Por Bruno Mendes
Montanhas suntuosas, cachoeiras, fazendas e belíssimas construções históricas estão entre os principais atrativos de Rio das Flores. Esse bucólico município fluminense faz parte do Vale do Café e vai te proporcionar momentos de lazer e calmaria. Confira informações e imagens:
Publicidade
Rio das Flores fica na região serrana do Rio de Janeiro, a 178 km da capital carioca. Situada a 525 metros acima do nível do mar, a cidade era habitada pelos índios puris antes da chegada dos portugueses no século XVI. O intenso desenvolvimento local ocorreu no século XIX, durante o ciclo do café. Anteriormente chamada de Freguesia de Santa Teresa, passou a se chamar Rio das Flores em 1943.
Veja onde você irá vivenciar ótimos momentos em Rio das Flores, essa cidade cheia de história, lugares bonitos e que é importante produtora de cachaça. Programe-se já para fazer passeios irresistíveis por esse privilegiado destino:
Com 25 metros de altura, a Cachoeira do Amor fica dentro de uma propriedade privada que oferece espaço de lazer com ótima infraestrutura. Por perto da queda d’água, há ducha de água natural e pequenas churrasqueiras, caso o visitante queira saborear delícias gastronômicas da região. O local funciona todos os dias das 9h às 16h e a entrada custa R$ 10 por pessoa.
A visita à Fazenda do Paraíso proporciona muito aprendizado histórico e a apreciação de jardins bem cuidados e árvores enormes. Assim, ao caminhar por uma via contornada por palmeiras até chegar a um pequeno palácio, o visitante se sentirá em um filme de época. O casarão, erguido entre 1845 e 1853, tem 58 cômodos e pertenceu ao Visconde de Rio Preto, importante fazendeiro de café.
A premiada Cachaçaria Werneck é mais uma atração imperdível de Rio das Flores. No local, o visitante irá conhecer o processo de fabricação da bebida, observar os barris e degustar 5 tipos de cachaças. Certamente, você vai querer comprar uma ou mais garrafas para levar para casa ou mesmo presentear amigos. Ótima ideia, hein!
Gostou da atração acima? Então, visite também o Alambique Vieira & Castro, outro lugar nota 10 para todos que amam a bebida brasileira mais conhecida mundo afora. As cachaças desse alambique são feitas com canas produzidas na própria fazenda, as quais são plantadas com adubo natural e sem o uso de fertilizantes.
Publicidade
Foi nessa igreja, construída em estilo neogótico, que o pai da aviação Santos Dumont e a sua irmã Sofia foram batizados. A construção é o destaque do charmoso centro histórico de Rio das Flores, região com pequenas ruas e prédios que trazem marcas arquitetônicas do século XIX. Lá estão também os prédios do fórum e da prefeitura e o Museu de História Regional Padre Sebastião Pereira da Silva.
Pode incluir na sua agenda a visita a esses cinco pontos turísticos. Você não vai se arrepender!
Agora que você já conheceu os atrativos mais bacanas, saiba quais são os melhores lugares para se hospedar no trecho urbano e rural da cidade.
Rio das Flores conta com bons hotéis e pousadas. Fique certo de que, além desses, há outros estabelecimentos de ótimos para você descansar entre um passeio e outro.
Dá uma olhada nesses três registros feitos nos recantos mais bonitos de Rio das Flores. Conheça novas ideias de passeios pela cidade do Vale do Café e sua proximidades:
Um guia completo para você saber muito bem como vivenciar momentos prazerosos em Rio das Flores. Ir ao museu, tomar uma cachacinha diferenciada e observar o anoitecer por uma perspectiva especial estão entre as opções do roteiro!
Aqui, você terá uma excelente apresentação desse hotel com ótima infraestrutura e requinte histórico único.
Publicidade
As construções do período colonial, os ares interioranos das ruas pacatas e a natureza de encher os olhos são apresentados e explicados nesse vídeo inspirador!
Gostou das apresentações? Chegou a sua vez de gravar vídeos bem legais durante seus passeios por Rio das Flores!
Para finalizar, selecionamos as melhores imagens do município fluminense. Olha só:
Depois dessa experiência em Rio das Flores, veja também lugares especiais para conhecer em Petrópolis. Vale a pena fazer um longo passeio na mais famosa cidade da região serrana!