Por Débora Silva
Atualizado em 12.01.24
Florianópolis, “a Ilha da Magia”, capital do estado de Santa Catarina, é, sem dúvidas, um dos destinos mais almejados por quem quer curtir uma bela praia e se divertir nas inúmeras baladas. Além das belíssimas praias, Floripa também proporciona aos viajantes outros passeios muito interessantes, que mesclam história e boa gastronomia.
Publicidade
Se você está pensando em conhecer Florianópolis nas próximas férias, veja 10 passeios muito interessantes para fazer na famosa ilha de Santa Catarina.
A Lagoa da Conceição é o lugar estratégico de Floripa, pois está situada no centro geográfico da ilha. Concentra uma enorme quantidade de bares, baladas, hostels, restaurantes, núcleos de artesanato…
Além de ser o point noturno de Florianópolis, a Lagoa também é recomendada para a prática de esportes como Windsurf e stand-up paddle. Tire umas horinhas para brincar nas águas da Lagoa, pois é realmente muito divertido e agradável! Se você não quiser praticar nenhum esporte, vale a pena passar algumas horinhas sentado na grama, apreciando a belíssima vista e tomando uma refrescante água de coco.
Que Florianópolis tem praia, todo mundo sabe, mas, você sabia que a Ilha da Magia também tem cachoeira? Tem, sim, e o acesso não é difícil.
A Costa da Lagoa é uma comunidade às margens da Lagoa da Conceição e, para chegar lá, você faz um passeio de barco (ou, se preferir, vai por uma trilha, mas eu optei pelo barco que sai da Lagoa da Conceição). Além da cachoeira, o local possui vários restaurantes que servem refeições a base de frutos do mar e lojinhas de artesanato.
Aqui a grande atração são as lindas dunas, onde é praticado o sandboard (também popularmente conhecido como “skibunda”). Descer aqueles enormes montes de areia, com uma belíssima vista do mar, é diversão garantida!
A Joaquina também é famosa por ser uma praia esportiva, devido às suas fortes ondas. A “Joaca”, como é chamada carinhosamente, já sediou o campeonato mundial de surfe por várias vezes.
Praia linda, com a cor da água de um azul maravilhoso! No entanto, é preciso ter muito cuidado com a agitação do mar, que pode deixá-la muito perigosa para quem não sabe nadar. Como o próprio nome já indica, as suas areias são moles, o que deixa a caminhada mais cansativa.
Publicidade
A praia Mole também atrai muitos jovens, por ser o point para as melhores festas.
Linda, preservada e escondida. Embora esteja localizada entre duas das praias mais movimentadas de Floripa, a Galheta não atrai tantos turistas e o seu acesso se dá apenas por duas trilhas.
A nudez é permitida desde 1997, no entanto, não é obrigatória por ali e é muito mais comum vermos pessoas com trajes de banho. Além de linda, as águas desta praia são mais calmas do que as das praias mais cheias.
Esta parte de Floripa também é cheia de história e nos brinda com a boa gastronomia e a arquitetura açoriana tradicional.
Infelizmente, eu não tive a sorte de apreciar o belíssimo pôr do sol da região, pois estava chovendo, mas, se você quer uma dica amiga, lá vai: esteja em Santo Antônio de Lisboa para assistir ao pôr do sol!
Inicialmente, o bairro era ocupado por índios Guaranis e, a partir do início do século XVIII, passou a receber imigrantes açorianos.
Vale a pena ir a Floripa e reservar um ou mais dias para não ir à praia? Sim, vale muito! Além de Santo Antônio de Lisboa, outros lugares também merecem a sua visita, incluindo a Avenida Beira-Mar.
É desta avenida que você terá uma excelente vista do cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz. Como o próprio nome já indica, a avenida corre junto ao mar e, além da vista belíssima, é uma delícia andar por ali e sentar em um quiosque para tomar uma cerveja e jogar conversa fora com um amigo. Você também pode alugar uma bicicleta e se divertir ainda mais!
A Ilha do Campeche está localizada na costa leste da ilha de Santa Catarina, em frente à Praia do Campeche e, sim, trata-se de um passeio realmente imperdível! Reserve um dia inteiro para conhecer esta maravilhosa ilha, que é a única do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.
Publicidade
Além das águas transparentes e areia fina, a ilha é formada por costões e morros recobertos de Mata Atlântica, possui mais de 100 petróglifos distribuídos em 10 sítios arqueológicos e um rico ecossistema.
Para chegar até a Ilha do Campeche, você pode pegar o barco na Praia da Armação (mais barato), Praia do Campeche ou Barra da Lagoa.
Também conhecida como “a Praça da Figueira”, a Praça XV de Novembro apresenta em seu centro uma figueira centenária e bem cuidada, que é uma das atrações turísticas de Floripa.
Ao redor da praça, podemos encontrar feirinhas de artesanatos e construções históricas muito bonitas. Depois de curtir a praia, tire um tempinho para dar uma volta na região e sentar-se em um banquinho para observar o movimento.
Visitar o mercado municipal de uma cidade é sempre um passeio interessante a se fazer, pois mescla a história daquele local e as suas delícias gastronômicas.
O Mercado Público de Florianópolis é ideal para os viajantes aproveitarem a culinária local (com destaque para os frutos do mar), comprar lembrancinhas e curtir uma boa música ao vivo.