Por Bruno Mendes
Atualizado em 15.03.23
São João del-Rei destaca-se como uma das mais desenvolvidas entre as espetaculares cidades históricas do interior de Minas Gerais. Viajar para o tranquilo município e conferir a arquitetura barroca não deixa de ser uma maneira de retornar ao período da exploração do ouro, garantindo aprendizado e diversão no mesmo passeio.
Publicidade
Igrejas, ruas de pedra, cachoeiras e fauna exuberante são os principais atrativos desse histórico destino de turismo em Minas Gerais. Confira um guia sobre São João del-Rei e elabore o melhor roteiro para a sua trip! Será inesquecível.
A natureza de São João del-Rei conquista o coração de cada viajante, assim como os atrativos históricos e as características bucólicas em cada esquina. Veja algumas belas cachoeiras da cidade e adjacências que não podem ficar fora do roteiro:
Para chegar até cachoeira do 14 é preciso caminhar por uma trilha que passa por algumas fazendas da região. A beleza sem igual do entorno já encanta o viajante antes mesmo da hora de adentrar à queda d’água principal, ou melhor, às quedas d’águas. Existe mais de uma e em determinados pontos dá para andar por dentro, como se tivesse debaixo de um magnífico chuveiro.
Trilha + cachoeira: eis uma indescritível combinação ao turista que irá desbravar os encantos naturais deste interior mineiro. A Cachoeira Reserva do Cala Boca além de ser perfeita para tomar aquele banho, contempla um ótimo espaço para fazer piquenique e até tirar excelentes fotos do trecho mais alto.
Situada mais precisamente em Santa Cruz de Minas, mas bem pertinho de São João del-Rei e Tiradentes, a cachoeira Bom Despacho atrai muitas pessoas, pois tem fácil acesso e águas calmas. Excelente destino para famílias com crianças e idosos.
A cachoeira do Urubu fica localizada na região de Tiradentes, a apenas 15 minutos da área central de São João del-Rei. O atrativo conta com poços naturais que são formados ao longo do rio e exuberantes quedas d’águas. Sabe aquele dia que o sol nasce mais que convidativo? É o momento certo para você conhecer esse pedaço do paraíso.
Situada em Tiradentes, a cachoeira do Mangue tem piscinas naturais e seu entorno presenteado por exemplares autênticos da Mata Atlântica. Junte um kit básico de trilheiro (mochila, óculos escuros, garrafinha de água e protetor solar) e conheça já essa maravilha.
Publicidade
Passeios de trem são incríveis, certo? Agora imagina só sentar próximo da janelinha de uma charmosíssima Maria-fumaça e observar a paisagem das serras mineiras. Esse é apenas um dos inúmeros pontos positivos que o viajante irá conferir no trajeto de 12 quilômetros entre Tiradentes e São João del-Rei.
Os caminhos pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, são uma formidável e divertida aula de história. A locomotiva a vapor tem capacidade para transportar 280 passageiros e faz o percurso em 50 minutos, tempo mais que suficiente para você ficar encantado com os complexos montanhosos, rios, vales e a vegetação.
São João del-Rei é uma cidade repleta de atrações e com irresistível atmosfera interiorana. Passear pelas ruas históricas e conferir de perto bons pontos turísticos será inesquecível! O Viajali dá a dica de 7 lugares muito legais:
Museus, igrejas centenárias, casas antigas que hoje funcionam como restaurantes, cafés e lojas, ruas com calçadas características e muitas marcas de uma história importante do Brasil te aguardam em cada ponto do centro Histórico de São João del-Rei.
Por mais que a cidade tenha se desenvolvido e incorporado nuances arquitetônicas do mundo contemporâneo, os casarões e sobrados conservados não mentem: o passado vive no interior mineiro.
Construído no século XIX, o sobrado pertence à família de Tancredo Neves e por muito tempo foi morada do ex presidente. O ponto turístico é um dos mais concorridos de São João del-Rei, e Tancredo é uma figura pública considerada filho ilustre da cidade.
Erguida em 1774, a Igreja de São Francisco é uma das principais marcas da arquitetura típica do período colonial e está na rota turística pelas cidades históricas de Minas Gerais. O estilo arquitetônico predominante na construção é o rococó, reconhecido sobretudo em razão das curvas.
A Ponte do Rosário é uma atração tão simples quanto graciosa. Vale a pena encontrar um ângulo legal para fazer alguns registros fotográficos dessa estrutura secular, situada na região central de São João del-Rei e inclusa na categoria dos cartões postais do município.
Amantes de história e até os meros entusiastas da beleza das locomotivas antigas irão se encantar com o Museu Ferroviário. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional(IPAHN) há mais de 25 anos, o espaço é um show de conservação, contempla algumas locomotivas e até o vagão utilizado pelo Imperador Dom Pedro II. Imperdível!
Publicidade
A Rua do Santo Antônio é parada obrigatória para visitantes de todas as partes do Brasil e chama a atenção justamente pelo formato curvo das casinhas centenárias. O caminho, que passa pela Capela de Santo Antônio, vai até a Igreja do Rosário.
Mercados Municipais costumam ser pontos turísticos interessantes em cidades do mundo inteiro. E em se tratando de Minas Gerais, bater perna por esse espaço é ainda mais indicado, afinal o visitante poderá encontrar temperos e delícias da culinária tão aclamada. Ficou convencido?
Faça as suas malas e agende já a sua viagem para São João del-Rei. Você irá querer repetir esse passeio mais de uma vez, pois se apaixonará com tanta história e beleza!