Por Juliana Trinci
Atualizado em 18.05.22
Gramado é uma cidade montanhosa, que fica no Rio Grande do Sul. A localidade tem ar europeu e costuma ser um destino bem procurado por turistas no inverno, mas é uma cidade maravilhosa em todas as épocas do ano, e que pode ser muito bem aproveitada em todas as estações. Antes de viajar, é importante ver o tempo em Gramado para planejar a mala e suas atividades. Veja, mês a mês, o que esperar de Gramado.
Publicidade
Índice do conteúdo:
Janeiro é um mês quente, e Gramado não foge a regra: de dia é bem calor e à noite o clima é mais ameno. Apesar de Gramado ser conhecida por suas atrações no frio, também dá para se divertir no calor. É um bom momento para você conhecer o Snowland, o único parque temático com neve de verdade no Brasil, passear nos charmosos lagos da cidade e aproveitar as altas temperaturas para se refrescar fazendo um tour nas cervejarias da Serra Gaúcha.
Viu só? Gramado é uma cidade interessante também no verão.
Para quem está a procura de tranquilidade no feriado de Carnaval, Gramado é uma boa pedida. Seu clima continua quente (pode aposentar os gorros e casacos de lã), e em contrapartida, por ser baixa temporada, a cidade está com menos movimento: isso resulta em maior facilidade de reservar hotéis e aproveitar melhor os restaurantes, que estarão quase sem fila e atendimento mais rápido.
Coloque a capa de chuva na mala: essa é uma das épocas do ano mais chuvosas por lá. Mas nada que vai atrapalhar seu passeio.
Março é o mês que a temperatura de Gramado começa a oscilar: ainda tem um pouco de dias de sol, mas as noites costumam a esfriar. Também é a época que a cidade começa a se preparar para a páscoa, ou seja, muito chocolates artesanais por todos os cantos.
Se você prefere temperaturas amenas, essa é a melhor época para visitar Gramado.
Chão forrado de folhas, dias ensolarados mas com ventinho gelado batendo no rosto: este é o cenário de Gramado em abril. O outono está em pleno vapor, deixando a cidade ainda mais encantadora. É em meados de abril também que começa a tradicional Festa da Colônia: são diversas atrações por toda a cidade para celebrar a história e cultura do povo de Gramado.
Publicidade
Tire muitas fotos para eternizar as belas paisagens de Gramado neste mês.
O tempo está começando a esfriar, mas não o suficiente para lotar a cidade: ainda estamos falando de baixa temporada. Uma boa dica é fazer atividades ao ar livre, como por exemplo, conhecer o Belverde Vale Quilombo, um vale que tem uma vista magnífica, e com certeza você se sentirá mais conectado consigo e com a natureza.
Não esqueça de colocar as botas de caminhada para a viagem, e pé na tábua.
Finalmente o inverno chegou, e Gramado vira um pedacinho da Europa no Brasil. As temperaturas começam a baixar consideravelmente e os turistas enchem a cidade para sentir o friozinho aconchegante da Serra. Também é a temporada mais propícia para realizar passeios românticos com seu amor, e comer um delicioso e tradicional fondue.
Como é alta temporada, procure reservar hotéis e restaurantes com antecedência, para conseguir um preço mais em conta.
As árvores com um verde fosco, algumas forradas com branco das geadas e tudo com muita beleza e charme. Julho também é época de alta temporada, com a diferença que saem de cena casais enamorados, e entram no palco famílias aproveitando as férias escolares. Sempre muito acolhedora, Gramado também oferece aos seus visitantes diversas atrações para curtir o friozinho na Estação Gramado: uma programação cultural com diversos eventos acontecendo em todos os pontos da cidade.
Adultos e crianças vão ficar muito empolgados com a oportunidade de ver neve de perto.
Agosto é o mês de red carpet em Gramado. A cidade, que já está com a beleza natural do frio montanhês, se cobre de luxo e elegância para receber o público seleto do Festival de Cinema de Gramado. São muitas celebridades transitando pelo lugar, além disso, os amantes da sétima arte poderão também apreciar, além do Festival de Gramado e sua premiação, o Gramado Cine Vídeo, um festival de curta-metragem universitário.
No intervalo entre um filme e outro, não deixe de aproveitar a deliciosa gastronomia de Gramado.
Publicidade
Época que o inverno está indo embora, e a primavera está chegando em gramado. A cidade fica linda com as flores desabrochando e muito agradável de se visitar, pois ainda tem um pouquinho de frio e a movimentação nas ruas é mais baixa. Setembro é o mês do Festival de Cultura e Gastronomia, o que dá oportunidade de conhecer milhares de comidinhas maravilhosas.
Também é uma boa época para se visitar os parques, jardins e principalmente a Cascata do Caracol, que é um espetáculo aos olhos.
Gramado presenteia um dos seus mais belos cenários para quem visita a cidade em outubro, pois é o ponto alto da primavera. Nessa época do ano as folhas das árvores estão bem verdinhas e as flores mostram todo o seu colorido. Além disso, é uma época muito boa para se visitar, pois as temperaturas estão bem amenas: nem muito calor, nem muito quente.
Pode ser que nesta época você pegue um pouco de chuva, mas fique traquilo: Gramado tem muitas opções de atrações cobertas, então a diversão está garantida.
Novembro é um mês mais tranquilo, de baixa temporada, mas vale a visita se você tem oportunidade. O sol está começando a esquentar, e o colorido da primavera ainda está por ali: um ótimo cenário para belas fotografias. Isso sem contar que Gramado é uma cidade que recebe muito bem seus turistas, com sua alta gastronomia, chocolates maravilhosos e diversas atrações.
A natureza de Gramado vai te deixar de queixo caído.
A programação de Natal em Gramado começa bem adiantada, em outubro, mas seu ponto alto é obviamente em Dezembro. Durante o Natal Luz, a cidade fica toda enfeitada para aguardar a chegada do bom velhinho. Falando nele, é uma boa época para conhecer a Aldeia do Papai Noel, em um bosque deslumbrante onde fica a residência do Papai Noel. É em dezembro que começa o verão em Gramado, então pode diminuir a quantidade de roupas de frio nas malas – mas não por completo: é sempre bom ter um casaquinho para quando bate aquele ventinho frio.
Não existe lugar melhor do que Gramado para dar uma experiência inesquecível de Natal aos seus filhos.
Prontinho! Agora você sabe o que precisa para arrumar a mala em sua próxima viagem a Gramado. Independente da estação, é sempre recomendado levar pelo menos um casaco, já que a cidade fica em uma região montanhosa.