Por Gabriela Bueno
Atualizado em 29.03.23
Se você nunca ouviu falar de Praia Seca, precisa descobrir agora mesmo esse refúgio no estado do Rio de Janeiro. O lugar é conhecido como a “Cancun Brasileira”, e não é à toa: suas praias esplendorosas conquistaram o título dado pela prefeitura de Araruama. Aperte os cintos e saiba mais sobre o seu próximo destino de viagem!
Publicidade
Praia Seca é o quarto distrito de Araruama e faz parte da Área de Preservação de Massambaba. Está localizada entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico, por isso, conta com praias de lagoa e de mar. Sendo assim, o destino atende tanto os mais aventureiros, que gostam de ondas, quanto aqueles que procuram calmaria.
Quando os colonizadores chegaram até Praia Seca, ficaram admirados pela quantidade de sal que havia no local. Com o baixar da água, o sal secava, garantindo um espaço divertido para as crianças brincarem, e foi daí que surgiu o nome do distrito. Além disso, muitas famílias vieram de Portugal para trabalhar com extração de sal no fim do século XIX e, atualmente, ainda existem pessoas que trabalham com isso por lá, os salineiros.
O aeroporto mais próximo da cidade de Araruama fica a 47 km, mas os voos são limitados. Se você prefere ir de carro, basta fazer o trajeto sentido Região dos Lagos, a partir da ponte Rio-Niterói. Você deve seguir pela BR-101, continuar até Rio Bonito, depois seguir pela saída 261 via BR-101, continuar em Via Lagos (RJ 124) e, por fim, pegar a saída para Araruama pela RJ 128. O percurso é de aproximadamente 2h.
Agora, se você prefere ir de ônibus, diariamente existem ônibus saindo da rodoviária do Rio de Janeiro. O tempo do trajeto é mais longo, porém é uma opção econômica.
Para aqueles que desejam contemplar a paisagem, ainda é possível chegar à Praia Seca de barca. A barca sai de Araruama por meio da lagoa, em um percurso de 20 minutos. As maneiras de chegar à “Cancun Brasileira” são muitas, mas, se você ainda ficou com dúvidas, coloque no GPS e siga até o paraíso.
Confira abaixo informações importantes antes de você fazer as malas e embarcar nessa viagem. Com as dicas certas e um bom planejamento, sua viagem tem tudo para ser perfeita. Anote aí:
Publicidade
Com essas informações essenciais, você poderá organizar melhor a sua viagem. Portanto, anote todas as dicas e coloque Praia Seca como um destino para você e sua família visitarem assim que possível.
As belezas que Praia Seca guarda são muitas. Para você apreciar e aproveitar cada instante dessa viagem, veja abaixo opções de lazer para desfrutar com a família, os amigos ou até mesmo sozinho(a).
Ponta de Alcaíra – ou Arubinha, como é popularmente conhecida – fica às margens da Lagoa de Araruama e está a 15 km de Praia Seca. Conta com um banco de areia que chega até o meio da lagoa, e o melhor: você pode andar até lá! Muitas pessoas praticam kitesurf no local. Há escola de kitesurf em Araruama, que atende desde o nível básico ao avançado. Mas, atenção! A praia não conta com infraestrutura, então, recolha seu lixo e preserve a natureza.
Conhecida também como Lagoa do Centro, ela é o cartão-postal da cidade de Araruama. Mais salgada que o mar, é a segunda maior lagoa do país, estendendo-se por 160 km. Além de admirar a beleza da lagoa e sua fauna, você também pode caminhar pelo calçadão e se alimentar nos diversos quiosques que existem ali na região.
É a lagoa que tem a água mais salgada do Rio de Janeiro, por isso, carrega o potencial para banhos terapêuticos. Além disso, há a presença de hidrogênio sulfuroso, recomendado para tratar doenças de pele e também reumáticas. O nome se dá por causa da formação de algas avermelhadas, e a localização está entre Saquarema e Praia Seca.
A Praia do Dentinho está a aproximadamente 6 km do distrito de Praia Seca. Ela é conhecida por suas águas agitadas e ondas fortes, então, se você curte esportes radicais na água, essa parada é uma ótima opção – mas cuidado com as crianças. Além disso, você pode relaxar e pescar, a praia tem uma grande faixa de areia para te acomodar.
Uma ótima opção para você e sua família é o Sítio Ilha do Lazer, um complexo turístico com minizoológico rural, parque aquático, pousada e restaurante. Você pode desfrutar somente o dia com o ingresso day-use (aos sábados, domingos e feriados), mas também pode se hospedar e aproveitar café da manhã, almoço e jantar, além de todas as atrações do local. O valor do day-use para adultos é a partir de R$ 45, já a hospedagem custa a partir de R$ 570.
Coisas para fazer, relaxar e se divertir em Praia Seca não faltam, não é mesmo? Então continue lendo este guia e saiba os melhores lugares para se acomodar nessa viagem inesquecível.
Para você continuar relaxando e também descansar depois das melhores atividades em Praia Seca, veja abaixo uma seleção de hospedagem para diferentes bolsos, gostos e tipos de viajante:
Publicidade
Agora que você já sabe onde descansar, que tal descobrir bons lugares para comer? Afinal, para aproveitar essa aventura, também é necessário ter energia.
Não é só de belezas naturais deslumbrantes que o turista vive em Praia Seca, certo? Confira alguns lugares onde você pode comer bem para continuar aproveitando os passeios.
O seu roteiro de viagem já está quase completo: você já sabe como chegar, o que fazer, onde descansar e bons lugares para comer – ou seja, já tem todas as informações importantes. Agora, só falta ver um pouquinho mais desse paraíso que é Praia Seca e marcar imediatamente sua viagem.
Não é à toa que Praia Seca foi chamada de “Cancun brasileira”. Para que você tenha certeza das belezas desse destino, veja a seleção de fotos abaixo que podem te provar isso.
E aí, gostou das dicas e informações? Para continuar desfrutando os encantos fluminenses, confira também os atrativos da Região dos Lagos e todas as belezas que você pode encontrar lá.