Por Pablo Mingoti
Atualizado em 10.02.23
Um pequeno município no estado de São Paulo, com menos de 4 mil habitantes, que se tornou destino para viajantes, por causa da natureza e espaços culturais. É assim que podemos definir Rifaina, que reúne uma praia de água doce, represa e muitas atividades de ecoturismo pelas paisagens incríveis desta região, que é conhecida pelas fazendas de café. Embarque nesta viagem rumo ao interior de São Paulo.
Publicidade
Rifaina está no nordeste do estado de São Paulo e faz divisa com Minas Gerais, na cidade de Sacramento. O município está a cerca de 460 km da capital São Paulo, 350 km de Brotas, 230 km de Olímpia, 180 km de Ribeirão Preto e 70 km de Franca. Se você parte de Minas Gerais, Rifaina está, aproximadamente, a 100 km de Araxá e a 460 km da capital Belo Horizonte.
A melhor maneira de chegar até Rifaina é por carro, para aproveitar as atrações da região. Para isso, basta fazer uma viagem pelas rodovias Cândido Portinari (SP-334) e MG-428 (Rodovia Franca-Araxá).Se quiser ir de avião, você pode pegar um voo até o aeroporto da capital de São Paulo ou aeroporto de Ribeirão Preto, que possui algumas opções saindo de destinos do Brasil e de lá, fazer uma road trip.
Agora que você já sabe onde fica e como chegar até Rifaina, veja o que fazer por lá.
As atividades em Rifaina são realizadas ao ar livre e predominantemente de ecoturismo. Veja as opções:
Para entender essa atração turística, é preciso saber da história. Na década de 70, a Represa de Jaguara inundou parte da cidade de Rifaina, formando um lago artificial. Com o tempo, o local se tornou um ponto de encontro de moradores e turistas que visitavam a cidade, nascendo a Praia de Rifaina. Com 1,5 km de extensão, a praia é o local para praticar esportes náuticos, mergulhos, andar de lancha e tomar sol nas margens. Píer e quiosques foram inseridos ao longo da praia artificial de Rifaina.
É possível fazer trilhas, como a do Morro do Chapéu, com percurso de 5 km. As paisagens no topo do morro são incríveis e valem a caminhada, inclusive para famílias. Agora se você é fã de trekking, aquelas caminhadas com paradas para dormir, pode fazer o caminho até o Distrito de Igaçaba em um trajeto de 15 km. É possível fazer outras atividades, como essa em percursos na região: a trilha da Furna de São Pedro na cidade de Pedregulho e o Aqqua Trekking, trilha com a travessia em rio, sobre o Ribeirão São Pedro. Geralmente os trajetos são em matas fechadas e a melhor maneira de fazer essas atividades é com a contratação de guias.
Publicidade
A Ilha do Amor é o ponto de encontro para praticar mergulho. Há diferentes empresas que organizam passeios até a ilha, passando pelo famoso Paredão do Estreito ou também chamado de canyons de Rifaina. A Ilha do Amor está localizada na Represa de Jaguara e não é muito grande. O passeio custa cerca de R$300, com equipamentos e deslocamento incluso e o visitante pode mergulhar em profundidades de 5 m a 40 m. Os preços para o mergulho podem variar e a atividade pode não acontecer em algumas épocas do ano.
As cachoeiras são acessadas por trilhas, que podem ser realizadas a pé ou de bicicleta. Inclusive, muitos grupos de pedal fazem esses passeios. As cachoeiras mais famosas da região são do Taquari, do Azulinho, Pedroso e da Caveira. Durante esses passeios, há a possibilidade de praticar atividades de ecoturismo, como boia cross ou descer o rio de caiaque.
A represa de Jaguara está entre as cidades de Rifaina (SP) e Jaguara (MG). Nela, é possível passear de lancha e até fazer alguns mergulhos pela região. A represa está localizada dentro do Parque Náutico de Jaguara, um complexo com hotel, restaurante e espaços para esportes aquáticos. No seu entorno há trilhas, espaços verdes e a Usina Hidrelétrica. Esta última pode ser visitada mediante agendamento. E tem também o templo ecumênico piramidal, para quem gosta de turismo religioso.
A prefeitura, juntamente com organizações parceiras, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), criaram um programa de observação de aves coordenado por um biólogo. As aves são catalogadas e o programa recebe visitantes e turistas mediante agendamento para a atividade. Geralmente a observação é feita a olho nu e com binóculos.
Em Sacramento, fica a Gruta dos Palhares, um dos destinos para quem passa por Rifaina. O visitante pode ir até a frente da caverna e aproveitar a infraestrutura (piscina, restaurante e sorveteria) e também tirar fotos. É possível entrar apenas no salão principal para ver ninhos de pássaros e paisagens incríveis. Para adentrar mais na gruta, somente com autorização especial.
Você também pode acompanhar algumas apresentações musicais no teatro de Arena que fica próximo à prainha de Rifaina. Essas são as atrações principais na cidade e ao redor, mas é possível visitar outros locais em Sacramento e Araxá, regiões turísticas de Minas Gerais.
É importante saber algumas dicas de Rifaina para não se estressar durante o passeio:
Anote essas dicas para aproveitar todas as opções de lazer neste pequeno município turístico.
As hospedagens mais frequentadas não ficam especificamente em Rifaina, mas em rodovias ou cidades próximas. Confira:
Publicidade
Há outras opções de pousadas na região, muitas de moradores que decidem empreender e que oferecem opções de quartos simples para passar a noite. Entre elas estão a Pousada Mala e Cuia, Pousada Caraíba e Pousada Mandevilla.
Veja fotos dos atrativos turísticos desta região rodeada por natureza:
Gostou de conhecer essa cidade rodeada por natureza e atividades de ecoturismo? Agora você pode descobrir um guia completo sobre o turismo ecológico no Brasil, para programar melhor a sua viagem.