Localizado entre três municípios mineiros – São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis -, o Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais belos destinos de turismo em Minas Gerais. Com mais de 71.525 hectares, no local que é berço do rio São Francisco, você vai se deleitar com as belezas naturais, praticar esportes radicais e se refrescar em belíssimas cachoeiras. Veja um guia de visitação completo!
30 motivos para conhecer a Serra da Canastra imediatamente
Dona de uma beleza de tirar o fôlego, a Serra da Canastra tem tudo para conquistar seu coração. Confira!
1. Você vai entender como a natureza pode ser imponente
2. E como existe beleza até nas coisas mais simples
3. Os animais fazem parte do espetáculo
4. O lugar é perfeito para quem gosta de esportes radicais
5. Para conhecer este pôr do sol de rara beleza
6. E claro, saborear a jóia da região, o queijo canastra
7. Ter momentos de paz e tranquilidade
8. E não precisar ir à Capadócia para ver este espetáculo de balões
9. Você pode curtir abraços quentinhos
10. E acampar na proximidades
11. O que não falta são paisagens de tirar o fôlego
12. Uma verdadeira obra de arte divina
13. Se refresque nas várias cachoeiras que tem por lá
14. É um lugar com muita vida
15. E mais Cachoeiras!
16. Você pode fazer passeios magníficos de 4×4
17. E pode se desconectar do mundo e curtir um momento só seu
18. Vai ser impossível não se apaixonar por paisagens como esta
19. Com certeza vai se sentir… pleno
20. Conhecer este céu admirável
21. Você irá se encantar com os animais que circulam livremente no parque
22. Que tal descansar observando essa paisagem?
iStock
23. Lá é o melhor lugar para brincar de descobrir desenhos em nuvens
24. Já viu um tamanduá bandeira de perto?
25. Que tal estas trilhas?
26. Você vai conhecer a nascente do nosso querido rio São Francisco
27. E também admirar as milhares de reservas naturais
28. Não custa nada lembrar do queijo canastra
29. E falar novamente das belas cachoeiras
30. Tenha certeza de que vai conhecer um lugar abençoado
Algumas informações importantes
- Localização: o parque fica no Sudoeste de Minas Gerais, e contempla parte dos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis.
- Quando visitar: de março a maio, ou de setembro a novembro. São épocas em que não chove tanto e as temperaturas são mais amenas.
- Transporte: o ideal é fazer o passeio através de 4×4 ou jipe, mas bicicletas e motocicletas também são uma ótima ideia.
- Segurança: ciclistas e motociclistas que forem se aventurar por lá, é sempre bom ter em mãos um GPS para não correr o risco de alguém se perder.
- Alimentação: não há opções de restaurantes dentro do parque, então separe alguns lanches leves e bem embalados para quando bater a fome. Não esqueça de tomar bastante água para aproveitar o passeio com muita energia.
Pousadas na Serra da Canastra
Você pode se hospedar em pousadas que estão localizadas bem próximas às entradas do parque. Elas costumam ser simples, preços acessíveis e com muito conforto. Aqui vão algumas sugestões:
Esta pousada está localizada em São Roque de Minas, próximo à portaria 4 do parque. O local é modesto, porém muito confortável e com vista para a Serra. Você vai se encantar.
Também localizada em São Roque de Minas, esta pousada conta com piscina, bar e biblioteca. Oferece um café da manhã de primeira, além de sugestões de roteiro para te ajudar a aproveitar bem sua viagem.
Estabelecida em São João da Glória, uma das cidades em que está localizado o parque, esta pousada conta com churrasqueira, piscina e café da manhã incluso na diária. Além disso, também oferece passeios de 4×4 ou jipe pela Serra da Canastra.
Infraestrutura de primeira, piscina, chalés bem equipados, e muito conforto. Nesta pousada você vai ter a experiência de vida no campo mesmo: tirar leite da vaca, andar a cavalo e olhar os pássaros. Para quem gosta de esportes radicais, trilhas, tracking e passeios 4×4 na Serra da Canastra também são oferecidos no local.
Para você que quer curtir um ambiente rural, mas não abre mão de conforto, esta pousada é o lugar certo. A vista para as montanhas é de tirar o fôlego e o atendimento é carinhoso e acolhedor. O lugar silencioso, ótimo para quem quer relaxar.
Com todas estas dicas, você pode incluir a visita à Serra do Canastra no seu próximo roteiro de viagens. Você não vai se arrepender!