Por Bruno Mendes
Atualizado em 28.04.22
Praias, sol forte e os belos contornos naturais da Região dos Lagos te aguardam em Rio das Ostras, cidade que fica a 180 quilômetros do Rio de Janeiro (capital). O município que recebe milhares de turistas no verão — e em especial no carnaval — costuma ser bem tranquilo em outras épocas, ou seja, período ideal para o viajante que deseja curtir o mar enquanto descansa.
Publicidade
Quer fugir um pouco da agitação de Búzios e Cabo Frio sem deixar de aproveitar o que o litoral fluminense tem de melhor? Não deixe de visitar Rio das Ostras. Olha só estes lugares bem legais que você poderá conhecer por lá.
A praia Costa Azul é movimentada, tem ótima infraestrutura de bares, restaurantes e quiosques, além de contar com hotéis e pousadas por toda a parte. Sem deixar de falar no mar agitado — propício para a prática de surf — e no píer que permite ótimas vistas de toda a faixa de areia e alguns trechos da cidade.
Identificada como uma das mais bonitas de Rio das Ostras, a Praia da Joana tem as águas calmas e, portanto, é ótima para crianças ou mesmo adultos que não curtem mares agitados. Além disso, ela é contornada por árvores que servem como sombra e conferem uma beleza a mais ao local.
A Reserva Biológica União também contempla os municípios de Macaé e Casemiro de Abreu, e é uma área verde de extrema importância. São mais de sete mil hectares, com predominância da Mata Atlântica e espaço de preservação ao mico leão dourado e outras espécies em extinção, como a jaguatirica, jacaré de papo amarelo e o macaco bugio.
Localizado entre a Praia da Joana e a Praia da Baleia, o Monumento Natural dos Costões Rochosos é uma incrível faixa de rochas que virou reserva ecológica. Você gosta de tirar fotos de ilustres representações da natureza? Segue aqui um espaço com amplas possibilidades artísticas.
A Praça da Baleia conta com escultura da espécie Jubarte de 20 metros de comprimento, feita de chapa de bronze, metal e latão. O espaço também dispõe de uma área de recreação — ótimo para passeios com a família — e vista para a praia. Bom destino turístico para o fim da tarde, quando ainda não escureceu!
A praia Boca da Barra dispõe de lugares para o frequentador petiscar e tomar a sua cervejinha, e tem águas clarinhas e calmas, como se fosse uma piscina natural de frente para a areia. Dica: ótimo local para o turista descansar, sentir o ar fresco em paz, brincar com as crianças e até praticar esportes.
Se você gosta de movimento e múltiplas opções de restaurantes, bares e até lojinhas por perto, a boa ideia é curtir a praia do Centro. Ainda que esteja localizada na área mais movimentada da cidade, dá para tomar banho na praia e apreciar a areia com tranquilidade, principalmente se você visitar Rio das Ostras fora do período da alta temporada.
Publicidade
Super elogiado no TripAdvisor, o Bartô, situado perto da praia Costa Azul, é uma referência gastronômica e serve diferentes pratos com camarão, massas, peixes, grelhados, etc. Detalhe: o aconchegante restaurante já recebeu indicação do Guia Quatro Rodas e venceu o Concurso Gastronômico de Frutos do Mar de Rio das Ostras nas oportunidades em que participou.
A Praça do Trem é um espaço de enorme relevância histórica, pois conta com arquitetura idêntica a uma estação ferroviária, além dos trilhos e a réplica de uma locomotiva que é hoje tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Gosta de trens antigos? Pode ir!
Situado na Costa Azul, o restaurante Hanatake é uma referência na Região dos Lagos no quesito comida japonesa. É notório que os brasileiros amam a gastronomia oriental, portanto não podemos deixar de destacar esta opção super interessante.
Reinaugurado em 2015 após importante reforma, o Museu Sambaqui da Tairoba é um patrimônio nacional. O espaço cultural contempla valiosa coleção de ossadas dos sambaquianos, comunidade que há 3500 anos vivia da caça, coleta e pesca na área que hoje corresponde a Rio das Ostras.
Como o próprio nome sugere, a praia Virgem tem aquelas características de lugares pouco explorados — natureza preservada, silêncio, faixa de areia quase vazia — e é super recomendada ao visitante que deseja se isolar do mundo e até estar imerso em instantes terapêuticos. Que tal?
O Parque dos Pássaros de Rio das Ostras foi criado com o objetivo de manter espécies ameaçadas de extinção preservadas. Na encantadora área verde o visitante poderá fazer caminhadas e observar de perto réplicas de ecossistema da Mata Atlântica.
A praia do Remanso mescla características que agradam diferentes tipos de banhistas, já que recebe muitos visitantes e ao mesmo tempo conserva aquele climinha tranquilo, tão propício ao descanso. As águas mornas e claras, e as piscinas naturais formadas na região com pedras, também dão um toque a mais ao atrativo.
Situada nas proximidades da região central de Rio das Ostras, a praia do Cemitério é perfeita para o visitante que optar por comodidade, afinal existem alguns quiosques, com mesas e cadeiras para o banhista provar uns petiscos entre um banho de mar e outro. As amendoeiras próximas a areia fazem sombra, deixando o local muito agradável para caminhadas.
A Lagoa da Coca Cola recebeu este apelido em razão da cor da água que lembra a do refrigerante. É bom o turista não se enganar com a cor escura, pois a água é limpa e só tem essa coloração por causa da quantidade de iodo. Imagina só uma grande piscina onde crianças e adultos podem curtir tranquilamente? Vale a passagem!
Publicidade
Similar à praia Virgem, a praia de Itapebussus tem 2 quilômetros de extensão e é acessada por meio de uma trilha cercada de natureza verde, muito preservada. Lá, o atrativo mais recomendado é o mergulho, pois as águas são límpidas e a vida marinha bem rica.
Reaberto em julho de 2017, o Parque Municipal de Rio das Ostras é um programa imperdível aos apaixonados pela fauna. O viajante poderá fazer piquenique, trilhas ecológicas, ginástica ao ar livre, conferir a estufa para a produção de mudas e muito mais.
Rodeada por enormes pedras e arbustos, a praia das Areias Negras também está entre as menos visitadas de Rio das Ostras e é muito acessada por pescadores da região. Como não há infraestrutura, é recomendado aos turistas levarem comida e bebida.
Já anotou na sua agenda quais lugares irá conhecer em Rio das Ostras? Prepara-se para relaxar e se divertir na mesma medida.