Por Juliana Trinci
Santa Cruz de la Sierra é um destino perfeito para viajantes que desejam se aventurar pela América do Sul, pois além de encantador, é recheado de atrações. O local consegue mesclar todo o conforto e cultura cosmopolita com a beleza e o sossego de uma natureza esplendorosa que ainda resiste ao crescimento urbano.
Publicidade
Uma das cidades mais populosas e mais ricas da Bolívia, Santa Cruz de la Sierra pode até ser comparada com nossa querida São Paulo. Talvez por isso algumas pessoas tendem a pensar que uma viagem até lá não seria tão interessante quanto em La Paz, onde a propaganda sobre o turismo da região é mais explorada. Mas neste post, você entenderá que Santa Cruz de la Sierra tem muito a oferecer:
Santa Cruz de La Sierra fica na Bolívia, do ladinho do Brasil. É possível chegar até lá pelos dois aeroportos da cidade, ou de ônibus, partindo da Estação Barra Funda, em São Paulo, até a rodoviária local.
Santa Cruz de la Sierra está a 416 metros acima do mar, e o clima tropical oferece temperaturas entre 16,3 °C em agosto e 31,04 °C em dezembro. O mês mais chuvoso é o de janeiro, que costuma ter em média, 14 dias de chuva. Ou seja, por lá você vai encontrar um clima quente praticamente todo o tempo.
Santa Cruz de La Sierra é um lugar onde você vai poder se divertir nas mais diferentes atrações, tanto na cidade como pelas redondezas. Confira algumas boas opções a seguir:
A cidade de Santa Cruz de la Sierra é formada por anéis que circundam a praça central 24 de setembro, um lugar limpo, bonito e com muitas árvores. Como ali provavelmente será o seu ponto de partida, aproveite para passar em uma das casas de câmbio para trocar o seu dinheiro pela moeda local, e também para conhecer a culinária boliviana, pois o que não falta por lá são restaurantes elogiados.
A Catedral de Santa Cruz, também conhecida como a Basílica de São Lourenço, fica na frente da Praça 24 de Setembro. É um dos cartões postais da cidade, devido à beleza da sua arquitetura, tanto do lado de fora, como por dentro — seu teto é todo feito em madeira. A Basílica conta também com um museu de arte sacra e possibilita aos turistas uma visita à sua cúpula, onde você vai conhecer boa parte de Santa Cruz de la Sierra do alto.
Os amantes de arte não ficarão desamparados em Santa Cruz de la Sierra. Dos diversos pontos culturais para visitar, se destaca a Casa Cultural Belchior Pinto, com diversas exposições que costumam ocorrer durante o ano, além da mostra permanente e objetos de Melchior Pinto, importante personagem da história de Santa Cruz. Ao final da visita, não deixe de saborear uma xícara de café boliviano genuíno.
Publicidade
Samaipata é uma cidade que fica a 85 km de Santa Cruz de la Sierra, e vale a pena ser visitada. O passeio é rápido, e você conhecerá o forte homônimo, uma enorme rocha talhada pelas civilizações antigas, além de também poder avistar as montanhas do Peru — uma imagem de cair o queixo.
Um bom lugar para descansar e recuperar as energias, próximo ao centro da cidade. Este parque possui uma vista muito bonita, além de um lago com bastante peixes. O lugar é bem amplo, ótimo para a criançada correr e se divertir. Uma dica: Leve um lanchinho para comer, pois você não encontrará opções caso bata uma fominha enquanto estiver por lá.
Visitar este mercado é uma boa oportunidade de conhecer de perto as pessoas e a cultura local. Com diversos produtos como temperos, legumes e frutas típicas, vale a pena a visita para fazer uma imersão nos costumes de Santa Cruz de la Sierra.
Diferente de todos os zoológicos que já conheceu, aqui você encontrará animais que só podem ser vistos nas regiões dos Andes e que foram resgatados de cativeiro. É um lugar pequeno, mas muito bem organizado, com brinquedos para as crianças e uma sessão que permite o contato direto com as aves que estão em tratamento ali. Como costuma lotar bastante, recomenda-se visitar durante a semana.
Santa Cruz de La Sierra é uma cidade quente, então nada melhor do que passar um dia se refrescando em um parque aquático. Conhecido como o primeiro desta categoria na Bolívia, o Aqualand possui diversas piscinas e tobogãs, tradicionais e de água corrente. A infraestrutura é de primeira.
Para você que se interessa pela flora local, este jardim é uma boa pedida. O espaço amplo é muito bem cuidado e possui diversas espécies de flores e plantas. Aproveite para passear pelas trilhas e relaxar ao entrar em contato com a natureza, só não esqueça de levar um bom repelente.
Um pouco mais de meia hora de distância de Santa Cruz de la Sierra, o Parque Lomas de Arena faz valer a viagem. O lugar é uma planície onde as dunas de areias se misturam com o verde da mata, e somado a isso uma linda lagoa de águas cristalinas. Visite o local no pôr do sol e verá um espetáculo da natureza que nunca mais irá sair da sua memória.
Para quem gosta de esportes radicais em meio a natureza, o Jardim de Las delicias é parada obrigatória. Fica a 36 quilômetros de distância de Santa Cruz de la Sierra e por lá você vai encontrar, cachoeiras, trilhas e um mirante. Algumas agências oferecem passeio com guia (disponível em inglês, alemão e espanhol) em um veículo 4×4 privativo, e garante alguns lanchinhos durante a tour.
Com uma infraestrutura cosmopolita mesclada com belezas naturais, este é um resort onde você terá contato com animais, plantas e flores. Além disso, também relaxará nas magníficas piscinas, curtirá um passeio de charrete, e ainda poderá praticar esportes ao ar livre, além de navegar pela lagoa com botes infláveis.
Publicidade
Situado em local de fácil acesso, bem próximo a praça central, o estádio Ramon Tahuichi Aguilera é aberto para visitação quando não há nenhum jogo rolando (em dias de eventos, as dependências comuns são acessíveis para torcedores e visitantes). Sua estrutura é pequena, com arquitetura e decoração antiga, ótimo para quem deseja ter uma experiência com o verdadeiro futebol raiz.
Mais um lugar para se refrescar em Santa Cruz, esta cachoeira é um espetáculo da natureza. A cascata é de uma beleza indescritível, e sua piscina de águas naturais são calmas e transparentes. Recomenda-se chegar lá com transporte 4×4 e levar lanches para a hora que bater uma fome.
La Higuieira fica um pouco distante de Santa Cruz de la Sierra, mas vale a pena dar uma esticada até essa cidade de ônibus. A pequena e simples aldeia é palco de um momento histórico — foi ali que Che Guevara, o famoso guerrilheiro argentino, foi capturado e morto.
Este é um restaurante de luxo, que oferece comidas típicas da cozinha asiática, com um toque de influência amazônica e andina. O ambiente do restaurante é de encher os olhos, e o atendimento é muito elogiado. Não deixe de provar os drinks exóticos, que são especialidades da casa.
Quer saber onde as melhores compras podem ser garantidas em Santa Cruz? Então confira essa lista de sugestões:
Santa Cruz de la Sierra pode até ser um destino pouco explorado, mas que certamente garantirá bons (e divertidos) momentos, seja você um viajante solitário, ou em um grupo de amigos ou família.