Por Pablo Mingoti
Atualizado em 07.10.22
Considerado o 5° pico mais alto do Brasil, com 2791 metros de altitude, o Agulhas Negras é o destino certo para quem ama caminhadas e trekking. A origem do nome vem das canaletas formadas a partir de atividades vulcânicas que, de longe, lembram agulhas. Então, confira e anote as dicas para aproveitar o máximo esse lugar de ecoturismo brasileiro.
Publicidade
Na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, fica uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil. O Pico das Agulhas Negras está no Parque Nacional de Itatiaia bem na divisa dos municípios de Itatiaia e Resende no Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte em Minas Gerais.
A melhor maneira para chegar ao destino é de carro. Excursões de ônibus ou vans também facilitam o acesso. Para quem sai do centro de São Paulo, a viagem dura mais de 3h; e partindo do Rio de Janeiro, dura aproximadamente 2h30.
Em ambos os casos, é preciso acessar a Rodovia Presidente Dutra e seguir até Resende, mais especificamente até a região Engenheiro dos Passos. Depois, basta seguir pela estrada Rio-Caxambú até a sede do Parque Nacional de Itatiaia. Há duas entradas, a parte baixa em Itatiaia e em Itamonte, e a parte alta do parque.
Então, é só estacionar o veículo e fazer uma longa caminhada até a base do Agulhas Negras e, depois, uma escalada até o pico. Em alguns momentos, você vai passar por estradas de terras com pedras, especialmente o trajeto até a guarita do parque, conhecida como Posto Marcão.
Há um limite de 80 pessoas por dia para subir ao Pico das Agulhas Negras. Por isso, é preciso chegar bem cedo, antes da abertura da entrada, às 7h. Então, confira algumas dicas que te ajudarão a planejar sua aventura!
Além dessas dicas, não esqueça de levar: mochila com comida, água, chapéu, protetor solar, repelente, calçados adequados para escalada e um casaco, por causa do vento que é frequente por lá.
Publicidade
Lá do alto, dá para ter uma visão incrível de outras pedras da região, como o Maciço das Prateleiras, Morro do Couto, Pedra do Altar, Pedras da Tartaruga e Maçã, Vale do Paraíba e Planalto Mineiro. Confira alguns registros:
Gostou de ver algumas fotos desse paraíso? A seguir, saiba um pouco mais sobre o local e deixe o seu roteiro bem fechadinho.
É possível comprar o ingresso até às 14h, e o tempo de permanência no parque é até às 17h. Essa e outras dicas, você confere na seleção de vídeos abaixo:
O Traveleiros gravou um vídeo completo da escalada até o Pico das Agulhas Negras. Um instrutor deu dicas ao longo do caminho e apresentou o nome das formações rochosas do parque.
O vídeo reúne imagens da aventura, com dicas e informações importantes que facilitarão sua subida ao Pico das Agulhas Negras. Por isso, aperte o play e assita!
O Take the Trip gravou um vídeo mostrando o trajeto até a base do Pico das Agulhas Negras e o Maciço das Prateleiras. Uma dica final é não visitar o parque se houver previsão de tempestade, pois lembre-se que você está no alto e é um ponto que pode atrair raios.
Publicidade
Ufa! Depois de muito fôlego para subir o pico mais alto do estado do Rio de Janeiro, confira 8 atrações imperdíveis em Itatiaia, a cidade das trilhas.