Por Nicole Dias
Atualizado em 06.02.23
Um local que mantém sua história viva pelas ruas e festejos: esse é São Luiz do Paraitinga. A pequena cidade turística de São Paulo encanta pela sua arquitetura, sua cultura, seu povo amistoso e atrativos naturais. Ficou interessado(a)? Então descubra o que fazer por lá e prepare já o seu roteiro de viagem!
Publicidade
Localizada na região do Vale do Paraíba, a cidade de São Luiz do Paraitinga fica a pouco mais de 173 quilômetros de distância de São Paulo. O município faz divisa com Lagoinha, Cunha, Ubatuba, Natividade da Serra, Redenção da Serra e Taubaté.
São Luiz do Paraitinga tornou-se uma cidade em 1857. Em 11 de junho de 1873, recebeu o título de Cidade Imperial por dom Pedro II do Brasil, status que poucos municípios recebiam. Já em 2002, foi declarada pelo governo de São Paulo como uma estância turística.
A cidade foi atingida por uma forte enchente no ano de 2010, sendo que diversos de seus prédios históricos foram perdidos. No entanto, passou por diversas reconstruções nos edifícios e estradas e hoje encontra-se recuperada e pronta para receber seus visitantes.
Entre as atrações da cidade está seu conjunto arquitetônico, considerado Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Descubra os pontos imperdíveis da cidade:
O Parque Estadual Serra do Mar percorre mais de 20 municípios, e São Luiz do Paraitinga está entre eles. O Núcleo Santa Virgínia é um lugar legal para fazer caminhadas e trilhas – todas acompanhadas por monitores ambientais. É um passeio tranquilo e recomendado para quem gosta de ficar em contato com a natureza. Não há restaurantes ou cantinas no local, os visitantes devem levar seus lanches. É possível, ainda, fazer rafting. A entrada do parque é gratuita.
Do ponto mais alto de São Luiz do Paraitinga é possível ter uma bonita vista da cidade. A estrada para se chegar ao mirante é íngreme e bastante estreita. Se tiver a possibilidade, vá caminhando. Não há estrutura, banheiros ou restaurante no mirante, sendo que o atrativo é a possibilidade de belíssimas fotos.
Publicidade
Com diversos prédios construídos entre os séculos XVIII e XIX, o Centro Histórico de São Luís do Paraitinga conserva seu estilo colonial e chama a atenção com suas cores. Um passeio pelas suas ruas é como fazer uma viagem no tempo. Vale a pena conhecer a Igreja das Mercês, o Instituto Elpídio dos Santos e os bonecões que enfeitam a cidade.
Recomendada para os apaixonados pela natureza, essa trilha é extensa, mas recompensadora. Ao longo do percurso, é possível conhecer diferentes cachoeiras. A maior parte do trajeto, no entanto, é íngreme e exige um pouco de esforço físico. Como são feitas diferentes paradas para banho, é possível curtir sem cansar muito. Use tênis confortáveis e não esqueça de levar água. As trilhas ecológicas são realizadas no Parque Estadual da Serra do Mar.
Tanto o Carnaval quanto a Festa do Divino são atrações que movimentam a cidade. Durante o período carnavalesco, diferentes blocos tomam conta das ruas do centro histórico. Já a Festa do Divino Espírito Santo marca o Dia de Pentecostes e conta com uma programação intensa, com apresentações de grupos folclóricos, shows e atividades artísticas.
Sabe qual é a melhor época para visitar São Luiz do Paraitinga? Todas! A cidade conta com um clima agradável ao longo do ano. No verão faz calor, mas nada insuportável. O inverno é uma delícia. Portanto, escolha a melhor data para você e aproveite!
Confira os vídeos e vlogs a seguir para anotar as melhores dicas de quem já foi a São Luiz do Paraitinga:
De dicas de bares e pousadas até pontos turísticos, esse vídeo do canal Eu Vou de Moto faz um tour bacana por São Luiz do Paraitinga. Alguns dos locais contemplados são a Igreja Matriz, a Destilaria Mato Dentro e o rafting.
Do Centro Histórico de São Luís, passando pelo Teatro Arthur Azevedo e pela Igreja da Sé, o tour de drone é bacana para quem quer conhecer os principais atrativos da cidade.
Publicidade
O vídeo do Canal SerrAcima apresenta o caminho velho de São Luiz do Paraitinga até o Núcleo Santa Virgínia, no Parque Estadual da Serra do Mar. Há, ainda, bonitas imagens da Festa do Divino.
O Refúgio das 7 Cachoeiras é um verdadeiro oásis na Serra do Mar. O local oferece hospedagem e também tem um charmoso restaurante. Há diferentes trilhas para as cachoeiras, e no vídeo é possível dar uma espiadinha no espaço.
A vontade de conhecer esse simpático destino só aumenta, não é mesmo?
Chegou a hora de se apaixonar um pouquinho mais pelos encantos de São Luiz do Paraitinga.
São Luiz do Paraitinga é um daqueles lugares que quem conhece sempre deseja voltar, seja pelos momentos de tranquilidade ou pelo agitado Carnaval de Marchinhas. Aproveite cada segundo!
E se tiver interesse em passar por mais cidades repletas de heranças de outros tempos, não deixe de conferir essa lista com cidades históricas brasileiras que merecem uma visita.