Por Nicole Dias
Atualizado em 10.03.23
Quem procura tranquilidade, natureza exuberante, boas opções gastronômicas e atividades ao ar livre encontra tudo isso na Praia do Rosa, cartão-postal do município de Imbituba, em Santa Catarina. Com um visual que mistura serra e praia, esse destino recebe visitantes o ano inteiro — e não é à toa. Veja um guia para aproveitá-lo da melhor forma!
Publicidade
Vizinha da agitada Garopaba, a Praia do Rosa fica a 90 km da capital catarinense, Florianópolis, 395 km de Porto Alegre e 369 km de Curitiba. Caso o viajante vá de avião, o aeroporto mais próximo é o de Floripa. As empresas Catarinense e Itapemirim atendem algumas capitais e contam com ônibus rumo ao destino. De carro o acesso é pela BR-101 até o Km 274.
Mesmo quem não é muito fã de praias não tem desculpas para não conhecer o Rosa. Há lagoa, aventuras em trilhas e grandes opções de gastronomia. Para conhecer um pouquinho mais sobre essas atrações, é só conferir abaixo:
O Rosa Norte não costuma ficar tão lotado quanto a parte sul, inclusive nas altas temporadas. É a opção certeira para quem gosta de relaxar e ouvir o som do mar. É também a área preferida dos surfistas. Vale escalar as pedras e curtir piscinas naturais que ficam por ali.
Mais movimento, azaração e alguns barzinhos. Chegamos no Rosa Sul! Além de um ótimo banho de mar, o visitante pode fazer aulas de surf, alugar cadeiras e ver muita gente bonita. Dica: espere o final do dia para caminhar pelas pedras. Nesse horário elas não estão tão quentes.
Que tal conhecer uma nova praia por dia? Nos arredores da Praia do Rosa encontram-se opções belíssimas, como a Praia do Luz, a Praia Vermelha (que tem acesso através de uma trilha), a Praia do Ouvidor e a Barra da Ibiraquera.
Seja para fazer uma atividade física ou mesmo chegar há praia, as caminhadas são frequentes no Rosa. Por lá o melhor é deixar o carro em casa e bater perna — aproveitar esses momentos junto à natureza é uma delícia! A trilha da Praia Vermelha e a da Praia do Luz são imperdíveis.
Publicidade
Para marcar um começo de dia ou fechá-lo com chave de ouro, vale a pena esperar pelo espetáculo que o sol faz no Rosa. No entardecer, o show tem início por volta das 18h, com a chegada do crepúsculo. Já o nascer do sol ocorre antes das 6h.
O costão do Rosa é uma das áreas mais privilegiadas do litoral catarinense para quem quer observar a baleia-franca entre junho e outubro, quando a espécie migra para a região. A dica é se hospedar em pousadas mais altas e próximas à beira mar, com boa visibilidade.
Entre o Rosa Norte e o Rosa Sul fica a Lagoa do Meio. Suas águas tranquilas e salgadas são um convite ao relaxamento. Já a sul e oeste do Rosa fica a Lagoa de Ibiraquera, onde é possível fazer stand up paddle e curtir uma vista de cair o queixo.
Depois de um dia de praia, o pessoal mais animado ainda estica a noite pelo centrinho, ou em uma das diferentes casas e barzinhos que ficam ali por perto. Os destaques são o Pico da Tribo, Beleza Pura e Quintal Butiá.
Nem só de água de coco se faz o litoral. Na Praia do Rosa, os bistrôs e restaurantes tem um jeitinho simples, muitas mesas na rua e cardápios variados. Há opções para todos os bolsos. Os locais mais badalados são o Tigre Asiático, o Urucum e o Bistrô Pedra da Vigia.
Você encontrará várias opções de pousadas na Praia do Rosa. O destaque costuma ficar por conta do atendimento — muitas hospedagens são administradas por famílias locais. E nem é preciso gastar muito dinheiro para ficar muito bem acomodado. Selecionamos cinco opções elogiadas pelos turistas e com preço justo:
O cantor Armandinho já dizia “vou fugir pro Rosa Norte e te levar comigo”. Olhando as fotos abaixo dá pra entender direitinho o amor que ele sente pelo local. Bora fugir também?
Pronto(a) para fazer as malas e partir rumo a esse paraíso? Para aumentar sua vontade de viajar, veja mais detalhes sobre a piscina natural da Praia do Rosa!
Publicidade