10 destinos para visitar na Rota Alemã dos Contos de Fadas

Por
Atualizado em 17.11.23

Quando falamos de contos de fadas, logo vem a Disney em nossa mente, certo? Entretanto, aqui, a situação fica um pouquinho diferente, já que os protagonistas da história são os Irmãos Grimm.

Publicidade

Para quem não sabe, os Irmãos Grimm lançaram diversas fábulas infantis e, nos contos, a Alemanha era o cenário de plano de fundo. As histórias de Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e tantas outras surgiram dos contos desses caras aí (sim, muito antes da Disney existir).

E todo esse imaginário infantil que muito adulto gosta originou a Rota dos Contos de Fadas, que é um percurso de aproximadamente 600km entre as cidades de Hanau e Bremem, na Alemanha. É recomendado que você faça o trajeto de carro, sem pressa, indo de uma cidade a outra. Portanto, prepare-se para mergulhar nos contos dos Irmãos Grimm e descobrir o que fazer em cada uma das cidades:

1. Hanau

A nossa viagem começa aqui, em Hanau, uma cidade situada a 25km de Frankfurt. Nesta parada, você deve visitar o Philippsruhe Castle, um castelo do século 18 que hoje abriga um museu dedicado aos Irmãos Grimm. O castelo possui um imenso parque, bem preservado e lindo para você passear.

2. Steinau an der straße

A parada seguinte é na cidade de Steinau an der straße, situada a 60km de Hanau. O local possui o Schloss Steinau, uma fortaleza do século 16 que hoje comporta mais um museu sobre os Irmãos Grimm. O destaque é a possibilidade de você realizar um tour guiado pela cidade acompanhado de personagens dos contos dos Grimm.

3. Marburg

Uma das cidades mais encantadoras da Alemanha, em Marburg você encontra o Castelo dos Landgrave, que é lindo tanto por fora quanto por dentro. É possível realizar um tour pelas instalações, que hoje abrigam um museu e uma sala para eventos e concertos.

Mas, nós queremos saber é dos contos de fadas… E sim, aqui também tem algo muito especial: existe uma trilha chamada Grimm-Dich-Pfdad. Este é um percurso de aproximadamente 2km que faz com que você se sinta dentro das histórias infantis, já que passamos por 15 pontos contendo esculturas inspiradas nos personagens criados pelos Irmãos Grimm. Nada melhor do que andar e, de repente, se deparar com uma estátua que remete à Cinderela.
A praça central de Marburg também é cheia de encanto, com suas construções tradicionais e várias lojas e restaurantes divinos. Tente ir ao Restaurant Ratsschänke e peça um Rahmschnitzel (uma bisteca de porco, com um molho maravilhosamente bom, acompanhada de spätzle, um macarrão tradicional na Alemanha).

4. Schwalmstadt

Os fãs da Chapeuzinho Vermelho encontram em Schwalmstadt a sua parada oficial! A dica é visitar o Museum der Schwalm, um museu que com muitos itens que remente à personagem. Inclusive, você verá que o chapéu vermelho é bem diferente do que conhecemos. Ah, você também pode fazer um passeio pela floresta, sem medo do Lobo Mau.

No museu você consegue descobrir que esse chapeuzinho determinava a situação da mulher na sociedade: o vermelho era usado pelas crianças; o verde era das meninas adolescentes; o roxo com a chegada do primeiro filhos; preto e branco para mulheres acima dos 50 anos; somente preto para as mais velhas e viúvas.

Publicidade

5. Bad Wildungen

“Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou”! Em Bad Wildungen encontramos o Schloss Friedrichstein, o castelo que originou a história da Branca de Neve. A visita no local permite ver a mina de cobre, o museu de mineração e a casa da Branca de Neve.

6. Kassel

Uma cidade repleta de beleza, não é de se admirar que seja considerada um Patrimônio da UNESCO. Em Kassel, nós encontramos o Parque Wilhelmshohe, um espaço repleto de jardins, cascatas e monumentos. Lá você pode visitar a estátua de Hércules e o Schloss Wilhelmshöhe, um palácio elegantíssimo.

Pixabay

Pixabay

Além dos dois monumentos acima, em seu passeio pelo parque você encontrará o Löwenburg ou “Castelo do Leão”, construído no ano de 1793, um dos palácios mais visitados no mundo.

7. Sababurg

Sababurg é o lar da Bela Adormecida. Nesta pequena cidade, você deverá visitar o Dornröschenschloss Sababurg, um castelo de 1334 que hoje é um hotel temático. No local, é possível realizar um passeio por uma pequena trilha, acompanhando a história da Bela Adormecida. Durante alguns períodos, esse tour acaba sendo guiado por atores, interpretando o conto.

8. Trendelburg

Seguindo a Rota Alemã dos Contos de Fadas, seguimos para o vilarejo de Trendelburg. Lá, você encontra o Burg Trendelburg, um hotel que possui a torre de um castelo do século 14. Diz a lenda que a história de Rapunzel foi inspirada por conta dessa torre que, hoje, possui uma longa trança pendurada à espera do príncipe encantado.

9. Hamelin

Esta foi a cidade que originou o conto “Flautista de Hamelin” dos Irmãos Grimm. Na história, o flautista era um caçador de ratos que não recebeu o pagamento pelo serviço prestado. Com raiva, ele tocou sua flauta, hipnotizou e raptou as crianças da cidade… que nunca mais foram vistas… Eu, hein!

Nas ruas de paralelepípedo da cidade, você verá muitos ratos cravados, indicando o caminho para chegar à casa do flautista e ponto turístico principal de Hamelin.

10. Bremen

Bremen fecha o nosso percurso pela Rota Alemã dos Contos de Fadas. O destaque é o Rathaus, prédio da prefeitura da cidade construído em 1410, considerado um patrimônio da UNESCO.

Todo esse passeio é como andar em um reino “tão-tão distante” e ver construções lindas, castelos antigos e bem preservados e entrar de cabeça no mundo dos contos de fadas. Planeje bem sua viagem e tente aproveitar todos os destinos. Quem sabe você pode ficar hospedado em um castelo, será demais!

Publicidade