Por Sheila Almendros
De selvagens e intocadas pelo homem a orlas badaladas e com infraestrutura de primeira categoria, as praias do México, sem dúvidas, possuem atrações paradisíacas imperdíveis e de tirar o fôlego.
Publicidade
E se você acredita que o país se resume a Cancún e Acapulco, está muito enganado! Há centenas de destinos encantadores pela costa mexicana, e algumas delas não são tão populares entre os brasileiros, mas com certeza merecem ser inclusas em nosso roteiro. Quer saber quais são?
Índice do conteúdo:
As praias do México se agrupam em várias regiões do país, desde o Oceano Pacífico até o Golfo do México.
Prepare-se para conhecer as atrações mexicanas mais paradisíacas da sua viagem. Com tantas opções, será difícil escolher somente algumas entre elas:
No paradisíaco Cabo San Lucas, em Baja California, está a Lovers Beach (na tradução livre, praia dos apaixonados), acessível somente de barco. As águas tranquilas e cristalinas são um convite irrecusável ao mergulho, mas não existe nenhum tipo de infraestrutura por perto para atender os visitantes. Portanto, leve suas comidinhas, água e canga para curtir um merecido dia de descanso.
Ao contrário da vizinha Lovers Beach, a “praia do divórcio” tem o mar bastante agitado – e por isso o nome das praias, fazendo alusão à calmaria de um relacionamento apaixonado e à turbulência de uma separação. A infraestrutura e acesso é o mesmo, inclusive, vale ressaltar que é possível encontrar diversos táxis aquáticos oferecendo transporte até as duas praias com o custo variado entre 5 a 15 dólares.
Os amantes de esportes não podem deixar de visitar esta praia em Cabo San Lucas, já que por lá é muito comum a prática de snorkel, parasail, caiaque e jet ski. A região também concentra um bom número de restaurantes, casas noturnas e bares, ideal para quem não dispensa uma boa experiência gastronômica, e também o agito.
Publicidade
Localizada em Cabo San Lucas, a praia de Santa Maria é tranquila, isolada, porém com o acesso fácil, e conta com chuveiros, banheiros e bebedouros. A prática de snorkel é bem vinda para conhecer a vida marinha do local, e o stand up paddle, remo e snorkeling também estão liberados (algumas agências da cidade oferecem passeios até esta atração com as atividades inclusas).
Entre Cabo San Lucas e San Jose del Cabo está a praia do Chileno, muito frequentada durante o final de semana pelos mexicanos, e tranquila no restante dos dias. Conte com banheiros limpos, chuveiros gratuitos e atividades oferecidas a preços justos, como stand up paddle e snorkel. O mar cristalino é repleto de peixinhos, mas as ondas podem variar de acordo com a época do ano (vale se atentar as bandeirinhas vermelhas expostas pela orla).
El Coromuel, situada em La Paz, é uma praia com uma infraestrutura completa para atender os banhistas: possui bares, restaurantes, quiosques com aluguel de guarda-sol e cadeiras, além de ser limpa e segura. Na alta temporada costuma lotar de turistas, porém na baixa a tranquilidade garante um belo passeio com toda a família.
Balandra é o destino perfeito para o viajante que visita La Paz e quer fugir um pouco da rota turística mexicana. A praia é mais frequentada por moradores aos finais de semana e conta com uma infraestrutura simples, porém suficiente: estacionamento e alguns poucos quiosques que alugam cadeiras e guarda-sóis. O ponto forte do local é o mar: a água é limpinha, tranquila e rasa.
A popularidade de Mismaloya, em Puerto Vallarta, começou depois que a praia serviu de cenário para as gravações do clássico ‘A noite da iguana’, com Richard Burton. E apesar de conhecida, dá para curtir o local com tranquilidade, já que ela não costuma ficar abarrotada de banhistas. É possível chegar até lá de ônibus, e conte com os restaurantes e bares da região para garantir uma boa refeição típica mexicana.
A principal praia de Puerto Vallarta é a Los Muertos, com aproximadamente 1,5 km de extensão. Ela costuma ser bastante cheia por pessoas de todas as idades, e tudo se concentra ao redor desta orla: bares, restaurantes, museus e igrejas. Por conta disso, a infraestrutura é caprichada, e há até um deck para você assistir ao pôr do sol em grande estilo.
Situada em Puerto Vallarta, Playa Camarones muda de clima dependendo do dia: durante a semana ela é mais tranquila, com pouco movimento e somente alguns vendedores ambulantes circulando. Aos sábados e domingos, famílias mexicanas lotam a orla com seus guarda-sóis e piqueniques, música alta e muita animação. Aproveite para assistir ao pôr do sol por lá: quem já viu fala que é sensacional!
Esta ilha em Lázaro Cárdenas ainda não é muito conhecida por nós brasileiros, mas já conquistou o coração dos europeu há um tempo. A junção dos mares Caribenho com o Golfo do México banhando os 40 km de extensão da praia formam um verdadeiro paraíso selvagem, com pouca interferência humana (esqueça sinal de celular por lá) e uma bela paisagem natural. Quer fugir do mundo para curtir a família, comer e beber bem? Não pense duas vezes em colocar este destino em seu roteiro.
Esta é uma das praias mais populares de Acapulco, portanto, prepare-se para grandes multidões na alta temporada! E para comportar tantas pessoas, certamente o local conta com uma infraestrutura preparada, vendedores ambulantes e bastantes opções para comer e beber. Para quem gosta do agito e mar tranquilo, esta é a pedida!
Publicidade
Durante a sua estadia, inclua em seu roteiro conhecer a Isla La Roqueta, a Plaza de Toros de Caletilla e também a a Virgem dos Mares, uma capela debaixo d’água, entre a praia e a ilha. Imperdível!
Pichilingue é uma praia particular de Acapulco, e para acessá-la é necessário fazer uma bela caminhada ou percorrer de carro a estrada Escénica, rumo a calle Baja Catita. Mas todo o esforço é válido quando no final há uma grande recompensa: a praia é tranquila, o mar idem, a infraestrutura atende bem o visitante, e volta e meia há alguma celebridade mexicana descansando por lá.
Entre o Oceano Pacífico e o Lago Cayuca, em Acapulco, fica a Barra de Coyuca, uma praia com localização privilegiada e uma infraestrutura de primeira. O local é ideal para receber casais que buscam tranquilidade e uma ótima experiência gastronômica, já que por lá há diversas opções de restaurantes com peixes e frutos do mar como carros chefes do menu. Só fique esperto com a previsão do tempo antes de ir até lá, pois em épocas muito chuvosas, a Barra de Coyuca inunda.
Esta paradisíaca praia fica de frente para as ruínas de Tulum, uma antiga construção maya, na Riviera homônima. O local se torna uma parada obrigatória depois de participar de uma tour pela histórica atração – aproveite para mergulhar neste mar azul e cristalino e terminar o dia em grande estilo, mesmo que a orla esteja cheia de turistas.
Esta é a praia mais conhecida de Tulum, e o cenário faz jus ao nome, viu? O mar tranquilo com água azulzinha, coqueiros espalhados pela areia, fazendo aquela sombrinha incrível nas espreguiçadeiras e uma vista paradisíaca do entorno. Algumas empresas oferecem passeio de lancha, para a prática de snorkel e também para ter uma melhor visão das ruínas
Xcacel-Xcacelito é aquele paraíso intocado pelo homem, no caminho entre a Playa del Carmen e Tulum. Diferente das outras praias da Riviera Maya da qual faz parte, pode-se dizer que a região é um local virgem, e todos os esforços para que ela permaneça assim deve-se ao fato de que as tartarugas marinhas fazem as suas desovas por lá. Aproveite para se desligar do mundo em sua natureza selvagem e também das grandes muvucas dos pontos turísticos. Só não se esqueça de levar uma mochilinha com comes e bebes e recolher o seu lixo antes de partir.
Ainda na Riviera Maya, precisamente em Akumal, há a praia homônima que mais parece um sonho de tão linda! Suas águas rasas recebem a visita de centenas de tartarugas marinhas, e há até uma lojinha por lá que aluga equipamentos de mergulho para que você possa ver estes simpáticos animais bem de pertinho. A região conta com alguns quiosques, hotéis e resorts por perto.
A infraestrutura de Palancar, em Cozumel, é simples, mas para atender a demanda desta tranquila praia, é o suficiente. Aliás, por lá os precinhos são bem mais em conta, portanto, se o orçamento está apertado, eis um bom destino. Você só pagará pelo o que consumir nos quiosques.
Ainda em Cozumel, você encontrará esta praia de nome engraçado, que oferece ao turista algumas boas regalias: por lá você encontrará brinquedos aquáticos, duas piscinas, e caso possa desembolsar 50 dólares por pessoa, ainda usufruirá de todo um serviço all inclusive, com comes e bebes de primeira. Um destino perfeito para toda a família.
A praia de Paradise é um dos Beach Clubs mais conhecidos de Cozumel, e para acessá-la é necessário pagar uma taxa de 3 dólares. E para usufruir de toda a infraestrutura do local, como a piscina, caiaque, prancha de stand up paddle, entre outros brinquedos aquáticos, você desembolsa uma taxa de 18 dólares. Vale a pena para curtir o dia com a família dando um up na diversão, não acha?
Isla Mujeres é uma pequena ilha mexicana com algumas praias privativas e outras públicas, como é o caso da Playa Norte. Sua orla é muito frequentada por jovens e estudantes que buscam por diversão e um espacinho para praticar esportes na área, mas na área leste é possível encontrar um pouco mais de sossego para curtir a família, pegar um bronzeado ou se refrescar no mar tranquilo e raso.
Chac Mool é uma praia próxima da zona hoteleira e bares de Cancún, precisamente na Boulevard Kukulcan, mas com pouca infraestrutura. Não é um local muito cheio, mas também não é dos mais desertos – ideal para curtir com a família já que o mar é bem tranquilo e limpo. Só fique de olho nas crianças ao entrar na água, pois há muitas rochas na beiradinha e elas podem se machucar.
Assim como Chac Mool, Las Perlas é uma praia pública de Cancún, e apesar de não ter uma infraestrutura bem cuidada, é uma praia perfeita para levar a criançada. O mar é bem tranquilo, cristalino, há alguns brinquedos espalhados pela orla, guarda-sóis gratuitos e banheiros. É o destino preferido dos mexicanos para curtir um final de semana quente.
Esta praia situada em Playa del Carmen, na Riviera Maia, é uma das mais tranquilas da região. Ela fica de frente para o hotel Coco Bay, ideal para relaxar, longe da muvuca. É também um local sem nenhum tipo de estrutura, portanto, não deixe de levar comidinhas, guarda-sol e espreguiçadeiras.
Uma imagem pode até falar mais que mil palavras, mas também só aumenta mais a vontade de viajar, né? Espia só o que o México te reserva:
Não deixe de conferir também 20 coisas que todo mundo que vai para o México precisa saber para a viagem ficar ainda mais especial.