Por Pablo Mingoti
Em 28.02.23
A Praia das Conchas é um destino calmo para passar as férias em Cabo Frio. Com águas cristalinas e areia branca, a orla é um convite ao descanso. Além de um banho de mar, os visitantes podem praticar esportes aquáticos, como stand up paddle e caiaque. Acompanhe a matéria para planejar seu roteiro!
Publicidade
A Praia das Conchas fica em Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos. O destino está a 160 km da capital, 25 km de Búzios e 15 km de Arraial do Cabo.
Um pequeno aeroporto em Cabo Frio recebe voos que saem de Belo Horizonte e Campinas, mas a melhor maneira de chegar à Praia das Conchas é pela estrada. O trajeto mais comum é sair da capital do Rio de Janeiro de ônibus ou de carro. Se estiver em São Paulo, também é possível comprar uma passagem direta para o destino.
De Cabo Frio à Praia das Conchas, você precisará percorrer mais 7 km em uma estrada de terra que faz o trajeto demorar em torno de 20 minutos. É bem fácil, basta passar pela Ponte Feliciano Sodré, seguir na Rua dos Biquínis e ir em direção à Avenida Cação. Se preferir, chame um carro de aplicativo.
A Praia das Conchas tem esse nome devido ao seu formato que, em uma vista aérea, parece uma concha. A orla tem apenas 600 m, mas as águas claras e azul-turquesa atraem turistas de todo o Brasil e até do mundo. Confira dicas para aproveitar sua viagem:
Essa praia em Cabo Frio é ideal para famílias com crianças por causa das pequenas ondas e um mar que parece piscina. O que está esperando? Arrume as malas e parta para esse pedacinho de paraíso, mas antes, no próximo tópico, veja o que fazer por lá.
A Praia das Conchas conta com águas cristalinas e azul-turquesa, e a água é fria – por isso o nome Cabo Frio. Além disso, há quiosques ao longo da areia com mesas em ambientes internos e externos. A seguir, conheça os pontos turísticos da região!
Publicidade
No canto direito da Praia das Conchas, é possível fazer uma trilha leve de 15 minutos para chegar ao Arpoador, o topo de um morro com uma vista única das praias das Conchas e do Peró. A vegetação ao redor deixa o ambiente perfeito para fotos, mas cuidado para não cair lá de cima. Respeite os limites das pedras que ficam escondidas em meio às plantas.
O acesso da trilha é pelo canto esquerdo da praia. Considerado de nível moderado, o trajeto dura 1h em meio à mata, costões rochosos e desníveis. O Morro do vigia tem esse nome porque era um ponto de vigia dos ingleses para evitar a chegada de navios portugueses. É possível ter uma vista 360° das praias do Peró e das Conchas. Ao longo da trilha, você pode visitar o Mirante das Conchas, o Mirante do Peró e o Pesqueirinho, uma prainha usada por pescadores.
No caminho para o Arpoador e para o Morro do Vigia, pedras em meio ao mar formam piscinas naturais incríveis para mergulhar e para tirar lindas fotos. Contudo, fique atento(a) às rochas, pois elas são escorregadias e não há salva-vidas por perto.
A Ilha do Japonês é a mais visitada de Cabo Frio. Se você estiver pela região da Praia das Conchas ou do Peró, é possível ir a pé por dentro da água até a ilha, pois o percurso é rasinho, mas fique atento(a) à maré. Também saem barquinhos dessa região, o preço é acessível, em torno de R$ 5. No local, você pode alugar caiaques e stand up paddle para fazer um passeio. O mergulho também é muito praticado.
A Praia do Peró é uma extensão da Praia das Conchas, formando 7 km de orla. A infraestrutura é melhor que das Conchas e também conta com barracas e mesas de quiosques na areia. Esse é o ponto preferido dos surfistas devido às ondas fortes. Do lado esquerdo, ficam as Dunas do Peró, uma área de preservação lindíssima e um local para a prática de sandboard.
A Praia do Forte é outro destino em Cabo Frio para você incluir no seu roteiro. Por estar na região central, ela é mais movimentada. No lado esquerdo, fica o Forte São Matheus, construído em 1618, que é a principal atração gratuita do local. O calçadão também costuma ser muito frequentado por causa dos ótimos bares e restaurantes.
Imagine um bairro antigo da época da colonização com casinhas tombadas como Patrimônio Histórico. Imaginou? É assim que o Bairro da Passagem pode ser descrito. Os bares com mesinhas na calçada oferecem ótimas atividades para fazer à noite em Cabo Frio. Além disso, a Igreja São Benedito é uma das construções para visitar quando estiver nesse centrinho.
Você pode passar as férias na Praias da Conchas ou fazer um passeio bate e volta. A dica é aproveitar a tranquilidade do local, mas também colocar outras atrações de Cabo Frio no roteiro.
Na região da Praia das Conchas, você encontrará diversas hospedagens. A maioria oferece acesso facilitado para outros pontos turísticos de Cabo Frio. A seguir, confira uma seleção de opções!
Publicidade
Se você prefere um local mais badalado, considere ficar em uma pousada em Arraial do Cabo. Além de ficar pertinho da Praia das Conchas, a cidade vizinha é considerada o Caribe brasileiro.
A Praia das Conchas possui poucos quiosques e restaurantes ao longo da orla. Entretanto, não esqueça que você está em Cabo Frio, lar de ótimas opções para comer. Considere conhecer os estabelecimentos abaixo:
Fique atento(a), pois alguns quiosques podem cobrar a consumação mínima no verão, em torno de R$ 100. Essa prática é ilegal, inclusive o Procon da região fez ações orientando a não realização desse costume.
Confira registros da Praia das Conchas e de outras atividades que você pode fazer em Cabo Frio. A paisagem é simplesmente maravilhosa:
A Praia das Conchas é a pérola de Cabo Frio! Aproveite que está na região, visite as praias de Arraial do Cabo e deixe suas férias ainda mais perfeitas.