Programação infantil no Rio de Janeiro: 30 atrações para curtir com as crianças

Por
Atualizado em 08.05.24

O Rio de Janeiro é maravilhoso por natureza. Rico em praias e belezas naturais que impressionam o mundo. Mas famílias que vivem na cidade ou que estão lá a passeio com crianças, necessitam de uma programação infantil que divirta e agregue conhecimento. A Cidade Maravilhosa oferece uma série de opções incríveis e que muitas vezes passam despercebidas, seja para curtir com as crianças nas férias ou em um final de semana. Confira este guia com 30 opções para diferentes gostos e bolsos.

Publicidade

15 programas infantis gratuitos no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem várias opções gratuitas para aproveitar com as crianças. São várias opções ao ar livre, museus e parques para incluir no roteiro. Confira opções para curtir com os pequenos, se divertir e gastar a energia da molecada sem colocar a mão no bolso.

1. Museu Aeroespacial

O Museu Aeroespacial é o maior e mais importante museu de aviação civil e militar do Brasil. As crianças vão se encantar com as exposições históricas que mostram as invenções de Santos Dumont, como o Demoiselle e o 14 BIS, passando por personagens importantes da FAB, a Força Aérea Brasileira. Tanto os pequenos quanto os crescidinhos vão se impressionar ao chegar pertinho de aeronaves de importante valor histórico e tecnológico. O museu funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h as 19h
  • 2. Lagoa Rodrigo de Freitas

    A Lagoa Rodrigo de Freitas é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro e não deixa de ser uma boa opção para passar o tempo com as crianças. Dá para curtir um dia de verão por lá e fazer um piquenique, andar de bicicleta com os pequenos ou se divertir no pedalinho. Lá você pode alugar bicicletas convencionais e de dois lugares. Enquanto as crianças curtem a natureza, você também pode apreciar a paisagem que tem como fundo o Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea e o Corcovado.

    3. Parque Guinle

    O Parque Guinle foi construído em 1920 para ser o jardim do Palácio Laranjeiras, residência de Eduardo Guinle, patriarca de uma das famílias mais tradicionais do Rio de Janeiro. Hoje, o local embeleza e dá vida à uma área cercada por prédios e é muito frequentado por famílias com crianças. Possui um lago com patos, gansos e cisnes, que a criançada pode alimentar. Possui também um parquinho com gangorra, balanço e diversos brinquedos infantis. O lugar é perfeito para um piquenique nos dias de calor e para inventar diversas brincadeiras ao ar livre.

    4. Bosque da Barra

    O parque municipal é um refúgio em meio a intensa Barra da Tijuca. O local tem espaço de sobra para as crianças brincarem, correrem e pedalarem. Conta também com balanços e outros brinquedos infantis espalhados. Por ser uma reserva ecológica com característica originais de restinga, é possível se deparar com bichinhos, como macaquinhos, galinhas d’angola, entre outros, que de vez em quando dão o ar da graça. É uma área perfeita para piquenique. Leve a cesta com saborosas guloseimas e estenda a toalha em uma área arborizada e aproveite o momento de lazer.

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 7h às 17h, sábado, das 10h às 22h e domingos das 07h às 17. Fechado às segundas.
  • 5. Jardins do Palácio do Catete

    O belo jardim fica nos fundos do Museu da República, sede do Governo Federal quando o Rio de Janeiro era capital do Brasil. O espaço pode ser aproveitado tanto após uma visita – que custa R$ 6,00 – quanto em qualquer outro dia, pois não é necessário pagar para ter acesso. Para se ter uma ideia da beleza do lugar, em 1983 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A área externa é um excelente espaço para brincadeiras, com lagos ocupados por patos, pontes e grutas, além de um playground nos fundos. Enquanto isso, os pais podem relaxar e curtir a beleza do lugar.

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 17h, sábados e domingos das 11h às 18h.
  • 6. Parque Ecológico Chico Mendes

    A reserva ambiental é uma ótima opção para que os pequenos interajam com a natureza. É habitat de espécies animais ameaçadas de extinção, como o jacaré-de-papo-amarelo. Além da vasta área verde, para deixar os pequenos bem à vontade, o parque oferece estrutura de lazer com playground, com brinquedos em bom estado de conservação e espaço para piquenique.

    Para os cheios de energia, o parque conta com dez opções de trilhas, sinalizadas e fáceis de serem percorridas, entre elas, uma é adaptada para portadores de deficiência física e visual. Não deixe de passar pelo Bicho Fama, uma paródia à calçada da fama de Hollywood, que homenageia os ilustres moradores do local, entre eles, o jacaré, a coruja, o pica-pau, entre outros.

    Publicidade

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.
  • 7. Trilha do Morro da Urca

    Essa vai agradar as crianças de espírito aventureiro! Partindo da Praia Vermelha, onde está localizada a primeira estação do bondinho, há uma trilha que leva até a segunda estação do bondinho, onde está o Morro da Urca. Tudo começa na Pista Cláudio Coutinho, em um caminho bem sinalizado, com placas que mostram os passos até a chegada.

    O início da trilha é mais cansativo por conta dos degraus, mas vá fazendo paradas para beber água e recuperar o fôlego, além de curtir a natureza e os bichinhos que se aproximam. O trajeto dura em torno de 45 minutos. Ao final, a vista é recompensadora! Não é necessário pagar para fazer o trajeto, você paga apenas se resolver retornar usando o bondinho.

  • Horário de funcionamento: de domingo a segunda, das 8h às 18h.
  • 8. Parque da Catacumba


    O Parque da Catacumba é uma reserva ecológica localizada ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde até 1970 existia uma favela. Pouco conhecido por quem passa pelo local, é um bom espaço para aproveitar os dias quentes com as crianças.

    Devido a uma parceria com uma empresa privada para revitalização, são oferecidas atividades de ecoturismo e aventura, porém, estas são pagas, mas mesmo assim é possível desfrutar do espaço gratuitamente. Além da área verde, há cerca de 30 obras de artistas renomados expostas ao ar livre, uma trilha e o belo Mirante do Sacopã, que presenteia os visitantes com um dos pores do sol mais bonitos da cidade, com vista para a Lagoa, o Corcovado e a Pedra da Gávea.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h.
  • 9. Parque das Ruínas

    Para quem está na região de Santa Teresa, o Parque das Ruínas é um ótimo espaço para desfrutar de atividades culturais com a galerinha e ter uma linda visão da Baía de Guanabara. O Centro Cultural do parque oferece programação como exposições, teatros infantis, apresentações de música e circo, sem contar com os sábados e domingos, dias de programação especial para a garotada. No local há uma cafeteria, que é uma excelente opção para quando bater a fome.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h.
  • 10. Parque Lage

    Um fim de semana no Parque Lage é um passeio que agrada toda a família. Experimente um café da manhã na cafeteria que fica ao lado da Escola de Artes Visuais. Depois, siga o passeio caminhando aos pés do Morro do Corcovado. O trajeto vai encantar os pequenos com um chafariz, um aquário com diversas espécies de peixes e que é também uma espécie de labirinto. Aproveite para descobrir bichinhos que passam perto dos visitantes e se divertir em um parquinho com brinquedos de madeira.

    Aos sábados de manhã, cada criança pode levar um adulto para a Escola de Artes Visuais em atividades que tem o objetivo de despertar novas formas de diálogo a partir de uma atividade em comum. Você pode obter mais detalhes no site do parque. Aproveite a experiência em um dia de sol e se encante com esse lugar que é a cara do Rio de Janeiro!

  • Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 17h.
  • 11. Fazendinha Novo Leblon

    Embora esteja localizado dentro de um condomínio da Barra, a população de toda região pode se beneficiar do espaço. Os pequenos podem ver de perto diversos animais típicos da fazenda, como patos, vacas, gansos, coelhos, cavalos, alimentar os cabritinhos, entre outros, e brincar nas alamedas que levam à casa grande ou na mesinha de jogos. Enquanto as crianças se divertem, os pais podem recostar e relaxar à sombra de uma árvore.

  • Horário de funcionamento: de segunda sexta, das 9h às 12h e das 13h às 14h, e aos sábados e domingos das 9h às 14h.
  • 12. Museu da Vida

    O Museu da Vida pertence à Fundação Oswaldo Cruz, e é um espaço para atiçar a curiosidade e enxergar a ciência em pequenos detalhes do dia a dia. O museu está localizado na Fiocruz e oferece um amplo espaço ao ar livre. Para as crianças, a diversão é garantida, pois o local conta com castelo, pirâmide, tenda de teatro, laboratórios, trilhas histórico-ecológicas e borboletários. As atividades são pensadas para todas as idades e há a presença de mediadores para esclarecer todas as dúvidas.

    Publicidade

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados das 10h às 16h.
  • 13. Observação do céu no Planetário do Rio

    Embora a visita ao Planetário do Rio seja paga, às quartas e sábados acontece a tradicional observação do céu. São colocados à disposição do público telescópios, através dos quais consegue-se observar a lua e os planetas, sob a supervisão dos astrônomos que ficam de prontidão para esclarecer dúvidas. A programação é lúdica e atrai muitas crianças. Para participar, é necessário chegar com 30 minutos de antecedência para retirar sua senha e levar 1kg de alimento não-perecível. São distribuídas 160 senhas por dia.

  • Horário de funcionamento: quarta-feira, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 19h às 21h.
  • 14. Museu Histórico do Corpo de Bombeiros

    Este museu vai deixar os pequenos ainda mais encantados por estes heróis! O Museu Histórico conta a história do primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, criado em 1856 pelo imperador D. Pedro II, patrono da corporação. Está instalado dentro do Comando Geral dos Bombeiros em um prédio anexo com dois pavimentos. O acervo é composto por réplicas dos objetos de D. Pedro II, inclusive por burros que puxavam os carro-pipa e escada Magirus antigas. Antes da visita, acesse o site da instituição, pois pelo fato de o museu estar localizado dentro de uma unidade militar, existem algumas restrições de vestimentas.

  • Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado, das 09h às 17h.
  • 15. Baixo Bebê Leblon

    O que não pode faltar na vida do carioca ou de quem está de passagem pela cidade é um banho de mar. E não é porque você está com bebê ou criança que precisa deixar de desfrutar. Na praia do Leblon, próximo ao posto 12, há um espaço tradicional de recreação infantil chamado Baixo Bebê. Funciona como um playground na areia, à beira mar, com brinquedos coloridos e estrutura, como trocador. Para animar, aos finais de semana há música para os pequenos. O espaço é gratuito, mas também é possível fazer o aluguel de piscinas.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
  • Viu só como tem muita coisa bacana e na faixa no Rio de Janeiro? Aproveite as áreas verdes para forrar a toalha na grama e desfrutar de um piquenique com lanchinhos saborosos e muita conversa!

    15 programas infantis pagos no Rio de Janeiro

    Entre as atividades pagas, há opções para todos os gostos e bolsos. Desde atividades de aventura e ecoturismo, até incríveis museus que são uma verdadeira aula para a família!

    16. AquaRio

    Se você quer um programão para fazer em família, especialmente em dia chuvosos, esta opção vai te encantar. O AquaRio é o maior Aquário Marinho do Brasil e da América do Sul, com 4,5 milhões de litros de água salgada distribuídos em 28 recintos. São retratados diversos ecossistemas marinhos e também é possível observar recifes de diversos lugares do mundo. O mais legal do passeio é interagir e chegar bem perto de peixes, raias e tubarões, sentindo como se você estivesse dentro do mar. É uma experiência inesquecível para os pequenos!

  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 18h, com entrada até às 17h.
  • 17. Fazendinha Rio

    É diversão que você quer? Pois prepare-se, a Fazendinha Rio oferece 30 mil metros quadrados de espaço verde, animais de fazenda e muitas brincadeiras. Aos finais de semana a fazenda abre suas porteiras para a família, proporcionando uma experiência completamente nova para a garotada que vive na cidade.

    De forma supervisionada, as crianças podem tocar, acariciar e alimentar animais, entre eles vacas, touros, ovelhas, entre outros. Uma das atividades mais aguardadas é a aula de culinária, na qual os pequenos colocam a mão na massa e preparam um delicioso pão para consumir quentinho. Além disso, há também vivência em uma horta, tirolesa, arvorismo, passeio a cavalo e muito mais! Antes da visita, consulte o calendário no site, pois os dias e horários podem sofrer alterações, especialmente em dias chuvosos.

  • Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, e durante as férias, de quinta a domingo, das 10h às 17h.
  • 18. Planetário do Rio

    Após visitar o Planetário, as crianças vão olhar para o céu com outros olhos. A Fundação tem o objetivo de divulgar a astronomia de forma didática e interativa. No ambiente A Terra em Movimento é possível explorar, simultaneamente, todas as fases da lua. Enquanto isso, na Nave-Escola, é possível ver experimentos dedicados aos conhecimentos do sistema solar e ainda simular qual seria o seu peso em outros planetas. Os pequenos vão adorar.

  • Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h, sábado, das 14h30 às 20h, domingo, das 14h às 18h.
  • 19. Lagoa Aventuras

    A Lagoa Aventuras é um espaço para atividades de aventura e ecoturismo, que funciona dentro do Parque da Catacumba. Com segurança e instrutores treinados, é o passeio ideal para as crianças que gostam de adrenalina. É possível praticar arvorismo, escalada, tirolesa e rapel.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h30 às 16h30 (horário normal), de 9h30 às 17h30 (horário de verão). De terça a sexta é obrigatório o agendamento com 24 horas de antecedência.
  • 20. RioZoo

    Toda criança adora um passeio ao zoológico! É um momento de conhecimento e descobertas que fica marcado para sempre na vida dos pequenos. No Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, o mais antigo do Brasil, vivem cerca de 800 animais, entre aves, primatas, répteis e felinos. A criançada vai poder admirar de perto, e com segurança, leões, tigres e girafas. Fique tranquilo, pois o RioZoo é referência mundial no tratamento de animais, formando, assim, visitantes conscientes.

  • Horário de funcionamento: de sexta a domingo e feriados, das 10h às 17h, com fechamento da bilheteria às 16h.
  • 21. Maracanã Tour

    Para as crianças que desde cedo cultivam o amor pelo futebol, saiba que é possível fazer uma visita ao Maracanã, o templo máximo do futebol. O tour leva os visitantes aos bastidores do estádio – o vestiário, sala de aquecimento dos jogadores e onde são realizadas as coletivas de imprensa – mas o ponto alto do passeio é chegar à beira do gramado e poder sentar em um dos bancos de reserva. É possível ainda ver uma exposição com itens dos jogadores que marcaram a história do estádio, como Pelé, Garrincha e Zico, e ver de perto a camisa 7 do Brasil usada por Manéna na Copa de 62, a bola e a rede do jogo do milésimo gol do Rei do Futebol.

  • Horário de funcionamento: tour guiado – todos os dias, das 9h às 16h. Tour não guiado – todos os dias, das 9h às 16h30. Em dias de jogo, a última visita terminará três horas antes da abertura dos portões.
  • 22. Museu do Amanhã

    É impossível passar pelo Museu do Amanhã e não se impactar com sua estrutura moderna e grandiosa. O passeio é perfeito para as crianças em fase de aprendizagem e curiosas, por ser um museu de ciências diferente. O museu, que nos leva a pensar no amanhã, traz um clima futurístico, no qual os pequenos fazem parte do ambiente e podem tocar nas telas interativas e são convidadas a todo momento a explorar o novo.

    É composto por uma exposição principal, que ocupa o segundo andar, onde o público é levado a percorrer uma narrativa estruturada em cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós, que somam mais de 40 experiências disponíveis em português, espanhol e inglês, e também por mostras temporárias. É uma atração que une diversão e conhecimento!

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada às 17h.
  • 23. FlorestAventura

    Prepare-se para um dia de muita adrenalina! O FlorestAventura é nada menos que o maior circuito de arvorismo do Rio de Janeiro. É composto por dois percursos para crianças e adultos, com mais de 30 desafios, obstáculos e tirolesas. Além de gastar as energias, é uma ótima pedida para que os pequenos tenham contato com o meio ambiente, a começar pela sua localização, que fica no meio de uma mata tropical. Os papais e mamães podem ficar tranquilos, pois tudo é feito com equipamentos de segurança específicos e instruções dadas por profissionais feras no assunto.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h, finais de semana e feriados mediante reserva antecipada.
  • 24. Forte de Copacabana

    O Forte de Copacabana é um passeio para a familia que você pode emendar com uma praia, por ficar localizado na ponta de Copacabana. O Museu do Forte conta a história da fortificação desde o início até os dias atuais. As crianças vão se encantar ao ver de perto armamentos e objetos do Exército Brasileiro, e vão poder entrar na construção feita para abrigar os soldados durante um possível combate e ver de perto incríveis canhões. No local, também está a famosa Confeitaria Colombo, onde é possível tomar um café com uma vista privilegiada da praia.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h.
  • 25. Jardim Botânico

    O Jardim Botânico – RJ é um passeio imprescindível tanto para quem vive na cidade, quanto para quem está de visita. É uma excelente opção para estar à sombra das árvores nos dias de calor. Para as crianças, a diversão está em ver de perto bichinhos que dão o ar da graça e correr por espaçosos corredores.

    É o jardim botânico mais antigo do Brasil, tanto que o ano da sua fundação coincide com a chegada da Família Real portuguesa no Brasil. Ele funciona como um importante instituto de pesquisa, e é considerado Patrimônio Nacional pelo Iphan e reserva da biosfera da Mata Atlântica pela Unesco.

    Além de contemplar as belezas, é um local de muito aprendizado, pois abriga mais de 3.400 espécies de plantas diferentes, vindas do mundo todo e com nomes divertidos – experimente parar e observar com as crianças. Entre os destaques está a palmeira imperial, que pode chegar à altura de um prédio de 15 andares.

  • Horário de funcionamento: às segundas-feiras das 12h às 18h e de terça a domingo das 8h às 18h.
  • 26. Cristo Redentor

    Se você está no Rio de Janeiro, não pode deixar de visitar o Cristo Redentor, o principal cartão postal da cidade. Este é um passeio muito procurado por turistas, mas que muitas vezes passa despercebido pelos cariocas, que já se acostumaram com a presença do monumento ali. A maneira mais gostosa de subir, especialmente para quem está com crianças é de trem, passando pelo meio da Mata Atlântica, com ilustre presença de bichinhos e apreciando a paisagem deslumbrante. A viagem dura em torno de 20 minutos ao longo de uma antiga ferrovia.

    Para facilitar, compre os ingressos pela internet e, ao chegar no local, minutos antes do embarque, faça a troca e evite filas. Ao chegar no topo, a galerinha vai se surpreender ao se deparar com a estátua de 38 metros de altura. Não se esqueça da foto com os braços abertos nos pés do Cristo para eternizar o momento!

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 20h (alta temporada, finais de semana e feriados); diariamente, de 8h às 19h (baixa temporada).
  • 27. Unicirco Marcos Frota

    Circo é um passeio que é a cara da infância! E a Universidade Livre do Circo, concebida e dirigida pelo ator Marcos Frota, desenvolve a mais de 25 anos de programas e ações artísticas, sociais e pedagógicas tendo como eixo a milenar arte circense. A lona tem capacidade para até 2.500 pessoas rirem e se encantarem com números de trapézio, salto, cores e tudo de melhor que o mundo do circo tem a oferecer!

  • Horário de funcionamento: espetáculos aos sábados, domingos e feriados às 15h e 17h.
  • 28. Bondinho Pão de Açúcar

    Um dos passeios mais tradicionais – e incríveis – do Rio de Janeiro também merece ser feito pelos pequenos! Quer ver a Cidade Maravilhosa de cima, com uma vista 360º das praias, o Corcovado, o Cristo Redentor e muitas outras belezas? Mas, há o Bondinho das Crianças, que traz atrações animadas, como música e apresentações. As atrações variam mês a mês e acontecem todos os sábados.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 21h, sendo o fechamento da bilheteria às 19h30.
  • 29. Espaço Cultural da Marinha

    O Espaço Cultural da Marinha é um lugar repleto de história e que vai atiçar a curiosidade das crianças. Lá, eles vão poder ver de perto um helicóptero da Marinha, entrar em um submarino e ver carros de combate. De lá também partem dois passeios, um pela Baía de Guanabara, a bordo de um rebocador ou de uma escuna, de onde se avistam os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro com um guia que conta histórias e curiosidades, e outro para a Ilha Fiscal, cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 16h30. Aberto às segundas apenas em caso de feriado.
  • 30. Museu Seleção Brasileira

    Visitar o Museu da Seleção Brasileira é uma emoção única. E não apenas as crianças vão se apaixonar, os pais também! O espaço reúne troféus, fotos e imagens desde a primeira partida oficial da Seleção, que conquistou seu primeiro troféu, a Copa Roca. Com tecnologia de última geração, é um passeio inesquecível para os que desde pequenos cultivam o amor pelo nosso esporte.

  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. A última entrada é permitida às 17h30.
  • Se o Rio de Janeiro já te encantava pelas belezas naturais, depois dessa, você vai ter ainda mais motivos para amar essa cidade e para bater perna com a criançada! Outra boa opção é levar a criançada para curtir o mar. Veja as melhores praias do Rio de Janeiro.