Por Bárbara Costa
Salamanca é uma cidade espanhola conhecida principalmente por sua universidade. Mas, o município também reúne inúmeros atrativos históricos e culturais, uma vez que foi fundado no século XII. Um local extremamente preservado e cheio de vida, habitado e visitado por estudantes e pessoas de todo o mundo.
Publicidade
Os mais animados encontram ótimas opções noturnas, além de restaurantes e hotéis de qualidade. Acompanhe os tópicos abaixo para descobrir o que Salamanca tem a oferecer!
Salamanca está localizada no noroeste da Espanha, na região de Castela e Leão. A cidade fica a cerca de 100 quilômetros de Ávila e 150 de Segóvia.
O clima de Salamanca é o mediterrâneo de altitude: entre os meses de junho e setembro, o verão quente e seco predomina. Já de novembro a fevereiro, chega a nevar com o inverno. O fuso horário da cidade é o mesmo de Madrid, com uma diferença de cinco horas em relação a Brasília.
Se você quer dias maravilhosos em Salamanca, anote todas as dicas abaixo. Confira!
E então, preparado para começar seu roteiro por Salamanca?
Vamos aos pontos turísticos que merecem uma visita? Abaixo, veja quais lugares são obrigatórios em sua passagem pela cidade espanhola.
Publicidade
A primeira curiosidade de Salamanca é que, mesmo com a construção da nova catedral, a antiga não foi derrubada. Com traços góticos e barrocos, a segunda catedral foi erguida devido ao aumento populacional do município e à famosa universidade lá presente. Sua fachada principal traz elementos que remetem ao nascimento de Cristo.
Já em seu interior, a luminosidade e a amplitude chamam a atenção dos visitantes. Outro ponto de destaque é a Dourada, que traz mais de 100 estátuas representando personagens do Novo e Velho Testamento. Trata-se de uma parada obrigatória na cidade!
Fundada pelo bispo Jerónimo de Perigord, a Catedral Velha de Salamanca começou a ser construída no século XII e foi finalizada apenas no século XIV. Seus traços românticos e góticos encantam quem passa por lá.
Embora tenha perdido parte do valor artístico após uma grande reforma no século XVII – devido à deterioração de seus elementos – seu interior conta com duas estátuas que marcam a parte da frente da construção, representando o cenário da anunciação. Além disso, a Catedral Velha evidencia um momento de transição para o gótico, sendo coberta por arcos pontiagudos e abóbadas com nervuras.
A Universidade de Salamanca é a mais antiga de toda a Espanha. Criada no reino de Alfonso IX, a instituição pública de ensino começou suas atividades a partir das “Scholas Salamanticae” e hoje está próxima de completar 800 anos de história ininterruptos, promovendo e disseminando conhecimento no país.
Vale destacar que a Universidade de Salamanca se tornou, juntamente a Paris, Oxford e Bolonha, uma das primeiras universidades europeias. Atualmente, trata-se da única espanhola que mantém suas atividades ao longo dos séculos. E então, vai deixar de acompanhar essa fascinante história de perto?
Declarada Patrimônio Mundial desde 1988, esta importante (e belíssima) praça é o ponto de encontro das pessoas locais e dos visitantes. Seu monumento barroco traz 88 arcos e inúmeros medalhões talhados. Além disso, o local recebe eventos tradicionais até os dias hoje como procissões, touradas e excursões.
Mais um fato curioso é que a praça tem 247 varandas, que atualmente são propriedades particulares. Em épocas de festas e eventos na cidade, alguns deles costumam alugar suas sacadas aos expectadores. Interessante, não?
A Cidade Velha é a responsável por todo o charme de Salamanca. Além dos pontos turísticos já citados, a área abriga a ponte romana que atravessa o Rio Tormes no sentido sul-oeste e inúmeras testemunhas da história do município. O destaque, porém, vai para a Universidade de Salamanca.
Publicidade
Os prédios que abrigam as “Scuelas Mayores” ficam em torno de um pátio central e foram construídos no período que compreende os anos de 1415 a 1433. Como seus monumentos foram erguidos com um material chamado pedra arenito de Villamayor, que ganha um aspecto dourado com o sol e as luzes noturnas, Salamanca ficou conhecida como a “cidade dourada”.
Com sua fachada imponente, o centenário Convento de San Esteban compreende uma igreja, algumas capelas e um claustro. Além de se admirar com o trabalho artesanal da fachada da igreja, emoldurada por um arco triunfal, não deixe de conhecer este importante centro de estudos e teologia da Ordem Dominicana há centenas de anos, que até hoje é o lar da comunidade monástica.
No térreo, você poderá visitar a igreja e as capelas laterais, além de um túmulo do Renascimento e do confessionário onde Santa Teresa de Ávila falou sobre seus pecados. Ficou curioso? Então, inclua o Convento de San Esteban no seu roteiro!
O Huerto de Calixto y Melibea é um jardim de mais de dois mil metros que fica localizado na Cidade Velha de Salamanca e foi inaugurado em 12 de junho de 1981. Seu nome foi dado por se tratar do cenário escolhido por Fernando de Rojas para recriar o romance de Calixto e Melibea (publicado em 1502).
Na encosta da antiga muralha de Salamanca, aos pés do rio Tormes, atualmente este parque romântico atrai visitantes interessados na história de amor dos personagens de Rojas. Na entrada, há uma estátua que representa uma famosa passagem da literatura espanhola, com palavras retiradas da obra literária. Vale conferir!
Neste museu de artes decorativas, você fará uma viagem no tempo que se inicia nas últimas décadas do século XIX e vai até a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das peças vistas por lá responde a critérios estéticos meticulosos, que as tornam interessantes como testemunho do modo de vida das épocas retratadas.
A beleza do prédio que abriga o museu é um capítulo à parte, ao passo que as vidraças coloridas conquistam os visitantes. Em seu interior, também estão expostas algumas das coleções de bonecas de porcelana mais importantes do mundo. Além disso, as criselefantinas (pequenas esculturas de bronze e marfim), os vidros, as joias e os móveis se destacam.
E então, já decidiu quais atrativos vai conhecer em sua passagem por Salamanca?
Depois de se maravilhar pelas ruas da Cidade Velha, catedrais e demais pontos turísticos, que tal dar uma relaxada na noite de Salamanca? Veja quais são as melhores opções locais:
Localizada na Cidade Velha, a Gran Vía é uma das principais ruas de Salamanca. Ela começa no cruzamento das ruas de Arroyo de Santo Domingo, Rosário e Juan de la Fuente e termina na Plaza de España, atravessando a Plaza de la Constitución e San Julián.
Durante a noite, você pode curtir espaços como o Moderno, Callejón, Submarino, Peter’s Tavern, La Española, Centenera e o Puerto de Chus. Na Praça de la Reina, há o Musical, Candavia e María.
Se você quer encontrar uma fartura de sangrias, vinhos e cervejas, a Posada de las Almas é o lugar ideal em Salamanca. Depois de atravessar seus grandes portões, o cliente encontra um pouco de tudo. Tomar um delicioso café durante a tarde no local é realmente tentador.
Já na parte da noite, é possível não apenas apreciar a decoração impressionante e aconchegante da casa, mas se divertir com a música e a animação das demais pessoas que se encontram por lá. Às quartas-feiras, a segunda bebida sai de graça. Vai perder?
Neste lugar mágico e de decoração única, os clientes desfrutam de saborosas bebidas e dos melhores shows ao vivo em Salamanca. Trata-se de um bar diferente, onde você sem dúvidas passará uma ótima noite.
Tome um drink à luz de velas com músicas dos anos 80 ao fundo, apreciando a decoração de cavalos de carrossel e antiguidades. Os shows acontecem de terça a quinta-feira, a partir da meia-noite.
Viu só como a noite de Salamanca é bastante agitada?
Um ponto fundamental em sua viagem para Salamanca é a hospedagem. Confira onde ter uma excelente estadia por lá!
Este hotel 4 estrelas fica bem no centro histórico de Salamanca, traz um estilo contemporâneo, com uma fachada de pedra antiga, e oferece quartos espaçosos e alegres. Os hóspedes têm acesso gratuito à internet em todo o hotel, a uma academia para exercícios e a um pequeno spa, com sauna e banheira de hidromassagem, ideal para relaxar.
Durante a noite, você pode saborear um lanche leve ou uma refeição completa e, depois, tomar uma bebida ou conversar no bar, terraço ou cafeteria. Para completar, o hotel oferece vista para a magnífica Catedral de Salamanca!
O elegante e moderno Hotel Hospes Palacio de San Esteban fica em um convento e é rodeado pelos monumentos históricos de Salamanca. Sua localização central atrai os hóspedes, além de toda a variedade de comodidades, como sauna, banho turco e sala fitness.
O estabelecimento também conta com um belo jardim e seu restaurante tem um dos menus mais exclusivos da cidade. Uma curta caminhada basta para visitar as duas catedrais e famosos pontos turísticos. Além das inúmeras atrações encantadoras do município, você encontrará muita diversão nas ruas que circundam o hotel. Perfeito, não acha?
Situado em um edifício histórico de Salamanca, o Grand Hotel Don Gregorio é uma excelente opção para aproveitar uma estadia única, com todo o conforto que você merece. Este palácio do século XV foi restaurado e convertido em um lindo hotel de luxo, que dispõe de 17 quartos e uma ótima localização.
Desfrute de wi-fi grátis, uma taça de champanhe de boas-vindas e máquina de café Nespresso no seu quarto de frente para o convento de San Esteban, no centro histórico e a poucos metros da Plaza Mayor ou das catedrais!
Como você pôde perceber, conforto é o que não vai faltar em seus dias por Salamanca!
Para fechar, que tal vermos quais são os restaurantes imperdíveis da cidade espanhola? Acompanhe!
A casa traz um cardápio exclusivo, confeccionado com produtos sazonais e alterado a cada estação. Diferentes sabores e texturas são oferecidos ao consumidor, representando uma experiência gastronômica única para desfrutar em cada elaboração.
Não deixe de provar o canelón de changurro, bechamel de coco y marisco, o gazpacho con helado de pepino e a pluma Ibérica, tallarín de apionabo, queso y frutos secos!
Embora esteja em funcionamento há apenas oito anos, o Mencía é um clássico de Salamanca. A especialidade da casa é o bacalhau, preparado de mais de 20 maneiras diferentes (entre receitas tradicionais, gratinadas e agridoces).
Com uma decoração rústica modernista, o restaurante tem capacidade para cerca de 40 pessoas, com salas de jantar privativas ideais a reuniões, convenções ou celebrações, para as quais também são oferecidos cardápios personalizados. O estabelecimento fica no coração da cidade, a três minutos da Plaza Mayor (área de teatro Breton), com vários estacionamentos no entorno.
Quando você quiser variar de culinária em Salamanca, procure o autêntico Restaurante Japonés Ai. Aliando um precinho modesto com ingredientes fiéis à cozinha oriental, a casa traz sopa de missô, uma grande variedade de pratos principais, sobremesas saborosas e opções de bebidas. Quem comanda o estabelecimento é um chef japonês. Vale experimentar!
Já decidiu com qual gastronomia vai se fartar em Salamanca?
A seguir, veja algumas imagens que o farão arrumar as malas agora mesmo e partir rumo à Salamanca!
Pronto! Agora você já sabe que Salamanca é um cantinho muito especial da Espanha, cheio de história para contar e com muitas atrações culturais à disposição. Para completar, é possível se hospedar e comer muito bem por lá!
E para conhecer mais locais da Espanha, veja também um guia sobre Madri.