Por Sheila Almendros
Atualizado em 03.02.23
Apesar de ser conhecida como a rota dos vinhos, São Roque (SP) tornou-se um verdadeiro refúgio para os paulistanos que procuram cidades turísticas em SP. O destino oferece inúmeras atrações durante todo o ano, que vão desde a colheita da uva até festas sazonais. Conheça mais do município e seus atrativos para toda a família:
Publicidade
São Roque fica a aproximadamente 65 km da cidade de São Paulo, levando cerca de 1h30 de percurso sem trânsito. O trajeto pode ser feito pela Rodovia Castello Branco, com trechos de pedágio, e também pela Raposo Tavares.
São Roque é um destino propício durante todo o ano, mas suas temporadas diferem pelo que oferecem ao viajante. A alta temporada acontece nos meses de dezembro, janeiro e julho; portanto, se a sua programação é para esses dias, reserve sua hospedagem com antecedência.
Janeiro e fevereiro são os meses da vindima, porém a Estrada do Vinho permanece movimentada durante todos os finais de semana do ano. Em fevereiro e março, acontece o carnaval de rua; já durante o inverno, os festivais gastronômicos são um verdadeiro convite para a programação a dois ou com a família.
Confira as principais atividades que São Roque oferece aos seus visitantes. As atrações prometem agradar todos os tipos de viajantes, desde os aventureiros até os que buscam uma pitada de romantismo. Veja só:
A principal atração da cidade não é destinada somente aos apaixonados por vinho, apesar de esse ser o público-alvo da atividade. O roteiro conta com inúmeras opções gastronômicas, de lazer e de compras, entre uma vinícola e outra. São mais de 30 estabelecimentos distribuídos pela Estrada do Vinho, pela Estrada dos Venâncios e pela Rodovia Quintino de Lima, com estacionamento e degustações gratuitas.
O parque fica a mais de mil metros de altitude, em uma área de 320 mil metros quadrados, e conta com diversas atrações, como pista de patinação, trilha ecológica, arvorismo, arco e flecha, paintball, passeio a cavalo, escalada, passeio de teleférico, pista de esqui e tobogã. A infraestrutura é muito bem projetada, e os valores variam de acordo com as atividades escolhidas. Acesse o site oficial para mais informações.
Publicidade
O Catarina Outlet fica aberto todos os dias, das 9h às 21h, e recebe inúmeros visitantes à procura das melhores marcas. Você encontrará lojas dos mais variados estilos – de Forever 21 a Burberry – e, apesar de não oferecer pechinchas imperdíveis como os estabelecimentos americanos desse segmento, se destaca por sua variedade de opções.
Construída em 1930, a Estação Ferroviária de São Roque, além de transportar passageiros, também possuía uma moderna agência de telégrafos. Antes de ser totalmente desativada, ela passou a transportar somente cargas durante um período e, hoje, abriga a Guarda Municipal de São Roque. É um excelente local para tirar fotos e contemplar a arquitetura antiga e preservada.
O Morro do Cruzeiro é uma atração muito visitada por quem busca a melhor vista da cidade e pelos devotos de São Roque, padroeiro do local. No mirante, há uma imagem do santo junto a uma cruz e, de julho a agosto, acontece a Novena do Cruzeiro. O acesso parte da Estação Ferroviária de São Roque, a 550 metros de distância – que podem ser percorridos a pé ou de carro.
Diariamente, das 6h30 às 18h, a Igreja Matriz de São Roque recebe centenas de visitantes – não só religiosos, mas também turistas que desejam saber um pouco mais sobre a importância histórica do edifício para a cidade. O local conta com pinturas nas paredes e no teto assinadas por artistas italianos, vitrais em mosaicos retratando a vida do padroeiro da cidade, entre outras belezas arquitetônicas.
Abrigado em uma antiga fábrica de tecelagem, o Centro Educacional e Cultural Brasital tem a mesma importância que o antigo estabelecimento de 1890 tinha para a cidade. O local possui uma trilha ecológica não sinalizada, biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, além de uma arquitetura histórica impressionante – tudo espalhado nos 9000 metros quadrados de área. Aberto todos os dias, das 8h às 18h.
Construído pelo fundador de São Roque, o Sítio Santo Antônio também já pertenceu a figuras ilustres, como o Barão de Piratininga e o escritor Mário de Andrade. O local abriga duas construções importantes – a Casa Grande e a Capela Santo Antônio -, que podem ser visitadas gratuitamente nos finais de semana e feriados. As visitas monitoradas acontecem nos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h.
Um dos pontos mais altos de São Roque fica em uma propriedade privada, mas com acesso gratuito. O Morro do Saboó possui uma vista incrível da natureza do entorno, que pode ser apreciada de um mirante bem estruturado, e seu acesso é feito por uma trilha de dificuldade média. O local ainda conta com estacionamento e lanchonete.
Além de degustar muitos vinhos, você terá uma verdadeira experiência histórica e cultural em São Roque. Aproveite!
Conheça as sugestões de hospedagem a seguir e veja qual se enquadra melhor em seu perfil de viagem. Confira:
Publicidade
Em São Roque, há hospedagens para todos os gostos e orçamentos. Escolher uma única opção é que será difícil!
Os vlogs a seguir te apresentarão mais informações das atrações de São Roque e tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem. Acompanhe!
Confira as imagens dos pontos turísticos de São Roque pontuados em nosso post, além de informações adicionais para você curtir ainda mais cada atração.
Nesse vídeo, você conhecerá quais atrações não podem faltar em seu roteiro bate-volta para São Roque. As dicas também podem ser curtidas com mais calma durante um fim de semana.
Conheça o roteiro completo da Rota do Vinho de São Roque, as principais atrações distribuídas pelo caminho e o que você não pode deixar de conferir durante o passeio.
São Roque, sem dúvidas, oferecerá atrações para todos os tipos de viajantes – seja você um aventureiro, um apreciador de um bom vinho ou um amante de cultura e história.
Inspire-se nos cliques a seguir e saiba o que te espera em São Roque: muitas paisagens encantadoras, arquitetura histórica preservada e dias repletos de momentos inesquecíveis!
Além de São Roque, você pode curtir também outras rotas do vinho em São Paulo. Conheça o roteiro e programe-se o quanto antes!