Por Bruno Mendes
Atualizado em 21.03.23
O viajante que deseja mergulhar em mares tão belos quanto os caribenhos e estiver no estado do Rio de Janeiro não poderá deixar de conhecer as praias de Arraial do Cabo. É no município que ficam algumas das melhores praias do Brasil. Muitas delas têm características distintas, o que agrada qos mais diferentes tipos de visitantes.
Publicidade
Algumas delas são animadas e cheias de banhistas, e outras desérticas e propícias para relaxar e ter momentos de contemplação. Nas faixas de areia branquinhas e nas águas azuladas e transparentes desse paraíso da Região dos Lagos, há mil motivos para se divertir. Confira estas opções e algumas hospedagens nas proximidades, para você aproveitar o passeio em um dos principais destinos da América do Sul!
Na Praia Grande, como o próprio nome sugere, há muito espaço para o banhista curtir boas caminhadas na faixa de areia: são 40 quilômetros de extensão de uma ponta a outra. Ainda que só existam quiosques e restaurantes no trecho inicial da praia, há ambulantes espalhados, então se a ideia for esticar a canga para relaxar e depois petiscar e beber algo, por lá você vai conseguir.
Onde ficar:
Reconhecida com justiça como uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Farol é acessada de barco a partir da Praia dos Anjos, em um passeio que custa por volta de R$ 60. Protegida pela Marinha, cada grupo de visitantes só pode ficar no local por 45 minutos.
Em razão do perfil isolado, a praia do Farol não conta com hotéis a poucos passos de sua faixa de areia, mas destacamos algumas opções mais próximas para você ter mais tranquilidade nas idas e vindas.
Onde ficar:
A Praia do Forno também é acessada de barco ou por uma trilha pela Praia dos Anjos, e é um dos recantos naturais mais bonitos da região dos Lagos. Vale chegar ao mirante e antes do providencial mergulho, tirar muitas fotos de todo o entorno.
Onde ficar:
Publicidade
Mesmo sem acesso fácil, a Praia do Pontal da Atalaia recebe inúmeros visitantes durante os fins de semana e a tradicional combinação das águas azuladas, areia branquinha e vegetação suntuosa do entorno não deixam dúvidas de que é mais uma maravilha a ser descoberta.
Onde ficar:
A Praia Brava tem aquele aspecto selvagem que encanta aquele viajante com sede de “fugir do mundo”. Para chegar lá, é preciso seguir por uma pequena trilha com início no Pontal do Atalaia e descer cerca de 300 degraus de escada de pedra.
Onde ficar:
A Praia dos Anjos não é a mais indicada para banhos, mas é super importante em Arraial do Cabo, afinal de lá saem embarcações para a Praia do Farol e outros pontos interessantes do município. O local é cheio de barcos de pescadores das proximidades e tem relevância histórica, pois foram naquelas águas que em 1503 Américo Vespúcio desembarcou para colonizar a região.
As imediações da Praia dos Anjos também dispõe de bares, restaurantes, espaços para shows, dentre outras opções urbanas sempre úteis aos visitantes.
Onde ficar:
Se você passar um dia em Arraial do Cabo, perceberá que não há nenhum exagero em chamar a região de “Caribe brasileiro”. O litoral fluminense é gracioso e as praias indicadas acima merecem uma visita!
Publicidade