18 pontos turísticos mais interessantes do estreito de Gibraltar

Impossível não se apaixonar pelas características rudimentares de Gibraltar e toda a sua história, regada à invasões e luta ao longo dos anos. A península de território britânico ultramarino possui uma separação natural entre o Mar Mediterrâneo e o Oceano Atlântico, entre o continente europeu e africano, e oferece centenas de atrações turísticas imperdíveis:

Publicidade

1. Caverna de São Miguel

Ela é uma de um grupo de três grutas de Gibraltar que você também deve conhecer: a Leonora`s Cave e Lower e St Michael`s Cave, mas essa em questão fica a 300 metros acima do nível do mar, e seu interior formado por estalactites e estalagmites ainda possui um auditório com uma acústica sensacional.

2. Rochedo de Gibraltar

Sem dúvidas, o maior cartão postal de Gibraltar é o Rochedo, que chegou até a ser um forte candidato das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O local recebe cerca de 800 mil visitantes por ano, e em dias de céu limpo é possível avistar de lá o continente africano depois da imensidão de água. Além do pátio, o local ainda conta com um café, uma loja de souvenires e banheiros.

3. Europa Point

Mais conhecido por nós, brasileiros, como “A Ponta da Europa”, este é um dos miradouros mais populares do local e seu acesso pode ser feito de carro, sem problemas. A visão é incrível e memorável: dá para avistar onde a África começa e onde a Espanha acaba.

4. Gibraltar Botanic Gardens

São seis hectares com diversas espécies de autóctones, entre outras espécies originadas da Austrália e África do Sul, construído em 1816 pelo General George Don, para que seus soldados tivessem um espaço de lazer e descanso nos momentos de folga. Ele foi reativado em 1991, e tornou-se um ponto turístico super agradável para visitar em uma tarde ensolarada.

5. Castelo dos Mouros

iStock

O Castelo dos Mouros é uma representação icônica da história de Gibraltar, marcada por inúmeras invasões de povos distintos. Sua construção iniciou-se no ano de 711, formada por vários edifícios envoltos de portas e muralhas. É possível ter uma visão paradisíaca na Torre de Menagem, que foi erguida estrategicamente na época para ter uma vista panorâmica da península.

6. Europa Point Stadium

O estádio nacional de Gibraltar foi construído em 2016 para substituir o confuso Victoria Stadium, que ficava localizado em um ponto não muito estratégico da península. Ele foi erguido no Europa Point (por isso o seu nome), e seu projeto causou polêmica justamente por sua localização. Muitos acreditam que o grande movimento de pessoas que o estádio atrairá poderá aos poucos, arruinar o perfil icônico do local.

7. Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim

istock

O rei da Arábia Saudita, Fahad Al-Saud, presenteou os quase dois mil muçulmanos que vivem em Gibraltar com essa magnífica mesquita, construída em 1997. Ela fica na parte de trás do Europa Point, ao lado do estádio, e sua tipologia simples chama a atenção de vários turistas durante todo o ano.

8. The Rock Apes

iStock

Além da belíssima vista, é neste ponto turístico que você terá uma recepção calorosa… de macacos de Berberia! Eles são bem interativos, e adoram puxar um cabelo, pegar na mão e tirar umas selfies (acredite, isso é real!). Uma verdadeira distração (e interação) com este importante bichinho, que se tornou a marca registrada de Gibraltar.

Publicidade

9. Shrine of Our Lady of Europe

O Santuário de Nossa Senhora da Europa foi construído no início do século 14 pelos espanhóis no Europa Point, e essa simples igreja também servia como o primeiro farol de Gibraltar, já que uma luz era mantida permanentemente acesa em frente a estátua da Virgem, no alto da torre. Apesar de singela, ela foi um dos principais pontos de fé de sua população durante anos, e também de marinheiros que passavam por lá.

10. Gibraltar Cable Car

iStock

Para chegar ao Rochedo é necessário subir de Cable Car (conhecido por nós como bondinho). O passeio dura em torno de 6 minutos e possui uma vista espetacular! As filas costumam ser longas, mas vale cada minuto de espera.

11. Great Siege Tunnels

Uma das principais cavernas de Gibraltar é a Great Siege, a qual foi muito importante durante as diversas invasões que o local sofreu ao longo dos anos, devido a sua privilegiada localização. Ela serviu de esconderijo estratégico para diversas figuras alusivas deste período, e por ser um local muito fechado, não é recomendado para claustrofóbicos e pessoas de idade.

12. Gibraltar Museum

Aqui você conhecerá o primeiro crânio neandertal encontrado na Europa em 1848, além de ornamentos de cavernícolas e outras preciosidades que mostram não só a história de Gibraltar, como também das diferentes civilizações que viveram na região. Sua estrutura foi construída em cima de uma casa de banhos árabes.

13. King’s Bastion

King’s Bastion é mais uma herança da história de Gibraltar, a qual desempenhou uma enorme importância durante o Grande Cerco, e que desde 2008 funciona como um centro de lazer com pista de patinação no gelo, cinemas, boliche, jogos de arcade, quadra e refeições ao ar livre. Vale a pena a visita!

14. Eastern Beach

Talvez essa seja a única praia em Gibraltar que seja banhada pelo sol, já que todas as outras são prejudicadas pela sombra do rochedo. Ela não é muito grande, mas isso não é um problema para quem deseja relaxar um pouco curtindo uma vista sensacional da fronteira espanhola. Os banhistas só devem tomar cuidado com o grande número de águas vivas e medusas na água.

15. O’Hara’s Battery

No ponto mais alto do Rochedo encontra-se a bateria de artilharia O’Hara’s, construída em 1890 onde na época existia uma torre de vigia, e por muitos anos funcionou como um dos quatro pontos de radiodifusão televisiva da península. Hoje ela é um dos pontos turísticos históricos de Gibraltar.

16. Trinity House Lighthouse

iStock

Localizado no Europa Point, o farol de 20 metros fica na entrada do Mar Mediterrâneo e é um dos cartões postais de Gibraltar.

17. Praça Casemates

iStock

É aqui que você encontrará diversos restaurantes e bares com música ao vivo para passar uma tarde ou noite agradável, ainda mais com esta vista exuberante de um local carregado de história.

Publicidade

18. Catedral de Santa Maria

Construída a mando dos espanhóis em 1462, o edifício foi quase todo levado ao chão durante a guerra de 1810, e hoje tornou-se esta simpática igreja graças a sua reconstrução no século XIX.

Gibraltar já se mostra um destino diferenciado logo quando se chega à península, já que o aeroporto fica no meio da rua! E é impossível não perceber que o local cresceu e se desenvolveu adaptando-se à sua herança histórica, seja na arquitetura ou natureza, tornando-se um prato cheio para os turistas curiosos.