Por Nicole Dias
Atualizado em 11.07.22
A 80 quilômetros da capital Vitória fica aquela que é considerada a mais italiana cidade do Espírito Santo. Com seus pouco mais de 23 mil habitantes, Santa Teresa não deixa a desejar quando o assunto é turismo, sendo bastante procurada por quem quer aventura ou mesmo um pouco de romance em plena serra capixaba.
Publicidade
Se você quer conhecer um pouco mais sobre Santa Teresa, precisa conferir as dicas a seguir, dos principais atrativos até as opções de hospedagem de melhor avaliação entre hóspedes. Prepare-se para se apaixonar por esse destino rico em cultura e de excelentes vinhos.
Índice do conteúdo:
Seja de Vila Velha ou de Vitória, não é muito complicado chegar até Santa Teresa. Tendo um bom GPS ou aplicativo de rotas, basta acompanhar o trajeto, que é bem sinalizado. A cidade fica coladinha com Vitória e, pegando um trânsito livre, chega-se lá em cerca de uma hora. Há ainda a opção de ir de ônibus, sendo que eles partem de várias das cidades vizinhas.
Pequenina, Santa Teresa conta com poucos bairros, sendo que suas principais atrações estão na área central e no chamado Circuito Caravaggio.
Seja momentos de contato com a natureza ou uma ótima degustação de vinhos, são diversas as alternativas de lazer e turismo nas montanhas capixabas. Conheça abaixo alguns dos principais atrativos de Santa Teresa.
Casarões antigos e bem conservados fazem parte do Centro Histórico de Santa Teresa e são muito interessantes. Pertinho fica a bela Igreja Matriz de Santa Teresa D’ávila. Estando no centro, se você quiser encontrar um restaurante ou barzinho legal, dirija-se à Rua do Lazer. Trata-se de um verdadeiro polo de lazer e gastronomia, com boas opções para quem quer comer bem e curtir uma boa música ao vivo.
Conhecida pelos moradores da cidade como “jardim”, a praça Augusto Ruschi foi construída em 1936 e conta com inspirações europeias. Todo arborizado, o local encanta por suas flores coloridas e sua boa conservação. Boa opção para uma caminhada sem pressa. Embora não tenha um playground, há uma casinha com escorregador que faz sucesso entre a criançada.
Publicidade
Propriedades rurais lindas, boas opções de gastronomia e lazer, vinícolas, pousadas e diversão. O Circuito Caravaggio de Santa Teresa consiste em um trecho de 14 quilômetros no caminho do Valão do São Lourenço e da Estrada Caravaggio. O circuito é recheado de locais legais para se conhecer, sendo que vários deles abrem suas portas apenas aos finais de semana. Destaque para a vinícola Rassele, a Rampa do Caravaggio, a Casa dos Espumantes e o restaurante Villagio Zamprogno.
Tombada como Patrimônio Histórico Estadual, a Casa Lambert está entre as primeiras construções que foram feitas em Santa Teresa. Antes ela era residência de imigrantes italianos, hoje é um museu que resgata um pouco dessa época vivida há tantas décadas no município. Além de paredes repletas de fotografias, por lá é possível conferir diferentes objetos de época, painéis e registros. A visita guiada é muito interessante.
Localizado bem no centro da cidade, o Museu Mello Leitão foi criado em 1949 e conta com uma gigantesca área verde preservada. É praticamente uma imersão em uma fabulosa floresta, com um charmoso córrego, árvores e flores das mais variadas espécies. Há, ainda, áreas com cobras, macacos, tartarugas e aves. Uma das partes mais bonitas – e fotografadas – é a varanda dos colibris, com dezenas de beija-flores bebericando água em potinhos pendurados.
Muitos lugares do Brasil se destacam pela sua produção de vinhos e Santa Teresa é um deles. A produção de uva e de vinho movimenta a economia da região e proporciona ótimas experiências a seus visitantes. São diversas as vinícolas que promovem visitação e degustação. Que tal um tour por algumas? Sugestões: Vinícola Ziviani, Vinícola Tabocas, Vinícola Tomazelli e Vinícola Melício Montibeller.
Outro ponto que merece a sua visita é a Rampa do Caravaggio, mirante e pista de voo livre. Fica dentro do Circuito Caravaggio.
Contato com a natureza, conforto e gentileza são alguns dos pontos altos das pousadas de Santa Teresa. Confira algumas boas escolhas para se sentir em casa!
Localizada a 7 quilômetros do centro de Santa Teresa, a Pousada Passágarda oferece uma experiência de integração com a natureza aos seus hóspedes. Os apartamentos são simples, mas arejados, limpos e confortáveis. O destaque fica por conta de tudo que há ao redor da pousada: uma extensa e atrativa área verde, piscina, vista para as montanhas, área de jogos, restaurante, horta orgânica e muito mais. Um charme.
Sabe aquele tipo de lugar que é um verdadeiro achado? A Valle di Trento se adequa muito a essa descrição. Com bom custo-benefício, a pousada oferece quartos amplos, limpinhos e confortáveis, café da manhã com muita variedade, decoração bem pensada e atendimento muito gentil, tanto da parte dos proprietários quanto dos demais funcionários.
Participante do Circuito Caravaggio, essa pousada tem como maior diferencial a estrutura que abriga grupos de até 200 pessoas. Cada uma das acomodações abriga de 1 até 5 pessoas e conta com wi-fi, banheiro privativo, ventilador, televisão, frigobar e café da manhã. Entre as opções de lazer há piscina, área de churrasco e mesa de sinuca. Não muito longe dali fica a Igreja Matriz, a Rua do Lazer e diferentes cantinas e vinícolas.
Publicidade
Um recanto de paz nas montanhas capixabas. Essa é a proposta da Garten Haus Ecopousada, que é muito bem localizada e bem avaliada quanto a sua hospitalidade. As acomodações são modernas e muito agradáveis. O melhor de tudo, porém, é adormecer ao som da cachoeira. Uma experiência e tanto para quem procura por descanso.
Uma das mais recentes opções de hospedagem em Santa Teresa, a Casa da Nonna Pousada tem como pontos altos seu aconchego e o atendimento gentil dos proprietários. As acomodações são novinhas, limpas e arejadas. A localização é excelente, mas não há estacionamento próprio no local.
Com apartamentos, restaurante, área de lazer e auditório, o Solar dos Colibris é uma excelente alternativa para quem viaja a negócios. Todas as acomodações oferecem televisão, frigobar, wi-fi e telefone. Há opções com e sem ar condicionado. O café da manhã conta com várias delícias caseiras, como pães, biscoitos, bolos e geleias.
O diferencial da Pousada Villa Theodora é a charmosa área verde que a rodeia, que proporciona um agradável contato com a natureza. O local é muito procurado por famílias em busca de descanso e sossego. Por lá as temperaturas costumam ser muito agradáveis e a vista das janelas é um espetáculo à parte.
Dá vontade de ficar um dia em cada um desses locais…
Se você não viaja para algum lugar sem antes saber a opinião de outros turistas, não pode deixar de conferir a seleção de vídeos abaixo. Dicas, roteiros, imagens fantásticas e muito mais.
Uma maneira bacana de conhecer um destino em detalhes é conversando com seus moradores. No vídeo acima, as dicas são dadas por quem nasceu em Santa Teresa. Ou seja, sugestões certeiras. Museu Mello Leitão, Rua do Lazer e cachoeira do Country Club são três das sugestões de locais para conhecer. Play para saber quais são as outras.
Passeio em fábrica e biscoitos, tour em vinícola, visita a museu. Essas são as três paradas apresentadas no vlog de Poliani Stinghel durante seu passeio em família. Todos os locais são boas pedidas para ir com crianças. Portanto, se você viaja com os pequenos, não deixe de anotar as dicas.
Um dia pode ser muito pouco para quem quer conhecer Santa Teresa de forma mais aprofundada. Que tal um feriado prolongado? O vídeo acima traz um roteiro sugestivo de 3 dias em Santa Teresa, com direito a passeio para conhecer o processo de fabricação de vinhos, passando pela rampa de voo livre Amauri Fernandes e tour gastronômico.
Quais são os locais mais legais de se conhecer ao longo dos 14 quilômetros do Circuito Caravaggio? Praticamente todos! Isso porque cada um dos lugares guarda suas particularidades e seu próprio charme. No entanto, reserve alguns minutos do seu roteiro para curtir as seguintes sugestões: a Casa do Lambert, a rampa de voo livre e a Casa de Licores. Veja no vídeo!
Quase dá para se sentir em Santa Teresa, não é mesmo?
Quer trocar as montanhas por um clima de litoral? Tudo bem! Confira já essa lista com 33 praias do Espírito Santo que você precisa visitar.