Por Marta Stegani
O Saco do Mamanguá é uma paisagem única no Brasil. Trata-se de um fiorde, ou seja, uma grande entrada de mar cercada por altas montanhas rochosas, algo comum nos países escandinavos. O mar esverdeado segue por 8 km, formando mais 30 praias, escondendo cachoeiras e abrigando diversas espécies de animais marinhos.
Publicidade
Esse pedaço de paraíso é o lugar para quem quer descansar, se desconectar do mundo e se conectar com a natureza. E a conexão é no sentido literal, pois a energia elétrica chegou ali há pouco tempo e o sinal de internet é quase inexistente. Interessado em conhecer toda essa exuberância e desfrutar dessa tranquilidade? Continue aqui e descubra o que fazer no Saco do Mamanguá e dicas preciosas para preparar sua viagem!
Índice do conteúdo:
O Saco do Mamanguá está localizado no município de Paraty, ao sul do Rio de Janeiro e próximo ao litoral norte de São Paulo. O acesso ao local é feito através de barcos ou lanchas que partem de Paraty-Mirim, ou por trilha, porém é necessário bom condicionamento físico. Se você estiver de carro, existe diversos estacionamentos em Paraty-Mirim, onde você poderá deixar seu veículo e seguir a viagem.
Ao contrário de sua vizinha Paraty, que é mais badalada e cheia de turistas, o Saco do Mamanguá exala tranquilidade. Descubra as atividades que vão fazer você tirar o pé do freio e se sentir em outro mundo.
É do Pico do Pão de Açúcar que se tem a vista mais incrível do Saco do Mamanguá! Para chegar lá é necessário percorrer uma trilha de 1.5 km que se inicia na Praia do Cruzeiro. Apesar de ser considerada curta, ela é íngreme e exige um bom condicionamento físico.
Passando pela trilha, cada gota de suor terá valido a pena. Do topo, é possível ter uma visão completa do Saco do Mamanguá, a formação do fiorde, as montanhas e o mar esverdeado, garantindo as mais belas fotos da viagem!
Outra preciosidade escondida no Saco do Mamanguá são as cachoeiras, e a mais procurada pelos turistas é a Cachoeira do Rio Grande. Para chegar até ela é necessário navegar até o fim do manguezal e depois percorrer uma trilha, porém, esta com menor grau de dificuldade. Depois, é só desfrutar da deliciosa queda d’água que desce por uma pedra inclinada e forma um tranquilo poço para banho com águas geladas e cristalinas.
Publicidade
Ao fundo do Saco do Mamanguá está localizada a maior e mais conservada área de manguezal da baía de Ilha Grande. Para preservar o ecossistema, o passeio pode ser feito apenas de caiaque ou canoa. No caminho você vai se deparar com muitos pássaros e caranguejos que vivem no local. Essa é uma atração imperdível!
As águas tranquilas do Saco do Mamanguá são perfeitas para a prática do stand up paddle. Você pode alugar o equipamento lá mesmo e aproveitar para conhecer as região. É comum ver muitas pessoas relaxando em suas pranchas no fim de tarde.
O Saco do Mamanguá é formado por 33 praias de águas tranquilas e cristalinas que podem ser acessadas através de trilhas ou barco. A mais famosa e estratégica delas é a Praia do Cruzeiro, que está localizada bem no centro da região, mas outras que também merecem a visita são a Praia Grande, Praia do Engenho e a Praia da Costa.
O Restaurante do Dadico é o mais famoso do Saco do Mamanguá. Lá é servido peixe fresquinho, ostras tiradas do mar ali mesmo e um delicioso camarão, que vai muito bem com uma caipirinha. O local é simples e acolhedor e o atendimento é feito pelo próprio Dadico, um caiçara cheio de simpatia. Além dos sabores e da hospitalidade, o restaurante tem uma vista de tirar o fôlego!
Você pode conhecer o Saco do Mamanguá em apenas um dia, nos passeios que parte de Paraty,ou acrescentar alguns dias a mais no roteiro e se hospedar ali para curtir com calma o paraíso.
Quem escolhe se hospedar no Saco do Mamanguá pode contar com algumas opções de pousadas, campings, um hostel ou casas.
A pousada Refúgio do Mamanguá é a opção perfeita para descansar após um dia desbravando o paraíso. O local conta com dez suítes de frente para o mar com janelas amplas e decks de madeira para admirar a vista privilegiada para o Pico do Pão de Açúcar. Na diária estão inclusos café da manhã e jantar, translado de chegada e saída a partir de Paraty-Mirim, bem como o uso de canoas para conhecer a região. As suítes comportam de duas a três pessoas e são equipadas com ventilador, luz para leitura e chuveiros quente.
O Mamanguá Eco Lodge é um lugar daqueles que você se sente em casa. As suítes ficam de frente para um jardim, que fica de frente para o mar. Os quartos acomodam de três a quatro pessoas e contam com ar-condicionado e rede na varanda. Na pousada há um restaurante onde é servida culinária à base de frutos do mar, massas, carnes e drinks. Os hóspedes também podem contar com uma piscina e têm serviços de praia à disposição para não se preocupar com absolutamente nada!
Uma opção econômica de hospedagem é o Camping do Sr Orlando, um simpático caiçara e pescador da região. O camping está localizado na Praia do Cruzeiro, onde você pode armar sua barraca no gramado, à sombra de uma amendoeira e acordar de frente para o mar.
Publicidade
O Mamanguá Beach Hostel é um lugar de sossego. Os quartos contam com no máximo quatro camas e banheiro próprio ou compartilhado. Há opções de acomodação de frente para a praia ou para o jardim. Todos as acomodações possuem armário privativo, café da manhã incluso e uma cozinha equipada para você preparar suas refeições. No local também é possível alugar stand up e caiaque para aproveitar o dia.
Você pode ter uma casa só para você e sua família no Saco do Mamanguá! É o lugar para você se desconectar e viver em total contato com a natureza. A casa comporta até cinco pessoas, tem vista para o mar e acesso privativo à praia. A cozinha é equipada, o banheiro conta com chuveiro a gás e existem caiaques e SUP’s disponíveis para os hóspedes. O acesso à casa é feito apenas de barco.
Você não vai mais querer ir embora desta charmosa casa no Saco do Mamanguá. O espaço é aconchegante e bem equipado. Comporta até seis pessoas, possui varanda com rede e uma vista incrível para relaxar. O proprietário disponibiliza um caiaque que pode ser utilizado pelos hóspedes.
Aproveite mais essas dicas para organizar a sua viagem e sinta um gostinho do que te espera!
Veja como é a viagem ao Saco de Mamanguá, desde a chegada, partindo de Paraty-Mirim, passando pela Trilha do Pico do Pão de Açúcar e diversas dicas pra lá de úteis!
Partindo da Praia do Cruzeiro, saiba como conhecer as demais praias da região.
Dadico, um caiçara e dono de um restaurante há mais de 15 anos no Saco do Mamanguá conta a história do local e como é viver ali.
Confira imagens impressionantes feitas do alto do Saco do Mamanguá que dizem mais que palavras!
Aqui vai uma dica extra: não se esqueça de levar repelente, para se proteger contra os insetos e curtir sem preocupação!
Por ser considerado um fiorde, o Saco do Mamanguá tem paisagens que você não vai encontrar em nenhum outro lugar do Brasil. Olha só!
O Saco do Mamanguá é refúgio para você viver dias inesquecíveis!