Por Clara Fagundes
Atualizado em 06.03.24
Não é preciso viajar para fora do país para descobrir cidades incríveis, vivas e cheias de pontos turísticos legais. Curitiba é o exemplo perfeito disso. A cidade é rica em parques, restaurantes, lojas, praças e museus. Você pode saber mais sobre a história do Paraná no centro histórico, tirar fotos lindas no Jardim Botânico ou se perder na natureza dos vários parques espalhados pela cidade. Quer saber mais atrações? Selecionamos aqui os 15 pontos turísticos de Curitiba que você precisa colocar no seu roteiro. Confira:
Publicidade
Um dos pontos turísticos mais famosos de Curitiba. Difícil imaginar quem já tenha visitado a cidade e não tenha tirado uma foto em sua estufa de vidro, inspirada no Palácio dos Cristais em Londres. Além da famosa estrutura, o Jardim Botânico abriga uma fonte d’água e jardins geométricos incríveis. A entrada é gratuita. Há lanchonete no local e o estacionamento é pago pelo app da prefeitura.
Dica: chegue cedo, preferencialmente antes das 10h, para encontrar o Jardim mais vazio e poder aproveitar o passeio com mais tranquilidade. Assim, você conseguirá tirar muito mais fotos.
Com capacidade para mais de 1500 pessoas, o teatro todo de metal construído sobre um lago é outro ponto de turístico bastante conhecido de Curitiba. Cercado de peixes, patinhos e bastante verde, é um passeio obrigatório na cidade. Além de conhecer o teatro, aproveite as apresentações de música ao vivo e desvende o caminho da mata, tudo isso por um preço acessível.
Dica: a Ópera de Arame fica ao lado da Pedreira de Paulo Leminski, que está desativada e hoje é palco de diversas expressões culturais curitibanas. Programe-se para aproveitar shows e atividades em ambos os locais.
O Parque Barigui, localizado bem no centro da cidade, serve de refúgio para a fauna paranaense e é um dos parques mais visitados de Curitiba. Ele é bem equipado para receber turistas, com uma estrutura que inclui quadras, churrasqueiras, quiosques, academia, restaurante, estacionamento e parque de diversões. Tudo gratuito. Ele abriga ainda o Museu do Automóvel, um Pavilhão de Exposições e a Sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Dica: o passeio aqui pode durar até 3 horas, portanto, considere ir no período da manhã ou finzinho da tarde. Se for levar crianças, não deixe de conhecer os parquinhos infantis inclusivos no Barigui.
Inaugurado em 1929, o Palácio Avenida foi construído pelo imigrante sírio-libanês Feres Merhy, a partir de um projeto arquitetônico dos ilustres Bernardino Assumpção Oliveira, Valentim Freitas e Bortolo Bergonse. É um dos primeiros edifícios de Curitiba e abriga um dos shows de fim de ano mais conhecidos do país, o “Natal na Avenida”.
Dica: o melhor mês para visitar é dezembro, para conferir a estrutura toda iluminada e as cantatas de Natal.
Publicidade
O centro histórico de Curitiba é um daqueles passeios que reúnem vários pontos turísticos de uma única vez. É lá que fica o Largo da Ordem, onde se encontram diversos edifícios históricos e marcos da cidade, como o Palácio e a Praça Garibaldi, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas (a mais antiga da cidade), o Palácio Belvedere, a Igreja do Rosário, a Fonte da Memória, o Museu Paranaense, a Igreja Presbiteriana e o Memorial de Curitiba.
Dica: todo domingo, o Largo da Ordem acomoda a feirinha de antiguidades e gastronomia mais famosa de Curitiba. Se for passar o fim de semana na cidade, não deixe de conhecê-la!
Apelidado de Museu do Olho, por possuir exatamente esse formato, o Museu Oscar Niemeyer é um dos principais da cidade, e tem exposições fixas e temporárias para todos os gostos. Não deixe de dar um passeio também por seus jardins, que, aos fins de semana, viram palco de piqueniques dos moradores de Curitiba. A entrada é franca para todos às quartas-feiras.
Dica: o espaço possui muitas salas e exposições grandiosas, portanto, para apreciar todas elas com tranquilidade, vá com tempo.
O bairro Centro Cívico foi inaugurado em 1953 e é a sede dos Poderes do Estado do Paraná, reunindo a Assembleia Legislativa, o Palácio Iguaçu, o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Curitiba. Alguns outros pontos interessantes do bairro são o Museu do Holocausto e o Parque do Papa.
Dica: esse bairro abriga diversos cafés e restaurantes muito elogiados, com pratos nacionais e internacionais, ótimos para conhecer no horário do almoço e à tarde. Uma sugestão de roteiro é almoçar por ali e, em seguida, ver as exposições do MON, que fica pertinho.
Também conhecida como Torre da Telepar, a Torre Panorâmica possui 109 metros de altura e oferece ao visitante uma visão em 360 graus de Curitiba. Totens com informações de diversos pontos da cidade deixam a visita ainda mais rica.
Dica: o melhor horário para ir à Torre da Telepar é no finzinho da tarde, para assistir ao pôr do sol nas alturas. Este é um passeio rápido, com uma permanência média de 10 minutos no local.
O tradicional bairro de imigração italiana de Curitiba. O melhor período para passar por lá é durante alguma festa típica, mas a região oferece um bom passeio, principalmente gastronômico, durante todo o ano.
Publicidade
Dica: o bairro é um passeio bom de dia, para aproveitar a arquitetura típica e conhecer um dos cafés ou das vinícolas da região. À noite, não deixe de reservar um dos jantares da sua viagem em um restaurante do bairro.
Um passeio rápido, simples e bonito. Inaugurada em 1962, a Praça do Japão reúne um memorial japonês, um monumento de Buda, uma lanterna esculpida em pedra, lagos e uma casa inspirada na arquitetura japonesa, com direito a uma pequena loja de souvenirs.
Dica: as cerca de 30 cerejeiras da praça ficam em flor no final do inverno e deixam esse ponto turístico ainda mais bonito.
Se você é apaixonado pela natureza e não perde a chance de fazer um passeio de trem, aproveite para ir de Curitiba à cidade histórica de Morretes por este meio de transporte. O trajeto é feito diariamente e é um dos queridinhos dos turistas que vão a Curitiba. Você ainda pode percorrer a Estrada de bike, moto, carro ou van, e apreciar a belíssima paisagem natural.
Dica: uma boa opção é escolher um trajeto de ida de trem e voltar de van, para evitar a fadiga. Apenas a ida com a locomotiva leva aproximadamente 4h, enquanto o carro leva cerca de 1h30.
Uma homenagem aos povos indígenas originais das terras de Curitiba, o Parque Tingui é um dos parques favoritos dos curitibanos. O local possui 380 mil m², com pistas de corrida e ciclismo. Abriga o Memorial Ucraniano e é um cenário mágico para passar uma tarde tranquila na cidade. A entrada é gratuita.
Dica: o Parque Tingui faz parte da rota da Linha Turismo de Curitiba. Aproveite para ir de ônibus, conhecendo outros pontos turísticos da cidade.
No Parque Tanguá, há ciclovia, pista de corrida, lagos, trilhas, ancoradouro, bistrô, loja e torres de observação, de onde dá para ver como o espaço é deslumbrante. O bistrô e o parque abrem e fecham em horas diferentes, portanto, consulte o horário antes se você planeja fazer uma refeição no local.
Dica: outro passeio para aproveitar o pôr do Sol. Os lagos refletem as luzes e deixam o parque ainda mais lindo.
A Rua 24 horas deixou de ser 24 horas há mais de 10 anos, mas isso não significa que não valha o passeio. É uma travessia, que funciona como um shopping ao ar livre, coberta e estruturada com arcos metálicos e vidro. O local é uma das paradas do ônibus da Linha Turismo.
Dica: a Rua 24 horas é perfeita para quem busca um lugar para experimentar as delícias da gastronomia paranaense.
Uma das melhores vistas de Curitiba fica no Bosque Alemão. Uma homenagem aos imigrantes alemães da cidade, o parque acomoda trilhas, uma réplica da Catedral de Bach e uma torre chamada Torre dos Filósofos. O acesso é gratuito.
Dica: experimente por lá o apfelstrudel, típica sobremesa com maçã dos alemães.
Qual desses pontos turísticos de Curitiba você visitará com certeza quando passar pela cidade? Conte nos comentários!