Por Tais Miwa
Taipei, ou Taipé, é uma metrópole moderna e é considerada o coração de Taiwan. Sendo assim, tem um polo cultural e econômico enorme e atrai turistas de todos os cantos. Se você está planejando visitar essa cidade incrível, acompanhe a matéria e conheça tudo sobre esse lugar histórico, mas moderno:
Publicidade
Índice do conteúdo:
Taipei é capital de Taiwan e fica ao norte da ilha asiática. Localiza-se próxima ao rio Tan-shui e também de Chi-lung, seu porto no Oceano Pacífico.
A cidade de Taipei é agitada e muito movimentada. Por isso, você consegue encontrar várias atrações turísticas. Tenha certeza: elas te darão um misto de cultura, história e tecnologia. Veja a nossa seleção de pontos turísticos de Taipei e escolha quais incorporar ao seu roteiro:
Esse museu teve sua abertura ao público somente em 1965 e possui mais de 600.000 artefatos colecionáveis e preciosos. Apesar de antigo, o Museu do Palácio Nacional é extremamente moderno e usa a tecnologia mais recente para preservar seus bens, arquivos, e para melhorar a experiência dos visitantes.
Você pode comprar as entradas para o museu das 08h20 até às 18h do horário local. Nas sextas e sábados, este horário se estende até às 20h30. O preço da entrada para o prédio principal é de NTD $350 para o público geral e NTD $150 para estudantes. Para acessar e comprar os ingressos, confira o site do museu.
O Taipei 101 já foi um dos maiores arranha-céus do mundo, e hoje ainda impressiona com seu tamanho e estrutura para suportar terremotos e tufões, eventos tão comuns na Ásia. O edifício foi projetado para celebrar a evolução da tecnologia em meio à tradição asiática, e por isso contém elementos históricos e pós-modernos.
Ao pegar o elevador, você terá a grandiosa vista de 508 m de altura e pode chegar ao topo em menos de 1 minuto.
Publicidade
Um dos templos mais conhecidos de Taiwan, o Longshan fica localizado na antiga vila do distrito de Wanhua. Foi construído por colonos chineses em 1738 e conseguiu resistir até hoje aos diversos desastres naturais e também às guerras que persistiram no país. É claro que isso não seria possível sem a ajuda dos residentes da região onde o templo é instalado. Ao longo dos anos, os moradores renovaram e melhoraram o templo e seus arredores, sempre respeitando a diversidade de religiões e cultos que ali se propagam.
A entrada para esse templo tão enorme e antigo de Taipei é grátis, mas são as doações que mantém o local de pé. Se der uma passadinha por lá, aproveite e viva toda a energia desse local sagrado para budistas, taoístas e outros adoradores.
Com um telhado diferenciado e azul, o Salão Memorial de Chiang Kai-shek se impõe entre as árvores para trazer a memória e homenagear o ex-presidente da República da China, que leva o nome do local. O edifício foi construído em forma de octógono devido ao simbolismo chinês do número oito, que se associa à fortuna e riqueza. No lugar, ainda existe um museu que documenta toda a vida de Chiang Kai-shek e a história e cultura de Taiwan.
A vida noturna em Taipei concentra os populares mercados, e Tonghua não fica de fora da agenda dos visitantes e locais. Aqui, a especialidade é em comidas típicas de Taipei. Para chegar lá é fácil: basta pegar a linha vermelha do metrô em direção à Xinyi Anhe. A dica é chegar cedo, pois as barraquinhas começam a fechar perto da meia-noite.
Se você deseja desfrutar de verdadeiras fontes termais, esse é o seu local. Além de ser muito popular e repleto de pousadas, hotéis, casas de chá e resorts, chegar até lá é bem fácil: existe uma linha e estação de trem específicas para a região. Em Xinbeitou, existem casas de banho e fontes termais que podem ser públicas ou privadas. Por isso, se quiser privacidade, reserve com antecedência e verifique as regras para cada banho.
Esse bairro é considerado a Harajuku de Taipei e abriga o shopping que tem uma das maiores variedades de lojas de moda, restaurantes, clubes e bares. É um centro cultural da metrópole e foi fundado como local de lazer pelos japoneses. A avenida central de Ximending é um destino popular entre os turistas e jovens, pois abriga performances e exibições.
O parque nacional fica localizado na parte norte da metrópole, e é facilmente acessado por meio do metrô. É um local protegido por suas belezas naturais e vida selvagem. Dependendo da época em que você visitar o parque, encontrará uma beleza diferente. Entre fevereiro e março acontece a época das flores, e em outubro as montanhas ficam incríveis e se pode ver o avermelhado das folhas. No inverno, o cenário é único e a neblina que cobre as montanhas faz o lugar ter um ar quase mágico.
Hoje, Dadaocheng é principalmente um porto de balsas. Contudo, no passado, funcionou como porto de embarque para a cidade de Taipei. Em 2005, o governo de Taipei instalou ciclovias e transformou o local em um parque da cidade, com o intuito de atrair mais turistas. Para aproveitar o melhor desse ponto turístico, você pode experimentar a viagem de balsa para Tamsui.
Esse é o lar de Yuan Zai, o famoso panda de Taipei! Ele é o primeiro filhote de panda gigante nascido em Taiwan. Para chegar a esse que é o maior zoológico da Ásia, é muito fácil: o transporte público até lá é feito tranquilamente pela linha marrom. Fundado em 1914 por um cidadão japonês, o zoológico possui ingressos a NT $60 para o público em geral e NT $30 para estudantes. Para comprar as entradas e conferir os horários de funcionamento, confira o site do zoológico.
Publicidade
Com o metrô de Taipei, é possível chegar a qualquer um desses pontos turísticos. Assim, montar o roteiro não será difícil e você poderá aproveitar a cidade ao máximo.
Para ficar perto de tudo, escolha um hotel próximo à Estação Central de Taipei. Você pode conferir o Old Door Hostel & Bar, avaliado pelos turistas como hospedagem excepcional e preço médio de $22. Apesar de ser uma opção mais simples, você terá quartos com ar-condicionado e banheiros compartilhados, além de um café totalmente asiático.
Mas se você deseja experimentar uma hospedagem mais luxuosa, veja o Grand Hyatt Taipei, que tem uma vista panorâmica para a cidade e fica ao lado do Taipei 101. Com decorações elegantes e quartos gigantes, você terá tudo que precisa ao seu dispor, como banheiro privativo, TV e ainda ficará próximo às estações de metrô. Essa hospedagem incrível possui preços que variam de $300 a $400, dependendo dos dias da sua estadia.
Agora, se você é daqueles que gosta de espaços verdes e monumentos incríveis, hospede-se no Distrito de Zhongshan. Uma boa opção é o Hotel Parkview Taipei, que tem preço médio de $140. Lá, você ficará próximo aos mercados noturnos e também do aeroporto de Taipei Songshan. Inclusive, para quem ama os mercados tradicionais de Taipei e quer boas opções de alimentação, veja o Home Hotel Da An, que fica no Distrito de Da’an, perfeito para os amantes da gastronomia. Os preços ficam entre $160 a $300 e você ainda pode contar com um restaurante na propriedade.
Uma dica bônus é que em Taiwan existe wi-fi público e grátis para todos os cidadãos e turistas, e o serviço fica disponível em todas as estações de metrô em Taipei. Sendo assim, você poderá acompanhar tudo de pertinho direto do seu celular e, caso decida transitar entre os bairros e hotéis, será muito fácil!
A seguir, você confere mais fotos incríveis da metrópole. Assim, já dá para se inspirar e saber como vão ser os próximos cliques na capital taiwanesa.
Que cidade, não é mesmo? Taipei é movimentada, possui monumentos famosos, uma vida noturna agitada e comidas incríveis. Seja qual for o seu orçamento, Taipei tem algo a oferecer para todos os tipos de viajantes. E para conhecer mais capitais da Ásia, que tal ver esta matéria completa sobre Pequim, na China?