Por Sheila Almendros
Atualizado em 07.10.22
A um pouco mais de 100 quilômetros de distância da capital paulista está Bertioga, a primeira cidade do litoral norte do estado. Seus 43 quilômetros de enseada que recebem os mais diversos turistas: desde famílias em busca de sossego até surfistas que desejam garantir as melhores ondas.
Publicidade
E é nas praias de Bertioga que você encontrará um pouquinho de cada coisa: há praias quase desertas, que garantem dias contemplativos, orlas mais agitadas, para quem quer conhecer novas pessoas na beira do mar. Conheça mais sobre as praias desta cidade:
Índice do conteúdo:
Há praias para todos os gostos: as mais distantes e quase desertas, águas tranquilas para os banhistas, outros locais com ondas mais fortes para os surfistas e muita natureza preservada. Confira:
Itaguaré é a praia ideal para quem quer fugir das grandes movimentações. Ela não oferece nenhum tipo de infraestrutura para o banhista, mantendo-se intacta pelo homem e bastante selvagem. Aproveite a tranquilidade do local para curtir o mar com ondas fracas e passear de caiaque ou canoa. As crianças também vão adorar passar um dia inteiro por lá.
Guaratuba é a continuação de Itaguaré e fica mais afastada do centro de Bertioga. Possui as mesmas características de sua vizinha: preservada, tranquila e selvagem. Espere por encontrar oito quilômetros de orla, com mar cristalino e areia praticamente batida. As famílias que frequentam o local fazem longas caminhadas por sua extensão, e também curtem bons momentos de tranquilidade nas proximidades do rio homônimo, que desemboca por ali.
Este bairro planejado de 2 milhões de metros quadrados é um dos mais movimentados de Bertioga. Isso porque além de possuir uma praia bastante conservada e limpa, também oferece uma estrutura de primeira para os seus visitantes: bares, lojas, restaurantes e hotéis tudo pertinho, com a melhor vista da orla. É um local com muitas casas de veraneio e condomínios fechados, que cresceu rapidamente, mas com a preocupação das autoridades locais em manter a natureza intacta e em seu devido lugar. Costuma lotar na alta temporada (e na baixa também!).
A Praia da Enseada tem todas aquelas características típicas de uma orla da região central da cidade: bem urbanizada, movimentada e a maior de Bertioga. Ela é frequentada por pessoas com todos os perfis: de turistas a pescadores, surfistas e outros tipos de esportistas. Há pista de skate e patinação, calçadão com ciclovia, parquinho para as crianças, centenas de quiosques contornando os seus 12 quilômetros de extensão, e o Forte São João narrando um pouco da história da região. O mar tem seus momentos: ora agitado, ora tranquilo — depende do dia.
Esta praia afastada da cidade, pertence, na verdade, à vizinha Guarujá, mas bastante visitada por quem está em Bertioga, pois fica bem na divisa dos dois municípios. Ela é acessada por uma balsa, seguida de uma trilha tranquila, e há inúmeros campings pela região para quem deseja ter um contato maior e mais prolongado com a natureza. Aproveite não só a paisagem intacta com vista paradisíaca, como também os restaurantes de comida caseira bastante elogiados.
Publicidade
Falando em praias na divisa, Boracéia é a primeira de Bertioga, ao lado de São Sebastião. Enquanto de um lado o visitante poderá desfrutar de uma deliciosa refeição em um dos inúmeros restaurantes que ocupam a orla, do outro toda a tradição e cultura do povo caiçara é devidamente mantida (precisamente no Canto do Itaguá). O mar limpo e tranquilo do local contorna os 5 quilômetros de extensão da praia, e ainda há algumas opções de camping para quem deseja passar a noite por lá.
O clima da praia de Indaiá é bastante familiar: as águas tranquilas são um convite para os banhistas se refrescarem e as crianças se divertirem, os velejadores e visitantes que querem se aventurar no banana boat também possuem espaço para suas atividades, a fauna marinha proporciona uma boa experiência para o mergulho com snorkel e a acessibilidade a todos é garantida, com rampas para cadeirantes disponíveis em vários pontos da orla. Um dia agradável de descanso e diversão será garantido por lá!
Os frequentadores da praia de Vista Linda é em sua maioria moradores de Bertioga e mantêm a rusticidade de uma praia intacta: não há infraestrutura pela orla, mas o turista pode contar ao menos com um estacionamento. Leve seus comes e bebes para passar o dia na areia batida e limpa, não se esquecendo de recolher e levar todo o lixo produzido durante a sua estadia, ok? O mar é de temperamento mediano, ideal para a prática de esportes náuticos.
Apesar de não ser uma praia, o Canal de Bertioga é uma atração fantástica para banhistas durante a baixa temporada (isso porque na alta a água não é adequada para o banho). São 30 quilômetros de extensão, mas grande parte deste percurso pertence à cidade vizinha do Guarujá. Por ali ficam um grande número de embarcações e pescadores, oferecendo um contato maior com os moradores da região. Aproveite para passear por toda a sua extensão e conhecer as construções e restaurantes do entorno.
Saiba porque este destino pertinho da capital paulista pode ser um bom local para uns dias de descanso:
Fala sério: este post te despertou a vontade de pegar a Mogi-Bertioga para curtir uma praia, não é?