Por Pablo Mingoti
Atualizado em 26.05.23
Santo Amaro da Imperatriz é um dos destinos com águas termais em Santa Catarina que encantam qualquer turista. O local é perfeito para relaxar o corpo e a mente, pois possibilita visitas a cachoeiras e trilhas, além de turismo religioso. Conheça mais sobre a cidade neste guia!
Publicidade
Santo Amaro da Imperatriz é uma cidade ao lado de Florianópolis, a 35 km. Em seus arredores, você também vai se deparar com as cidades de Palhoça, a 21 km, Garopaba, a 64 km, Paulo Lopes, a 49 km, e Alfredo Wagner, a 77 km.
Se você mora longe de Santo Amaro da Imperatriz, aterrissar de avião no Aeroporto de Florianópolis é a melhor maneira de chegar ao local. Depois, basta alugar um carro e pegar a estrada. Você deve passar pela BR-101 e, em seguida, pela BR-282.
É possível ir de ônibus, partindo do terminal do centro de Florianópolis. O terminal rodoviário também conta com algumas opções para o município. A dica final é prestar atenção à BR-101, que costuma ser bastante movimentada, o que pode atrasar sua viagem.
A cidade tem um clima de interior, mas não há sensação de isolamento, devido à proximidade com Florianópolis e Palhoça. Confira algumas dicas antes de desembarcar no destino.
No passado, a cidade era chamada de Caldas do Cubatão, por conta de um rio que corta a região. Após a visita imperial de Dom Pedro II e Dona Teresa Cristina, o nome do município foi alterado para Santo Amaro da Imperatriz, tornando-se um destino recheado de atividades de ecoturismo.
Cachoeiras, rapel, rafting, trilhas, águas termais e paisagens magníficas compõem Santo Amaro da Imperatriz, um destino de férias para relaxar a mente e ativar o corpo. Confira uma lista com as principais atividades:
Publicidade
Santo Amaro da Imperatriz é conhecida como a Capital das Águas Termais. A temperatura de 39 °C possui propriedades medicinais e promete relaxar todos os turistas. Para aproveitar essa atração, é preciso entrar nos hotéis Caldas da Imperatriz e Plaza Caldas da Imperatriz Resort & SPA.
Hóspedes e visitantes day use podem desfrutar piscinas com águas milagrosas. Passar um tempo nas águas ajuda no alívio de estresse, no emagrecimento, nas dores ósseas e na desintoxicação do organismo. O pacote varia conforme o hotel, mas costuma incluir almoço e café colonial.
Santo Amaro da Imperatriz e outras cidades próximas são cercadas pela maior Unidade de Conservação de Proteção Integral do Estado de Santa Catarina. O centro de visitantes fica na região da cidade e, para visitas, é necessário agendar um horário pelo site oficial. A Serra do Tabuleiro abre de quarta a domingo, das 9h às 17h. As trilhas são as atividades principais, mas é possível aproveitar um mirante, conhecer uma Casa Açoriana e relaxar em um espaço para piquenique.
A melhor vista da região. Suba uma estrada de terra e estacione perto de um morro. A partir daí, o trajeto é a pé, mas não muito longo. Lá do alto, é possível ver o Pico do Morro do Cambirela, Florianópolis, São José e Palhoça. Além disso, é comum praticar voos de parapente na região. O Morro Queimado é conhecido por receber campeonatos da modalidade e os voos são comumente oferecidos por um piloto local.
Uma aventura e experiência incrível para inserir no roteiro. Suba em botes infláveis e utilize remos e equipamentos de segurança para descer as corredeiras do Rio Cubatão. Um guia acompanha os visitantes durante todo o trajeto e a atividade é autorizada para pessoas a partir de 8 anos. A Apuama Rafting é a empresa mais procurada da região.
Uma loja que vende produtos alimentícios artesanais, incluindo cachaça, licores e quitutes. A marca também conta com um engenho no bairro Caldas da Imperatriz, um espaço para degustar boas bebidas. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h30. Nos sábados e domingos, a loja abre das 10h às 13h.
A cachoeira está situada em uma propriedade privada e a trilha leva aproximadamente 40 minutos. Contudo, é preciso ter preparo para as subidas. A localização é em Várzea do Braço e a vista é incrível! Tome cuidado com a correnteza, pois é bastante agitada.
O destino também é conhecido como Cachoeira da Cobrinha de Ouro e o acesso é feito pela Estrada Geral do Braço São João, próximo à Pousada Rural Cambirela. O espaço é liberado para banho e conta com uma pequena infraestrutura para os visitantes.
A paróquia foi construída em 1854 e sua arquitetura é uma das mais bonitas de Santa Catarina. É possível fotografar a fachada, visitar o interior e participar das missas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, abre das 8h às 12h.
Publicidade
Santo Amaro da Imperatriz também é um destino de ecoturismo, pois o visitante pode fazer rapel, trilhas guiadas e arvorismo. A empresa que costuma organizar esses passeios é a Aventura no Caminho, que proporciona muita adrenalina e diversão no processo!
Uma visita às maravilhosas praias de Palhoça e Grande Florianópolis são ideais para fechar a viagem. Na primeira cidade, o viajante pode conhecer a Guarda do Embaú, a Praia da Pinheira e a Ponta do Papagaio. Já Florianópolis é lar de diversas orlas deslumbrantes.
Santo Amaro da Imperatriz também é conhecida pelo turismo religioso. Entre maio e junho, ocorre a Festa do Divino, com barracas de comida, atrações musicais, missas e cortejos. Essa é uma atividade extra para quem optar por visitar o local nesse período.
A cidade conta com dois hotéis principais, mas há opções de hospedagem mais simples no local, incluindo Airbnb. Confira uma lista com os 4 melhores locais da região.
Outra opção é se hospedar em regiões próximas, como Florianópolis, Palhoça, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e São José. Por isso, separe um dia para visitar os hotéis que possuem day use.
Os visitantes podem tomar café da manhã, almoçar e jantar em restaurantes de hotéis, mas também há opções no centro da cidade. Confira:
Além das opções acima, os restaurantes Barē Sushi Bar e Torii são ótimas opções para quem procura sushi em Santo Amaro da Imperatriz.
Desconecte-se do seu celular e aproveite o momento para descansar nesse lugar cercado por natureza e diversão:
Após desbravar os segredos de Santo Amaro da Imperatriz, que tal acrescentar estes incríveis destinos com águas termais no Brasil ao seu roteiro de viagem? Famosos por suas piscinas de água quente, esses pontos do país estão prontos para te aquecer em qualquer estação do ano!