Por Bruno Mendes
Atualizado em 02.08.22
As belíssimas praias de Alagoas são visitadas anualmente por turistas de todas as partes do Brasil e também de outros países. Ainda que seja pequeno, o estado que faz divisa com Sergipe, Pernambuco e Bahia tem um dos litorais mais famosos do país com justiça. As praias são encantadoras em razão das águas transparentes, dunas, falésias e outros atributos naturais que marcam positivamente o passeio de qualquer visitante.
Publicidade
No verão ou no inverno o nordeste brasileiro é ensolarado e o mar fica morninho, pronto para aquele banho relaxante. Conheça 9 praias de Alagoas que você precisa incluir na sua programação e tornar a sua viagem ainda mais bacana.
Maragogi fica a 127 quilômetros de Maceió e concentra algumas das melhores piscinas naturais do Brasil. A cidade tem diversas praias, como Xaréu, Peroba, Dourado, Antunes, dentre outras, mas a praia de Maragogi, propriamente dita, fica bem na região central e tem características que são ideais para crianças ou quem não gosta de mares agitados.
O visitante que chegar mais cedo, poderá curtir as piscinas, observar os peixes de pertinho e também pegar um barco ou catamarã para apreciar as galés. Na faixa de areia há boa infraestrutura de bares e restaurantes e também lojinhas de artesanato.
Localizada a um pouco mais de 20 quilômetros do centro de Maceió, a praia de Ipioca tem águas esverdeadas e cristalinas e áreas que, em maré baixa, são formadas piscinas naturais. Esse é um destino indicado para aquele viajante que prefere lugares isolados e muito calmos.
Mesmo sem badalação e com longa área vazia entre os coqueiros e o mar, a praia tem alguns bares muito confortáveis, que são indispensáveis para uma cervejinha e bons petiscos.
A praia do Francês fica na cidade de Marechal Deodoro, situada a 20 quilômetros da capital Maceió. O mar com tons que se confundem entre verde e azul, tem um lado esquerdo protegido por recifes, por onde são realizados passeios de barco e jangada e a calmaria das águas também viabiliza a prática de stand up paddle e o mergulho.
A parte direita tem ondas mais fortes e é muito apreciada surfistas ou entusiastas de áreas com menos movimento. A praia é uma das mais conhecidas de Alagoas e em razão do sucesso turístico, tem boa infraestrutura de restaurantes, bares e lojinhas no entorno. Uma boa dica é ir ao centro gastronômico de Massagueira na hora do almoço.
O município de Porto das Pedras fica a 115 quilômetros de Maceió e é mais um destino recomendado para o viajante com uns dias a mais de folga e com vontade de conhecer o maior número possível de lugares bonitos em Alagoas. A praia do Patacho é considerada uma das mais bonitas do Brasil e com o mar de águas translúcidas e suntuosos coqueiros do entorno, congrega aquela atmosfera quase desértica que enche os olhos de quem não gosta muito de multidões.
Atenção: o acesso à praia não é dos melhores e lá não há caixas eletrônicos, portanto, lembre-se de ir no modo “preparado para aventura” e apreciar cada segundo desse ponto paradisíaco.
Publicidade
A Praia do Carro Quebrado, localizada no vilarejo de Barro do Santo Antônio e a 45 quilômetros de Maceió, tem seu diferencial em relação às outras de Alagoas. Preservada e essencialmente rústica, ela é cercada por falésias que ganham cores diferentes a depender do horário da irradiação do sol.
O difícil acesso – é MUITO complicado chegar à faixa de areia com carro pequeno e o trajeto é recomendado apenas por bugres ou veículos maiores – explica o nome desse lugar, que tem tudo a ver com o viajante cuja predileção é o silêncio e a calmaria. Ficou com vontade de “fugir do mundo”? Vai para a praia do Carro Quebrado.
Com toda a justiça inclusa entre as mais bonitas do Brasil, a Praia do Gunga em Barra de São Miguel (34 quilômetros de Maceió) tem a vantagem geográfica de suas águas se encontrarem com a Lagoa do Roteiro. Essa união acontece quando a maré está baixa, e o visitante pode se banhar em águas tranquilas e morninhas em um lugar cercado por coqueiros e falésias.
Além de tomar banho de bar, o visitante pode optar por ficar em algum bar da praia, fazer o passeio de bugre ou sentir o friozinho na barriga no ultraleve que decola da Lagoa do Roteiro.
A Praia da Lagoa Azeda fica no município de Jequié da Barra, situado a 62 quilômetros da capital alagoana. Extensa e pouco explorada turisticamente, ela entra no grupo das atrações indicadas para quem opta por ínfimo contato com badalações. A região é indicada para despretensiosas e reflexivas caminhadas na areia, propícia para a pesca e procurada por mergulhadores em razão de um interesse histórico.
Nesses mares, o navio Itapagé foi naufragado durante a Segunda Guerra Mundial e, da mesma forma que a diversificada vida marinha, o que resta da embarcação pode ser observado a cerca de 30 metros de profundidade.
A Praia Pontal de Coruripe, situada a 85 quilômetros de Maceió, é muito frequentada todos os anos. Nas proximidades há restaurantes e boas pousadas, portanto eis um destino indicado para quem não abre mão de comodidade enquanto toma banho nos mares calmos e sempre quentes.
Lá o banhista vai encontrar as já conhecidas piscinas naturais e poderá contemplar um pôr do sol deslumbrante. Uma dica: só volta para a pousada depois do anoitecer, tudo bem?
Muito famosa e visitada por moradores locais e turistas em qualquer estação do ano, a praia de Pajuçara está entre os principais pontos turísticos de Maceió. Bem estruturada – há chuveiros, restaurantes e bares que oferecem conforto aos frequentadores- o calçadão da orla marítima ainda tem uma feira de artesanato e quadras de esporte.
Publicidade
Da praia saem jangadas que levam o banhista a piscinas naturais que ficam a cerca de 2 quilômetros da costa. Você irá ver muitas, mas não vai se cansar dessas piscinas, pode acreditar!
Deu para ter uma ideia de que a natureza de Alagoas é um espetáculo, concorda? E caso você queira estender o passeio por outros recantos da região do sol, não deixe de visitar mais algumas das melhores praias do nordeste .