8 passeios na Chapada dos Veadeiros que você precisa incluir no roteiro

Por
Atualizado em 23.02.24

Com uma área total de 15.267 km², a Chapada dos Veadeiros é uma região do cerrado situada no nordeste de Goiás, que também é famosa pelo nome “Berço das Águas”, por contar com grandes quantidades de nascentes com águas cristalinas. O local também é bastante popular devido às cachoeiras paradisíacas, trilhas com paisagens únicas, piscinas naturais com águas termais, cânions, entre outros diferentes atrativos que remetem à natureza.

Publicidade

Além de abrigar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que foi considerado patrimônio natural mundial pela UNESCO, a Chapada abriga também oito cidades para todos os gostos. São elas: Campos Belos, Teresina, Cavalcante, Alto Paraíso, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, Colinas do Sul e São João D’Aliança, todas com um leque bem amplo de opções de programas para ver e fazer, desde os mais tranquilos ideais para relaxar, até os mais radicais.

Confira abaixo os passeios que você precisa fazer na Chapada dos Veadeiros e não deixe de visitar as belezas naturais desse incrível paraíso!

1. Conhecer o Parque da Chapada dos Veadeiros

Sem dúvidas o maior, melhor e mais famoso passeio na Chapada dos Veadeiros é no Parque Nacional, que foi criado em 1961 e conta com atrações como quedas d’água, cânions, cachoeiras, piscinas naturais, flora característica do cerrado e animais ameaçados de extinção, como o tucano de bico amarelo, veado campeiro, cervo do Pantanal, lobo guará e onças pintadas.

Além disso, é uma área de 65.515 hectares super colorida e repleta de flores e árvores como buritis, ipês, orquídeas e aroeiras, que abrigam também outros animais como tatus, tamanduás e algumas espécies de aves, como tucanos e araras.

Se você não estiver em um grupo muito grande de pessoas, a dica aqui é ficar na porta do parque e aguardar fechar um grupo de até oito pessoas, para dividir o guia e o passeio ficar mais divertido (são dois dias de passeio e só é permitido entrar no parque com um guia).

Entre as atrações mais populares, estão os cânions do Rio Preto e da Carioca, as quatro trilhas que ficam abertas para visitação e os saltos que chegam a 120 metros de altura.

2. Apreciar o pôr do sol no Jardim de Maytrea

O Jardim de Maytrea é um dos principais cartões postais da Chapada e proporciona uma das mais espetaculares vistas panorâmicas, onde você poderá relaxar a apreciar um inesquecível pôr do sol. Na paisagem, são diferentes campos de flores, veredas de buritis e montanhas, como o Morro da Baleia. Além disso, o local é também considerado sagrado pelos místicos.

3. Caminhar por trilhas de dificuldades variadas

São diversas trilhas com dificuldades super variadas, desde as mais fáceis (que você pode até mesmo levar as crianças), até as mais intensas, difíceis e demoradas (estas podem durar cerca de três dias para chegar ao final do percurso).

Publicidade

A Trilha dos Cânions, por exemplo, conta com 12 km de ida e volta e durante o seu percurso você pode conhecer a Cachoeira da Carioca e os Cânions I e II. A Trilha da Seriema é considerada uma das mais fáceis, ideal para idosos e crianças, pois conta com apenas 800 metros de ida e volta.

A Trilha da Janela (8 km) está situada fora do Parque Nacional e proporciona uma vista apaixonante do Mirante da Janela, considerado cartão postal da Chapada dos Veadeiros. Já a Travessia das Sete Quedas é para quem tem mais experiência no assunto, pois conta com 23,5 km e o ideal é que ela seja feita em dois ou três dias.

4. Se refrescar nas mais belas cachoeiras

Se você é amante de cachoeiras, com certeza vai se sentir em um verdadeiro paraíso, já que na Chapada você poderá conhecer dezenas delas, espalhadas tanto dentro quanto fora do Parque Nacional. São quedas de diferentes alturas contornadas por cânions – que proporcionam lindas paisagens – e que te incentivam a se aventurar em trilhas ou esportes radicais.

Entre elas, estão a Cachoeira Dos Cristais, Saltos do Rio Preto (que forma a maior piscina natural da região), Almécegas, Macaquinhos, Cataratas dos Couros, Santa Bárbara, Água Fria, Carioca, São Bento, Morada do Sol, Poço Encantado.

5. Fazer trekking no Sertão Zen

Esse é um passeio indicado para pessoas que tenham mais experiência em trekking e trilhas mais pesadas, pois a trilha é longa e conta com nada menos do que 19 km, durando cerca de nove horas para ser feita em meio ao cerrado.

O caminho, que vai até a famosa nascente do Rio do Macaco, irá te proporcionar vistas panorâmicas simplesmente encantadoras e de tirar o fôlego. É um esforço que com certeza vai valer muito a pena!

6. Se aventurar com diversos esportes radicais

E não é só de trilhas que vivem os aventureiros que visitam a Chapada dos Veadeiros. Por lá, é possível se aventurar nos mais variados esportes radicais que oferecem uma pitadinha extra de emoção.

Entre os principais, estão o rafting (normalmente feito no Rio Tocantizinho), rapel ou cachoeirismo (que você pode descer com o auxílio de cordas por cânions, cavernas ou cachoeiras), tirolesa (a “Vôo do Gavião” está entre as mais famosas e conta com 1265 metros de altitude), balonismo (incríveis passeios de balão que chegam a até 1500 metros acima do solo) e canionismo (onde você irá percorrer um rio driblando obstáculos como cachoeiras e cânions).

7. Observar as belezas do Vale da Lua

O Vale da Lua está localizado em Alto Paraíso e é um conjunto de formações rochosas (que se parecem com crateras lunares) em meio às corredeiras de águas transparentes do Rio São Miguel. É um dos pontos mais procurados por turistas, já que além de ser simplesmente maravilhoso, conta também com piscinas naturais e grutas. Você pode acessar o local por uma trilha super fácil e simples, que conta com cerca de 1 km e leva apenas 15 minutinhos para chegar ao paraíso.

Publicidade

8. Nadar e relaxar nas águas termais

Se o objetivo é relaxar em meio à paisagens deslumbrantes e águas cristalinas, as famosas águas termais são o destino certo, já que suas piscinas são aquecidas e podem chegar a até 33 graus (por esse motivo o melhor horário para ir é à noite). A Pousada Éden Águas Termais e a Águas Termais do Morro Vermelho são as únicas opções.

Além de contar com riquezas naturais e belezas apaixonantes, a Chapada dos Veadeiros é também considerada o maior destino místico do Brasil, já que a região está situada em cima de uma placa de cristal de quartzo que, segundo algumas teorias, a deixa brilhante se vista do espaço e ainda atrai uma energia cósmica. Está esperando o que para arrumar as malas?