Por Luiz Felipe Gomes
Em 24.02.22
Quando for visitar Minas Gerais, você precisa conhecer Santa Rita de Jacutinga. A cidade é conhecida por suas lindas cachoeiras, mas também encanta com atrativos históricos e muitas belezas. Além disso, ela é ideal para se aventurar e curtir a natureza. Animou para visitar? Então, acompanhe o guia abaixo:
Publicidade
A cidade de Santa Rita de Jacutinga está localizada no interior do estado de Minas Gerais.
Ela fica a 185 km da cidade do Rio de Janeiro e a 124 km de Juiz de Fora. Também está a 34 km de Conservatória (MG) e a 69 km de Valença (RJ).
A melhor forma de chegar até lá é partindo do centro de Juiz de Fora. De carro, o acesso é pela rodovia MG-353 e RJ-151 em uma viagem que dura em média 2h. Outra opção é o transporte público, pois a cidade tem ônibus para o destino, pela Viação Bassamar, com passagem é acessível ($$).
Descansar, curtir a natureza e passear pelo centro histórico da cidade são algumas das atividades que você pode realizar ao visitar Santa Rita de Jacutinga. O município é repleto de belezas naturais e históricas. A seguir, confira 7 passeios incríveis para aproveitar bem o lugar:
A Cachoeira do Boqueirão é uma das mais visitadas da cidade. A atração está localizada na Vila do Cruzeiro e possui paisagens lindas e muita natureza. No local, você pode tomar um banho de rio e admirar um cânion de 85 metros de altura. Além disso, para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha ecológica repleta de encantos.
A Cachoeira do Pacau é mais uma que promete bons momentos e lindas memórias. A queda d’água está situada a 20 km do centro e conta com muitas belezas naturais. Lá, é possível desfrutar de águas refrescantes e curtir um mirante com uma bela vista. Além disso, o local emana sossego. Vale lembrar que para conhecê-la também é preciso percorrer uma trilha moderada.
Além de cachoeiras lindas, Santa Rita de Jacutinga também oferece muita adrenalina aos visitantes. O Ilha Parque de Aventuras é o destino perfeito para quem busca se aventurar na cidade e aproveitar diversas atividades. No parque, você pode praticar boia cross, stand-up paddle e rafting. Uma dica é reunir os amigos para curtir ainda mais os programas do local.
Publicidade
O Túnel que Chora é um lugar obrigatório que não pode faltar no seu roteiro. O atrativo foi construído em 1918 e fazia parte da Estrada de Ferro Central do Brasil. Atualmente, o espaço possui pequenas minas d’águas refrescantes que atraem muitos visitantes.
Assim como o Túnel que Chora, a Fazenda Santa Clara é uma atração histórica. Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre a cultura de Santa Rita de Jacutinga, precisa visitá-la. O casarão, em estilo colonial, foi construída em 1780 e conta com um grande acervo. O espaço possui 54 quartos, 12 salões, 3 cozinhas, uma capela e um lindo mirante.
A Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia está localizada no centro histórico da cidade e, por isso, é um dos destinos mais visitados. Inaugurada em 1956, a igreja possui uma arquitetura imponente que atrai muitos visitantes e religiosos. Além disso, o seu interior conta com diversas pinturas e imagens sacras. Uma dica é visitar também a Rua de Pedras, que é histórica e fica próxima do local.
Conhecida como Igrejinha do Alto, a Igreja de Nossa Senhora Aparecida do Monte Calvário também é um atrativo que vale a pena visitar. O centro religioso está situado a 800 metros de altitude e oferece uma visão completa da cidade. O espaço, além de ser um cantinho de paz e meditação, é ideal para fazer lindas fotos. A dica é visitá-la ao entardecer.
Com essas dicas, o seu passeio para Santa Rita de Jacutinga será incrível! Para uma viagem sem preocupações e mais completa, escolha visitá-la por meio de agências de turismo. Assim, é possível conhecer os destinos na companhia de um guia e também explorar com segurança a região.
Santa Rita de Jacutinga conta com diversas opções de hospedagem. Você não terá dificuldades para encontrar um cantinho ideal que se encaixe perfeitamente ao seu roteiro. Os hotéis e pousadas ficam próximos do centro e atrativos turísticos. A seguir, veja algumas sugestões:
Seja qual for a opção escolhida, com certeza uma delas vai combinar com o seu roteiro. Afinal, a cidade possui hospedagens variadas e muito acolhedoras. Descanse e depois volte a curtir a região.
Até aqui, certamente você já está animado para conhecer Santa Rita de Jacutinga, não é? Mas que tal descobrir um pouquinho mais sobre suas belezas? A seguir, confira uma seleção de fotos apaixonantes da cidade.
Curtiu todos os registros? Santa Rita de Jacutinga realmente é um destino único, não é? As suas paisagens naturais e atrativos históricos garantem momentos inesquecíveis. Sem dúvida, você vai amar conhecê-la!
Publicidade
Por fim, para deixar o seu guia de passeios ainda mais completo, confira os vídeos com dicas e informações sobre Santa Rita de Jacutinga. A seleção está cheia de curiosidades e atrações espetaculares da cidade. Acompanhe:
Nesse vídeo, uma visitante faz um passeio pelo centro histórico de Santa Rita de Jacutinga e conhece as principais atrações do local. Além disso, ela dá ótimas dicas de onde comer e se hospedar no município. Vale a pena conferir o passeio, pois as informações são úteis e podem incrementar o seu roteiro.
Aqui, uma viajante faz um passeio pela Cachoeira do Sô Ito, mais uma queda d’água que você também pode visitar na região. No tour, é possível apreciar imagens lindas e saber mais sobre a atração. Se você está em busca de um cantinho sossegado para conhecer em família não deixe de assistir.
A Cachoeira do Boqueirão da Mira é um dos destinos mais visitados de Santa Rita de Jacutinga e, nesse vídeo, você descobrirá o porquê. O vlog traz dicas sobre como chegar ao local e apresenta lindas paisagens. Se você está em busca de uma aventura com os amigos, com certeza vai adorar o vídeo!
Animou em visitar Santa Rita de Jacutinga? Então, não demore para programar sua viagem. Se estiver com mais tempo livre, faça uma visita à Baependi. A cidade possui muitas belezas naturais e atrações históricas! Sem dúvida você vai amar as descobertas!