Por Gabriella Soares
A Serra da Estrela fica na região central de Portugal e consiste em uma bela área de preservação natural. É o lugar ideal para curtir a natureza e se divertir em meio à neve. Essa é a maior área protegida portuguesa e acredita-se que é habitada desde a antiguidade romana. Seu nome se deve a suas rochas “tocarem” as estrelas. Confira:
Publicidade
A Serra da Estrela fica relativamente próxima dos principais destinos portugueses, a cerca de 195 km de Porto e a 300 km de Lisboa. Para quem está visitando Portugal e pretende aproveitar o máximo desse destino, o melhor é alugar um carro: assim, a viagem até a Serra é rápida. Também é possível contratar tours completos, que custam até U$D 340 por um dia, incluso ida e volta.
A altitude e o clima, além da própria região, fazem com que seja necessário prestar atenção a alguns pontos ao viajar para a Serra da Estrela. Reunimos os principais para te ajudar a organizar a sua viagem. Olha só:
Leve esses pontos em consideração antes de fazer a sua viagem. Assim, você garante que a sua aventura seja o mais tranquila e perfeita possível.
Como uma das regiões mais altas de Portugal, a Serra da Estrela tem muitas atrações reservadas para seus visitantes. Diferentes montanhas, rios, neve – existem diferentes atividades e paisagens que são simplesmente encantadores. Confira alguns dos principais e melhores passeios desse destino:
O ponto mais alto da Serra da Estrela e o segundo mais alto de todo o país é a Torre, um lugar que atrai muitos visitantes. Em seu topo, é possível aproveitar a bela torre e, principalmente, a incrível paisagem que ela proporciona. Dali, é possível ver a extensão da serra e também seus arredores, cheios de natureza e beleza.
Um grande atrativo da região é o Poço do Inferno, uma queda d’água de 10 metros de altura em meio à Serra da Estrela. A queda se forma a partir da Ribeira de Leandres e conta com águas transparentes e refrescantes. É ideal para um mergulho nos meses mais quentes ou para observar as belezas naturais no inverno.
Publicidade
A Lagoa Comprida é o maior lago da região e funciona como um reservatório para as diferentes cidades que ficam dentro da área da Serra da Estrela. Sua beleza reside não apenas em seu tamanho, mas também em suas águas cristalinas e na forma como ela fica emoldurada pela neve e pelo gelo durante o inverno.
Uma das paisagens mais populares da região fica na nascente do Rio Zêzere e é conhecida como Covão da Ametade. Esse local, cercado por árvores e com um trecho do rio com águas transparentes, tem a beleza característica de toda a Serra. Além disso, é comum que as diferentes cores das estações façam com que o Covão da Ametade fique anda mais lindo.
O Vale do Rossim é uma larga faixa de água que fica na região central da área de preservação. Durante o inverno, a água ganha um lindo tom de azul, que faz da paisagem ainda mais deslumbrante pelo contraste com a neve que a cerca. Já no verão, é possível aproveitar a praia de água doce e as lindas tonalidades que o céu e a paisagem ganham na estação.
Sendo um local com uma ampla floresta, diversas montanhas, rios e cachoeiras, é comum que a Serra da Estrela atraia muitas pessoas que gostam de ecoturismo. E uma das melhores formas de aproveitar a região é realizar trilha por seus intermináveis caminhos. Assim, existem diversas trilhas, com diferentes durações e dificuldades, para aproveitar a flora e a fauna de lá.
Localizado no Vale do Mondego, o vilarejo Linhares da Beira é um local bucólico, cercado por muralhas de pedra e que remonta à Idade Média de Portugal. Linhares tem cerca de 300 habitantes (ou seja, é realmente muito pequena), mas conta até mesmo com castelo, que antes era uma espécie de fortaleza. É uma verdadeira viagem pela história.
Um dos locais mais impressionantes de Serra da Estrela é o Covão dos Conchos, uma abertura circular em meio a uma lagoa, formando uma queda d’água. Apesar da forma incrível e de ser tão bem-feita que parece natural, essa é uma construção humana para ligar a Ribeira das Naves e a Lagoa Comprida. É uma visão única!
Conhecida como a Suíça Portuguesa, Loriga é um pequeno vilarejo rodeado de montanhas. Esse é um ótimo lugar para se conhecer no verão: conta com praias de água doce e pequenas corredeiras em que é possível aproveitar as refrescantes e belas águas da região, além de conhecer a pequena e calma vila.
As Penhas Douradas são conhecidas como um dos locais mais frios da Serra da Estrela e é também um dos mais altos, com cerca de 1,5 mil metros de altitude. É um ótimo lugar para observar a Serra, além das aldeias vizinhas e o Rio Zêzere, que se transforma em um Vale Glaciar durante o inverno.
Para quem gosta de aventuras e vai visitar a Serra da Estrela durante o inverno, nada melhor para aproveitar a neve do que praticar esqui e snowboard. Existe apenas uma estação de esqui na Serra e fica na Torre, onde também é possível alugar os materiais para os esportes e utilizar seu maravilhoso teleférico.
Publicidade
Uma das cidades mais charmosas em meio à Serra da Estrela é Manteigas, que dá acesso às principais atrações da região e reúne algumas das delicias da culinária portuguesa. É uma pequena cidade, de clima bucólico e que vale muito a pena a sua visita!
Como se pode ver, existem diversas formas de se divertir e conhecer essa bela área preservada de Portugal. Tudo o que você precisa é escolher entre esses lindos locais e montar o seu roteiro, para garantir uma viagem inesquecível!
Para quem quer aproveitar todas as belezas de Serra da Estrela, o melhor é se hospedar perto da área preservada. Existem diversas opções para garantir uma ótima viagem na região. Confira:
Compare as diferentes alternativas de hotéis da região e escolha o que mais tem a ver com você e sua viagem. Uma coisa é garantida: seja qual for a sua escolha, você encontrará muito conforto e deliciosos pratos da cozinha portuguesa.
Uma coisa que toda viagem exige é preparação, afinal é um lugar novo e que você ainda não conhece bem. Confira os melhores vídeos sobre a Serra da Estrela e conheça as experiências de quem já fez esse percurso:
Nesse vídeo do canal Haulizando, é possível conhecer os detalhes sobre a Serra da Estrela durante seu período de inverno, com as montanhas e estradas cobertas de neve. É um cenário lindo!
Outra forma de conhecer a Serra da Estrela é por suas encantadoras vilas e aldeias, que possuem um charme especial, como mostra o vídeo do Luis Carneiro.
Com imagens incríveis feitas com drones, o canal Portugal Visto do Ceu mostra todos os detalhes de um dos pontos turísticos mais incríveis dessa região.
Já nesse vídeo, é possível conhecer todas as belezas desse destino com imagens de qualidade, incluindo aéreas, das diferentes paisagens naturais.
Não deixe de levar esses vídeos em consideração quando estiver planejando sua viagem para esse paraíso português. É uma aventura que vale a pena e que, com certeza, vai ser inesquecível!
A Serra da Estrela é um lugar simplesmente lindo, com paisagens naturais únicas e que garantem uma viagem incrível. Para te convencer a conhecer esse destino o mais rápido possível, reunimos as melhores imagens desse destino:
Não deixe de conhecer as belezas da Serra da Estrela e aproveitar essa linda área de preservação ambiental. E já que você vai estar pela Europa, confira também as melhores cidades de Portugal para estender a sua viagem.