Por Hugo Shigueo Tanaka
Atualizado em 27.03.23
A Praia da Tainha fica na cidade de Bombinhas, no extremo sul da península. O local recebeu esse nome por ser um ponto de pesca do peixe que é muito consumido na região, junto com vinho e muitas outras coisas. A seguir, confira um guia para conhecer essa belíssima praia de Santa Catarina.
Publicidade
O acesso à essa praia pode ser feito de carro, por meio de uma estrada de terra. Além disso, pode-se chegar à Praia da Tainha a pé. Esse percurso pode ser feito por meio de uma trilha que se inicia no pórtico de entrada do Morro do Macaco. Tal pórtico fica localizado na Rua Jequitibá, próximo ao Trapiche da Praia de Canto Grande Mar de Dentro. Contudo, essa trilha tem dificuldade média e tem, aproximadamente, 2 km até a praia.
A paisagem, por si só, já vale a visita. Porém, existem diversas outras coisas para fazer na Praia da Tainha. Dessa maneira, separamos cinco atividades para fazer durante a sua visita. Confira!
Essa é uma das principais trilhas de Bombinhas. Além disso, esse passeio possui um nível médio e tem, aproximadamente, 2 km de extensão. Por isso, é possível estar em contato próximo com a Mata Atlântica.
Durante a trilha anterior, tem uma bifurcação: uma para a praia e outra para subir o Morro do Macaco. Nesse morro, após chegar ao topo, é possível ter uma vista panorâmica de várias praias. Além disso, há uma vista privilegiada de boa parte da península de Bombinhas.
Quem disse que não dá para aprender nada na praia? Nesse museu, criado em 2014, é possível ter contato com diversos temas. Por exemplo, peças de naufrágios em Bombinhas, artefatos dos hominídeos que habitaram o litoral brasileiro há 10 mil anos, entre outras coisas. Além disso, esse museu foi criado com a finalidade de divulgar as teorias de Charles Darwin.
Esse mirante está localizado na estrada que leva à Praia da Tainha e fica a 218 metros do nível do mar. Dessa forma, na sua base está o Museu de História Natural Charles Darwin. Além do Mirante Eco 360°, estão dois pequenos mirantes dos quais é possível contemplar o Oceano Atlântico.
Publicidade
Poder presenciar um cerco de tainha é uma experiência única. Fazer isso na praia que leva o nome do peixe é melhor ainda. Mas o período de pesca da tainha é curto! Isto é, ele só acontece entre maio e julho. Além disso, o clima precisa ser ideal: água do mar fria, baixa temperatura e vento sul.
Opções do que fazer na praia da tainha é o que não vão faltar no seu próximo passeio. Talvez seja necessário voltar mais vezes a essa praia digna de um paraíso.
O ideal é poder ficar alguns dias para curtir todas as atrações da praia da tainha. Por isso, separamos 4 lugares para se hospedar e relaxar. Veja:
Com essas dicas de hospedagem, fica muito mais fácil escolher onde ficar na sua próxima visita. Não é mesmo?
Há quem diga que só é possível conhecer uma cidade, se conhecer a gastronomia local. Por isso, selecionamos quatro bares e restaurantes para deixar sua experiência completa.
Com essas opções de restaurante vai ser difícil escolher só um. Dessa forma, não tenha moderação ao apreciar a culinária da região de Bombinhas.
Se ainda resta alguma dúvida de que a Praia da Tainha será o destino das suas próximas férias, te daremos mais alguns motivos. Ou melhor, 12 motivos. Por isso, veja esses cenários paradisíacos que só o Brasil pode oferecer.
O litoral de Santa Catarina possui diversas praias maravilhosas. Por isso, que tal descobrir mais? conheça a Barra do Sul e se apaixone!
Publicidade