Por Pablo Mingoti
Atualizado em 15.03.23
Um oásis com águas esverdeadas em Maranhão. O Poço Azul é uma das atrações da Chapada das Mesas, em um Complexo Turístico que reúne passeios em cachoeiras, tirolesas e até rapel. Confira um guia sobre esse destino de ecoturismo no Brasil.
Publicidade
No Complexo Eco Turístico Poço Azul, o visitante pode se divertir em cachoeiras, piscinas naturais e realizar atividades de ecoturismo. É nesse local que está o Poço Azul, localizado a 28 km do centro da cidade de Riachão, ao Sul do Maranhão. A atração faz parte do Parque Nacional Chapada das Mesas, a 130 km de Carolina, cidade com mais infraestrutura na região.
A melhor maneira para chegar ao Poço Azul é, primeiro, se deslocando até o município de Riachão. Por estar muito longe da capital, São Luís, em cerca de 786 km, muitas pessoas optam por voar até o aeroporto da cidade de Imperatriz (MA) ou de Araguaína (TO). Depois, é preciso pegar um carro, ônibus ou van. Uma vez em Riachão, basta seguir pela Rodovia MA-334 no sentido Feira Nova. Ao chegar na bifurcação, permaneça à direita, na Av. José Sarney.
Por fim, saiba que você vai percorrer uma distância considerável dos aeroportos citados anteriormente até o local. De Imperatriz até Riachão são cerca de 320 km, e são 215 km saindo de Araguaína.
O Complexo Turístico vai muito além do Poço Azul. Então, veja atividades que você pode vivenciar por lá!
A piscina natural Poço Azul é a principal atração do complexo turístico, já que as águas são esverdeadas devido à alta concentração de carbonato de cálcio. Para chegar até lá, é preciso fazer uma pequena trilha em passarelas suspensas de madeira. A caminhada é de 800 metros até o destino final. Chegando lá, mergulhe e tire muitas fotos desse oásis natural.
Aumente a adrenalina e desça em uma tirolesa em meio à mata com uma vista aérea incrível do Poço Azul e das cachoeiras Dona Luísa e Santa Bárbara. Atualmente, o preço está R$ 60 e são 300 metros de descida, um passeio rápido, mas vale a pena vivenciar.
Se você é mais aventureiro ainda, aproveite as cachoeiras do Complexo Turístico para fazer rapel. Por R$ 150, é possível experimentar essa atividade. A Cachoeira mais procurada é a Santa Bárbara.
Publicidade
No caminho para o Poço Azul, o visitante passará por algumas cachoeiras que criam paisagens e sensações únicas. Uma vez no complexo turístico, visite as cachoeiras dos Namorados, Santa Paula, Moreno, Santa Bárbara, Dona Luíza e Seu Zica. A mais procurada é a de Santa Bárbara, com 76 metros de altura e um poço na base.
No caminho para a cachoeira de Santa Bárbara, você vai passar pela Gruta de mesmo nome. O acesso é feito por uma ponte pênsil e é possível tirar lindas fotos das formações rochosas no interior.
Muita gente aproveita a ida ao Poço Azul para conhecer o Encanto Azul, a 6 km do destino principal. Trata-se de uma nascente que forma um lago também com cores azuis e esverdeadas. Você precisa fazer uma pequena trilha, com algumas subidas íngremes, e é necessário pagar à parte para entrar. Essa atração não está no Complexo Turístico Poço Azul.
Além disso, não deixe de conhecer outros passeios e trilhas com cachoeiras para fazer em Chapada das Mesas. Com certeza, seu roteiro ficará superverde e refrescante.
Apesar do complexo turístico ter uma ótima infraestrutura, com hospedagem própria, algumas pessoas optam por ficar na cidade de Carolina, porta de entrada para o Parque Chapada das Mesas e a 130 km de Poço Azul. Por isso, veja algumas opções:
Entre todas as hospedagens, o hotel dentro do complexo Poço Azul é o mais procurado. Dependendo das atividades que você incluir no seu roteiro, vale a pena se hospedar em Carolina ou em Riachão.
Antes de ir é bom saber algumas informações e dicas que vão te ajudar no planejamento da viagem. Então, anote tudo e evite contratempos!
Os valores podem sofrer alterações, por isso, é indicado acompanhar o site oficial e as redes oficiais do Complexo Turístico.
O Complexo Turístico Poço Azul conta com internet gratuita. Por isso, tire fotos incríveis por lá e já poste nas redes sociais. Mas não esqueça de contemplar esse paraíso!
Publicidade
Gostou de conhecer um pouquinho do Poço Azul por fotos? Antes de terminar o guia, veja também os vídeos da região no próximo tópico.
Vídeos são uma ótima maneira para conhecer as belezas de um local. Por isso confira uma seleção com dicas, relatos e paisagens maravilhosas.
Em meio às cachoeiras, o Canal Rota Natureza fez uma parada para mergulhar nas águas azuis e cristalinas do Poço Azul, um passeio para toda a família. Veja informações e dicas nesse vídeo incrível.
O Canal Viajo Porque Preciso conseguiu a proeza de visitar o Poço Azul vazio e fez imagens únicas e espetaculares desse destino localizado na região conhecida como Chapada das Mesas, unidade de conservação que abrange as cidades de Carolina, Riachão e Estreito no Maranhão.
O Cia Trip mostrou todas as atividades do complexo turístico onde está localizado o Poço Azul e terminou o vídeo com um mergulho nas águas incríveis dessa atração. Assista e encante-se com o lugar.
O Rota Livre pelo Mundo também desbravou o Complexo Turístico Poço Azul, no Maranhão. No vídeo, há dicas e informações importantes para quem deseja aproveitar ao máximo todas as atividades. Aperte o play e veja, além do Poço Azul, as cachoeiras da região.
Gostou de conhecer mais sobre esse destino? Só não confunda com o Poço Azul da Chapada da Diamantina, uma atração bem singular na Bahia.