Por Pablo Mingoti
Em 21.04.22
Uma pedra, muito parecida com uma tartaruga, é um dos cartões postais mais visitados do Rio de Janeiro. Quem visita a Pedra da Tartaruga consegue desfrutar de uma visão incrível da Praia do Perigoso. Então, embarque nessa aventura e registre momentos únicos!
Publicidade
Em uma área de preservação ambiental, no Parque Estadual da Pedra Branca e no Parque Natural Municipal de Grumari, fica a Pedra da Tartaruga, um dos locais mais procurados para contemplação no Rio de Janeiro. Os parques citados estão localizados na Zona Oeste, na Barra de Guaratiba e próximo ao bairro litorâneo Grumari. Além disso, esse destino faz parte da Transcarioca e da região conhecida como Trilha das Praias Selvagens. Ainda, está a aproximadamente 60 km do centro do Rio de Janeiro.
Para chegar à Pedra da Tartaruga, é só procurar a Praia Barra de Guaratiba e ir até o final da rua, no canto direito. Logo, você será surpreendido por uma ladeira bem íngreme, que passa apenas um veículo por vez. Não se assuste, é esse mesmo o caminho. Então, suba a ladeira até o início da Trilha da Pedra da Tartaruga, também conhecida como Trilha da Praia do Perigoso. Além do carro, você pode usar o transporte público, que passa pela estação BRT Ilha de Guaratiba.
A primeira dica é: planeje a data do seu passeio, pois o local costuma ficar cheio na alta temporada. Além disso, nessa época, o calor pode atrapalhar sua experiência. Os meses entre junho e agosto são os melhores para visitar a Cidade Maravilhosa. A seguir, confira mais dicas e informações:
Afinal, a trilha até a Pedra da Tartaruga é perigosa? Não, pois a trilha é bem demarcada, apenas com algumas subidas íngremes. Entretanto, sempre é bom tomar cuidado para não escorregar nas formações rochosas. Agora, confira registros deslumbrantes desse paraíso.
Para a sua aventura na Pedra da Tartaruga, prepare uma mochila com repelente, comida, água, protetor solar, roupas confortáveis e, claro, o celular para garantir muitas fotos. A seguir, confira algumas imagens incríveis desse lugar:
Cuidado com as bifurcações no caminho e, quando estiver quase chegando, você deve pegar à direita em direção à Pedra da Tartaruga e à Praia do Perigoso. Se você for para a esquerda, estará indo para a praia do Meio.
Publicidade
No percurso, você encontrará algumas bifurcações, já que a trilha faz parte da Transcarioca, um percurso de 180 km, com início na Barra de Guaratiba e término aos pés do Pão de Açúcar. Por isso, é legal você conferir alguns vídeos para não se perder por lá e conhecer o trajeto.
O Canal Se Liga no Roteiro atravessou as praias selvagens do Rio de Janeiro para chegar até a Pedra da Tartaruga. Há muitos passeios para quem ama ecoturismo. Veja o trajeto e dicas incríveis.
Da Praia do Perigoso, é possível ver a Pedra da Tartaruga. O canal Casados na Estrada documentou um passeio repleto de dicas, paisagens e muita descontração. Aperte o play e confira!
Gosta de adrenalina? É possível fazer rapel na Pedra da Tartaruga. Para saber como é viver essa aventura, confira o vídeo do Canal Desbrava Rio e aproveite para anotar todas as dicas
Tanto faz, o caminho é o mesmo, a única diferença é que vai chegar em um momento que você pode escolher se quer subir na pedra ou ir direto para a praia. Nesse vídeo, você confere o trajeto até a Praia do Perigoso.
Publicidade
Gostou de conhecer essa famosa pedra? Quando estiver na região, você também precisa colocar a Pedra do Telégrafo no seu roteiro.