Ponta Negra: uma beleza natural situada em Manaus

Por
Atualizado em 14.07.22

Inicialmente habitada pelos índios Manaós, hoje o bairro de Ponta Negra é um dos locais mais nobres e turísticos da cidade de Manaus. Com uma infraestrutura admirável e de tirar o fôlego, Ponta Negra é considerada o lugar de encontro ideal para toda e qualquer pessoa, independentemente da idade. A seguir, conheça uma das regiões mais belas do Brasil.

Publicidade

Onde fica Ponta Negra em Manaus

O bairro está localizado no litoral da zona oeste do município de Manaus, com cerca de 5.007 habitantes – dado obtido do censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os bairros Tarumã, Lírio do Vale e Santo Agostinho são vizinhos de Ponta Negra. Seu principal ponto turístico é a praia, considerada uma das mais bonitas da região.

História da Ponta Negra em Manaus

No século XVII, havia uma habitação de povos originários indígenas na região em que, atualmente, está localizada Ponta Negra. Apesar de não haver uma data específica da sua fundação, o bairro sempre teve notoriedade por suas belezas naturais.

A atual paisagem do bairro é fruto do processo de urbanização ocorrido em meados dos anos 90. A modernização deu novos ares ao lugar, intervindo significativamente em seu espaço natural, especialmente na fascinante praia da Ponta Negra.

Ao visitar o lugar, é possível perceber os resultados da modernização. Há vários restaurantes com comidas típicas, anfiteatro, um extenso calçadão contornado por construções e muito mais. O “complexo” do bairro se estende por aproximadamente 3km da orla do Rio Negro.

Até a década de 50, a região era praticamente inacessível, exceto por barcos; isso porque Ponta Negra ficava totalmente isolada dos demais bairros. Foi apenas no final dos anos 50, sob a gestão de Gilberto Mestrinho, que abriram vias de acesso à região. Lentamente essas vias foram sendo aterradas e pavimentadas.

Com o passar do tempo, a praia de Ponta Negra se tornou um do principais cartões-postais de Manaus e conta com quadras de esporte, areias finas, água morna, pier, complexo residencial e áreas de lazer.

Publicidade

O que fazer em Ponta Negra para relaxar e curtir a região

Se você vai visitar Ponta Negra, precisa saber que a praia não é seu único atrativo. O bairro conta com maravilhas históricas. Por isso, confira abaixo atividades incríveis para realizar nessa linda região.

1. Curtir a Praia de Ponta Negra

O ponto de partida para conhecer Ponta Negra é, sem dúvidas, o seu cartão postal: a praia. Além de ser uma das principais e mais urbanizadas da região, a praia está situada às margens do rio Negro e conta com areias finas, água morna e muitas atratividades.

2. Aproveitar a quadra de esportes

Para quem gosta de esportes, a quadra de Ponta Negra é sensacional! Aproveite para reunir a galera e praticar esporte ao ar livre.

3. Visitar o anfiteatro

O anfiteatro de Ponta Negra é outro ponto turístico que não pode faltar no seu roteiro. Além da linda arquitetura, frequentemente, há apresentações artísticas nacionais e internacionais, bem como manifestação cultural local e regional.

4. Passear no Calçadão

O calçadão da praia de Ponta Negra é o principal ponto de encontro do bairro. Perfeito para um passeio noturno, pois conta com várias atrações gratuitas. Aproveite para viver uma experiência gastrônomica local nos restaurantes que ficam do outro lado do calçadão.

5. Conhecer o Rio Negro

Se você estiver na Praia de Ponta Negra, basta caminhar aproximadamente 25 minutos para chegar até o Rio Negro. O local é bem iluminado à noite, com uma paisagem perfeita, e bastante frequentado por turistas.

O bairro é de tirar o fôlego com suas imensas belezas naturais. Agora que você já conhece um pouco de Ponta Negra, confira as melhores opções de hospedagem para ficar nesse pedacinho de paraíso.

Onde se hospedar

O cartão postal de Manaus, além das belas paisagens naturais, conta com um grande número de hotéis e pousadas para hospedagem. A seguir, confira 3 opções com ótimo custo-benefício:

  • Solo Nunes – $: situado a 12 km do Tribunal de Justiça de Manaus, o Solo Nunes oferece acomodações com wi-fi, estacionamento privativo gratuito e café da manhã. Essa opção é perfeita para quem preza por conforto, qualidade e, ainda, quer economizar.
  • Flat Tropical – $$: também a 12 km do Tribunal de Justiça de Manaus e do Teatro Amazonas, o Flat Tropical oferece acomodações com wi-fi gratuito, ar-condicionado, restaurante e bar. O hótel é ideal para quem deseja mais conforto e privacidade. O hótel conta com uma linda vista para a praia.
  • Tropical Executive Hotel – $$$: essa acomodação fica a 2 minutos da praia. O hotel conta com restaurante, piscina ao ar livre, bar, jardim e wi-fi gratuito. Além disso, dispõe de recepção 24 horas, serviço de quarto, balcão de turismo e café da manhã estilo americano ou buffet. Por fim, ele está localizado a 14 km do Palácio da Justiça de Manaus e do Teatro Amazonas.

É só escolher a opção que mais combina com o seu roteiro, planos e orçamento. Após curtir a hospedagem, você conseguirá, sem dúvidas, aproveitar tudo de lindo que o bairro oferece.

Publicidade

10 fotos encantadoras de Ponta Negra em Manaus

Até aqui, certamente Ponta Negra já ganhou o seu coração. Entretanto, que tal descobrir um pouquinho mais sobre esse bairro encantador? A seguir, confira uma seleção de fotos apaixonantes do local.

1. Um bairro agradável e nobre de Manaus

2. Ideal para curtir as férias

3. E apreciar a natureza

4. Também não faltam atividades culturais

5. Deixe a água renovar as suas energias

6. Respire fundo e aproveite a linda vista

7. Ao entardecer, caminhe bem pertinho da imensidão do mar

8. Uma experiência de calmaria!

9. Em um bairro repleto de histórias

10. Abençoado pelo Rio Negro

Quando estiver hospedado em Ponta Negra, separe um dia, ou mais, para conhecer as belezas da cidade deManaus! Seu roteiro ficará ainda mais incrível!