Por Bruno Mendes
Atualizado em 14.03.23
A viagem para a Tailândia proporciona momentos divertidos, contemplativos e surpreendentes, pois o país asiático é daqueles lugares peculiares, no melhor sentido possível. Hábitos culturais diferentes, intensa devoção religiosa nos templos imponentes, praias belíssimas, gastronomia impecável e vida noturna agitada são alguns dos muitos pontos positivos que o viajante encontrará por lá.
Publicidade
Pronto para uma viagem especial e fora do comum? O Viajali te apresenta um guia recheado de informações sobre a Tailândia, que vai te deixar ainda com mais vontade de embarcar para o paradisíaco país. Confira com atenção e boa viagem!
A Tailândia é um país do sudeste asiático localizado na península da Indochina, que faz fronteira ao norte com Laos e Myammar, ao leste com Cambodja e Vietnã e no trecho sul com a Malásia. O país tem suas terras banhadas pelo mar de Andramão e pelo Golfo da Tailândia.
Não é tão fácil comentar sobre o clima da Tailândia, afinal o período das chuvas intensas varia muito de uma região para outra. De todo modo, como o território é grande, é possível montar a programação pensando em escapar das famosas monções asiáticas, e aproveitar melhor as praias e todos os outros atrativos.
Vamos pensar nas cidades mais famosas para oferecer as melhores dicas. Caso você queira ir para Bangkok, destino turístico mais famoso do país, a melhor época é entre novembro e fevereiro. Se a intenção for ir para Chiang Mai, é melhor partir entre dezembro e fevereiro.
Em relação às costas com praias, também há diferenças entre os períodos mais propícios para garantir a diversão. No golfo da Tailândia, os meses recomendados são entre maio e setembro. Já na costa do Mar de Andaman, o períodos de sol forte e sem as intensas e nada agradáveis precipitações ocorre entre dezembro e março.
São muitas as opções de voos do Brasil para a Tailândia. De São Paulo para Bangkok partem aviões da Qatar Airways, Swiss, Etihad, Turkish Airlines e da Emirates, Air France, British Airways, KLM e Lufthansa, todas com uma conexão. Saindo do Rio de Janeiro, as últimas 5 companhias informadas fazem o trajeto até o país e também há uma conexão.
Publicidade
Falando em conexão, o tempo de cada uma vai variar de uma companhia aérea para outra, que geralmente é feita em Dubai. De modo geral, o tempo de viagem entre São Paulo (ou Rio de Janeiro) e Bangkok é de 23 horas. Se você partir direto da Europa poderá encontrar amplas opções de voos diretos.
É imprescindível tirar alguns dias da viagem para conhecer as praias tailandesas. Sabe aquele cenário que parece irreal de tão bonito? Você presenciará muitas dessas maravilhas ao se banhar em águas esverdeadas, caminhar pelas areias claras e contemplar formações rochosas e toda a vegetação do entorno. Estas são algumas das praias da Tailândia que você precisa incluir na programação:
Localizada no mágico arquipélago de Koh Phi Phi, a Bamboo Island tem areias bem brancas e aquele mar claríssimo, que desperta logo a vontade de dar um mergulho. A faixa de areia é bem grande: bastante espaço para aquela caminhada contemplativa ou mesmo para colocar a canga e relaxar bastante.
Famosíssima por servir de cenário para o filme “A Praia”, interpretado por Leonardo Di Caprio, a May Bay fica na ilha de Ko Phi Phi Leh, a mais movimentada da Tailândia. Ainda que o constante movimento retire um pouco daquele charme particular dos lugares lindos e isolados, a praia tem impecável conjunto natural e emoldura aquela paisagem dos melhores sonhos. Você precisa ver tudo de perto!
Você vivenciará dois momentos distintos na praia de Loh Dalum Bay, situada nas ilhas Phi Phi. Pela manhã o lugar é calmo e perfeito para atividades relaxantes e até, em alguns níveis, terapêuticas. Em contrapartida, à noite a área é um dos pontos altos da badalação tailandesa: há festas com música e shows pirotécnicos que encantam sobretudo a turma mais nova.
A praia de Phra Nang Beach fica na isolada e encantadora região de Railay Beach, e embora não seja uma ilha, está posicionada por trás de uma cadeia de montanhas, e só pode ser acessada pelo mar. Tranquila e bucólica, é recomendada para turistas que desejam escapar de badalações. A pedra coberta por vegetação e que esbanja imponência dentro do mar é um dos pontos altos do local.
Apontada como a praia que tem os mares mais azuis da Tailândia, a Sunrise Beach fica na ilha de Koh Lipe e apresenta calmaria e conforto ao visitante. Por perto há pequenos bares que servirão para aquela providencial parada para uma água de coco, suquinho e petiscos. Aproveite o dia inteiro e fique até o entardecer!
Acessada de barco a partir da província de Krabi, a Hong Beach tem um mar de águas verdes contornado por enormes pedras, e o conjunto de mostras naturais faz com que a atração seja espetacular até para os elevadíssimos padrões tailandeses. É de se imaginar que você ficará em dúvida entre o que fazer mais vezes: mergulhar ou tirar fotos?
Opção perfeita para quem está em Bangkok e por razões particulares não pode ir para regiões mais distantes, a praia Hua Hin é um gracioso refúgio da capital da Tailândia. A extensa faixa de areia permite longas caminhadas e o entorno é cheio de turistas. Animação não faltará.
Publicidade
Acessada por um caminho de pedras em Railay Beach, a Praia de Tonsai é um daqueles destinos bacanas para quem ama aquela pitada de aventura, e acredita que a chegada em si á é uma atração. Pouco conhecida, escondida, mas vale a descoberta, concorda?
Visualmente não tão bela quanto as demais, a Ao Nang é uma praia recomendada para os viajantes que não dispensam uma boa infraestrutura. Existem bons hotéis, lojinhas, restaurantes e até feiras noturnas no entorno. Boa alternativa de passeio para quem decidir se estabelecer por um tempo mais prolongado.
A Tailândia, que abraça e acolhe turistas das mais distintas nacionalidades, tem pontos turísticos irresistíveis para todos os gostos. Um conselho: não saia de casa sem o celular carregado — ou sem a máquina fotográfica — pois você fará centenas de registros destas atrações que você precisa conhecer pelo país. Confira:
O Buda inclinado de 15 metros de altura e 46 de comprimento é o grande destaque do templo Wat Pho, um dos espaços religiosos mais visitados de Bangkok. O local, que funcionou como a primeira universidade pública da Tailândia, tem a maior coleção de Budas do país. É fácil chegar ao templo, pois ele está situado no coração turístico da cidade. Não perca a oportunidade de conhecer cada detalhe deste ambiente que celebra a religiosidade tailandesa.
Possivelmente você já ouviu que Bangkok é um lugar louco, imprevisível. É claro que deve existir críticas em relação a todos os posicionamentos espalhados a sete ventos e nem tudo é como dizem, mas uma coisa é certa: a cidade surpreende e é muito divertida. E a khao San Road, talvez sintetize os aspectos mais interessantes dessa boa loucura da Tailândia que tanto agrada os visitantes.
Nessa rua você encontrará moradores locais, turistas de todos os cantos andando de um lado para o outro e uma série de estabelecimentos: casas de massagem, restaurantes, barbearia, bares com karaokê e as barraquinhas que vendem todos os tipos de comidas de rua (se tiver coragem, não deixe de provar gafanhotos, escorpiões, aranhas, etc.).
Situado em Chiang Rai, cidade localizada no extremo norte do país, o Templo Branco (chamado de Wat Rong Khun) conquista o visitante antes mesmo da entrada: suntuosa e rica em detalhes, a construção tem sua parte de fora decorada com minúsculos pedaços de vidro e estátuas que representam o “portão do paraíso”.
O interior do templo chama atenção, pois além das figuras referentes ao budismo, conta com pinturas de símbolos não religiosos e ocidentais, como as do cantor Michael Jackson e personagens da Disney ou Marvel.
Visitar a cidade de Ayutthaya é entrar em contato com aquela paz de espírito tão presente em lugares especiais. Só para se ter uma ideia da atmosfera local, há mais de 400 templos que mesmo sem a exuberância do passado, conservam a sua grandiosidade. Imperdível!
Os elefantes são muito presentes na Tailândia, e se você for ao Elephant Rescue Park, situado na cidade de Chiang Mai, irá encontrá-los e até ter a oportunidade de ajudar no cuidado dos bichos, dando comida, banho e passear com eles. Experiência privilegiada para todos que não dispensam o contato intenso com mostras naturais.
Atenção, baladeiros de plantão: a ilha de Koh Phangan é uma das que compõe o arquipélago de Samui, que fica no Golfo da Tailândia, e por lá acontece uma vez por mês a Full Moon Party, um evento que reúne mais de 30 mil pessoas e é bastante concorrido pelos mochileiros.
O Grand Canyon Waterpark (Chiang Mai) foi erguido em um Canyon artificial e tem brinquedos que vão encantar adultos e crianças. Sinta o frio na barriga ao descer na tirolesa em alta velocidade, pule de penhascos, curta os toboáguas e garanta a diversão para o dia todo. Valerá a pena.
Mais um atrativo formidável aos apaixonados pela natureza em versão autêntica, quase intocável. Presente no golfo da Tailândia, o Parque Nacional Mu Ko Ang Thong contempla um arquipélago com 42 ilhas e enche os olhos de todos pela vegetação, belas praias, paredões de calcário e até alguns lagos escondidos.
O Wat Umong está entre os templos mais curiosos da Tailândia, e é uma concorrida atração de Chiang Mai. Trata-se de um mosteiro enorme, feito de tijolo e com alguns túneis em seu interior que proporcionam o melhor clima de contemplação e tranquilidade.
Situado na região alta de Chiang Rai, este templo é um espetáculo arquitetônico e concentra o maior Buda da cidade. Nem pense que será enjoativo visitar tantos templos budistas — cada um desses espaços concentra peculiaridades únicas! Pode acreditar que sempre terá algo novo para ser visto.
Situada em Phucket, cidade que fica na ilha homônima, a Bangla Road é uma rua ultra badalada, que reúne restaurantes, bares e uma série de baladas para maiores de idade. Não é de se surpreender que o local é chamado de ‘A Las Vegas de Phucket’. E então, o que acontece em Bangla Road fica em Bangla Road?
O Saronrom Park é pequeno, quase modesto, mas muito charmoso e aconchegante. Localizado em Bangkok, perto do palácio imperial, ele é aquele espaço verde ideal para caminhadas e descanso. Há ainda ambientes especiais para a prática de atividades físicas, banquinhos para uma leitura agradável e um lago com peixes, lagartos e tartarugas.
E aí, ficou com aquela vontade de dar aquela organizada na sua vida e programar uma viagem para o sudeste asiático? A Tailândia certamente te oferecerá experiências inesquecíveis!