Por Flávia Resende
Atualizado em 25.05.22
Se você está planejando conhecer a região dos Lagos do Rio de Janeiro, Pontal do Atalaia não pode faltar em seu roteiro. Praias de águas azuis e cristalinas com areia branquinha são a definição de dias de descanso que combinam lazer e tranquilidade.
Publicidade
Para começar a planejar sua viagem, conheça um pouco mais sobre essa região que é chamada de Caribe brasileiro.
O Pontal do Atalaia é um monte de terra em formato de morro que invade o mar, localizado em Arraial do Cabo, região dos Lagos do Rio de Janeiro, a 164 km da capital carioca.
De barco-táxi: o barco sai da Praia do Farol e atraca em uma parte específica das Prainhas do Pontal do Atalaia. Os turistas devem combinar a hora da volta com o responsável pela embarcação.
A vantagem é que você pode chegar às prainhas nadando ou de bote, caso esteja levando seus pertences. Outra vantagem em chegar ao Pontal de barco é poder conhecer a Gruta Azul, um dos melhores pontos de mergulho livre no país. A desvantagem é que a embarcação não para em outras praias. Para isso, os visitantes têm que contratar passeios.
De carro: as praias estão a 4 km do Centro. Ir de carro pode ser vantajoso porque, ao chegar à portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, ainda é preciso descer a famosa escadaria. A desvantagem é que o trânsito fica muito intenso nos fins de semana e, além disso, a estrada tem trechos de terra que ficam bem ruins em dias de chuva.
A região é conhecida por suas belas praias de águas cristalinas e areias brancas que formam paisagens de tirar o fôlego. No entanto, suas atrações não se resumem somente a praias. Confira o que mais o Pontal do Atalaia tem a oferecer:
Publicidade
A escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia é um dos cartões portais de Arraial do Cabo onde todos param para admirar a natureza e tirar fotos. São 150 metros, divididos em 225 degraus de madeira, em descida íngreme. Apesar de sua extensão, a vista deslumbrante da praia faz com que o trajeto não fique cansativo.
As Prainhas ficam localizadas no Morro do Pontal do Atalaia e receberam esse nome porque são compostas de duas praias. Quando a maré está baixa, as duas praias se unem em uma mesma faixa de areia. As Prainhas não contam com banheiros, restaurantes e quiosques. Em alguns dias da semana, é possível encontrar alguns vendedores oferecendo barracas, cadeiras, bebidas e lanches. A água das Prainhas tem temperatura agradável e é bem calma, formando uma piscina natural cristalina. A cor da água pode variar entre o azul e o verde dependendo da hora do dia, o que mostra porque a região é comparada com o Caribe.
Ao chegar à portaria do Condomínio Pontal do Atalaia, é preciso subir a ladeira para chegar ao mirante. Do topo do morro dá para ver a Praia Brava, à esquerda, e a Praia Grande, à direita, além de um vasto oceano azul. Quem já esteve por lá conta que é um ótimo ponto para assistir ao pôr do sol.
A praia fica localizada dentro do Parque Estadual da Costa do Sol, onde estão as Prainhas do Pontal do Atalaia e o Mirante. Para chegar até ela é preciso percorrer 2 km de subidas e descidas, a pé ou de carro, até o começo da trilha que leva à praia. A trilha tem partes de terra batida, escadaria na rocha e caminhada na pedra. No topo da trilha, no trecho de rocha, você vai encontrar um mirante com uma vista incrível. Depois, é só descer as escadas na rocha e caminhar na pedra para chegar à praia, que tem areia branquinha e águas bravas, sendo um ótimo local para a prática do surfe. A Praia Brava é uma das praias mais desertas de Arraial, portanto leve seu lanche, já que não há quiosques na orla. Lá também existe um lugarzinho que dá a impressão de ser uma caverna, como mostrado na foto, que dá pra tirar fotos bem legais.
Uma enseada de águas cristalinas escondida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa, a Praia do Forno pode ser acessada através da Praia dos Anjos, onde o turista escolhe se vai seguir de barco ou pela trilha. Quem escolhe percorrer a trilha é presenteado com um mirante que oferece uma vista panorâmica da praia e da cidade. A praia é muito bem preservada, limpa e tem uma boa infraestrutura com bares, quiosques, aluguel de caiaque e stand up paddles. Ela também tem uma parte mais calma, quase deserta, ideal para quem quer curtir a beleza do mar sem muita gente ao redor.
Como é característico das praias de Arraial, a Praia Grande também tem águas cristalinas em diversos tons de azul e areia branquinha, formando algumas dunas. Em sua orla há um calçadão e, no início da praia, os visitantes encontrarão restaurantes e quiosques. A Praia Grande tem um mar calmo, propício para curtir em família, mas a água pode assustar quem não é acostumado com sua temperatura, que pode chegar a 8ºC em algumas épocas do ano.
Tem que ter muita disposição para conhecer o Pontal do Atalaia a pé, mas a vista compensa todo o esforço, não é mesmo?
Há várias opções de hospedagem próximas ao Pontal, como hotéis, pousadas e hostels de preços variados. Antes de decidir onde se hospedar, analise as comodidades que cada um oferece e veja se é exatamente o que você procura.
A pousada combina conforto, bom preço e conveniência, além de um ambiente charmoso, com várias comodidades. Localizado próximo a alguns pontos turísticos famosos de Arraial, como o Mirante da Boa Vista, o Mirante do Pontal do Atalaia e restaurantes de comida italiana, a pousada possui quartos – alguns com sacada – que contam com TV, minibar, geladeira, cofre, ar-condicionado e telefone. Os hóspedes têm acesso a wi-fi, serviço de quarto, piscina, café da manhã, estacionamento, aluguel de bicicleta, restaurante, bar/lounge, e se não quiserem ir à praia, podem se divertir na piscina coberta ou na piscina externa.
Publicidade
A pousada fica localizada próximo à Orla Sangri-lá e ao Mirante do Pontal do Atalaia. A pousada conta com comodidades como wi-fi, recepção 24 horas, piscina, churrasqueiras, estacionamento, piscina, serviço de traslado, academia de ginástica, hidromassagem, café da manhã, piscina externa e spa. Seus quartos possuem ar-condicionado, área de estar, frigobar, geladeira e minibar.
A Casa Mar tem uma excelente localização em Arraial do Cabo, a 1,1 km da Praia dos Anjos e a 2,7 km da Praia do Forno. Também fica próxima à Igreja Nossa Senhora dos Remédios, do Museu Oceanográfico e da Praça da Independência. Oferece acomodações com jardim, wi-fi gratuito, TV, ar-condicionado, além de café da manhã à la carte servido no quarto. Para quem vai de carro, o estacionamento privativo é gratuito. Depois de um dia de andanças pela cidade, os hóspedes podem relaxar e ter momentos de lazer na piscina externa do estabelecimento.
O hostel fica localizado a 500 metros da Praia dos Anjos e a 800 metros da Praia Grande. Com piscina ao ar livre, sala de TV e cozinha compartilhadas, o hostel conta com recepção com atendimento 24 horas e ar-condicionado, café da manhã e wi-fi gratuitos nas áreas comuns. Os quartos privados têm banheiro individual, e alguns deles têm varanda e roupão de banho. Para quem deseja se hospedar em quartos compartilhados, os quartos contam com lockers e varanda com rede. O hostel possui também serviço de quarto, bar, traslado de/para o aeroporto, jogos, área para piquenique, terraço aberto, serviço de lavanderia e cafeteira.
Como não há hotéis no Pontal do Atalaia, a opção é se hospedar próximo à região, perto de outros pontos conhecidos de Arraial. Isso não interfere nos planos de viagem, pois a maioria das acomodações tem fácil acesso aos pontos mais conhecidos do município.
O Pontal do Atalaia é um dos lugares mais lindos da região dos Lagos e suas paisagens únicas são um pedaço do paraíso. Confira nas imagens abaixo um pouco mais dos encantos da região.
Quer conhecer um pouco mais as praias próximas ao Pontal do Atalaia? Então confira um guia completo sobre a Praia do Forno e comece já a planejar sua viagem!