Por Sheila Almendros
Atualizado em 10.03.23
As praias de Trindade possuem uma beleza ímpar: isso porque todas elas apresentam um cenário paradisíaco, cercada por vegetação nativa, e mantém quase tudo intocável. Conheça cada uma delas, suas principais características e como acessá-las:
Publicidade
Conhecendo as praias dessa charmosa vila em Paraty, no Rio de Janeiro, você vai querer marcar a sua viagem o quanto antes:
Cepilho é uma das praias mais procuradas de Trindade, e também a primeira da vila. As ondas fortes atraem diversos surfistas durante todo o ano, mas na temporada mais quente do ano a orla é bastante disputada também por banhistas. A infraestrutura conta com estacionamento e espaço para acampamento.
Caminhando pela Cepilho você chegará na Praia do Fora, que oferece uma infraestrutura mais completa, com bares e restaurantes no entorno, além de pousadas nas proximidades e estacionamento. Assim como a sua vizinha, as ondas também são próprias para a prática de surf.
A Praia dos Ranchos é um espaço bem familiar, por conta das ondas mais fracas – um mar perfeito para passar o dia com a criançada! O local é cercado por restaurantes e quiosques, equipados com chuveiros para os banhistas tirarem o sal do corpo.
Caminhando pela Praia dos Ranchos você chegará a Praia do Meio, cercada por formações rochosas e quase sem nenhuma estrutura urbana no entorno. Essa característica intocável faz com que essa orla pareça mais selvagem, perfeita para dias relaxantes e contemplativos. O mar tranquilo chama a atenção dos turistas, que ainda podem contar com os ambulantes vendendo petisquinhos e bebidas.
Continuando sua caminhada pela Praia dos Ranchos durante a maré baixa você chegará em Cachadaço. É possível acessar essa orla também por uma trilha de fácil acesso. O mar em Cachadaço não é tão manso, e a areia costuma ser bastante disputada, mas para quem deseja somente se refrescar em águas tranquilas, vale a visita até as piscinas naturais, passando por uma outra trilha.
Apesar de uma forte ressaca em 2010 ter levado toda a areia da orla, a Praia dos Pelados sobrevive como uma área de nudismo, mesmo tendo somente uma extensa pedra para os visitantes repousarem. O acesso é feito pela trilha das piscinas naturais de Cachadaço, e em 15 minutos de caminhada íngreme você poderá desfrutar não só da paisagem como também dessa natural experiência. Não há nenhuma infraestrutura no entorno e o mar é tranquilo.
Por estar em uma região mais escondida, acessada por uma trilha, a Praia Brava não costuma receber muitos frequentadores. São 30 minutos de caminhadas por um percurso leve, e a paisagem faz valer cada minuto de esforço. O mar agitado é ideal para a prática de bodyboard, devendo ser evitado por quem não sabe nadar. Não há nenhuma infraestrutura no local.
Já sabe como começará a desbravar as praias de Trindade?
Já que uma imagem vale mais que mil palavras, que tal conferir 15 cliques das praias de Trindade para se convencer o quanto este destino é paradisíaco?
Além de Trindade, conheça mais de Paraty e suas praias – o local ideal para passar as suas próximas férias de verão.