas verdes das cachoeiras. Sua vontade de conhecer Passa Quatro vai aumentar!
Que tal embarcar no passeio de trem com a Ana? Ela mostra desde a chegada da locomotiva à estação até as paradas e, por fim, as comprinhas feitas no percurso.
E então, ficou ainda mais curioso para conhecer Passa Quatro pessoalmente?
Para fechar, que tal algumas imagens à altura do charme dessa cidadezinha do Sul de Minas? É impossível resistir!
Passa Quatro (e toda a natureza ao seu redor) é simplesmente encantadora. Agora você já sabe o que visitar e onde se hospedar por lá, certo? Não espere mais: comece a planejar agora mesmo sua viagem pelo Sul de Minas!