Viajar para Paris é sempre um excelente plano em qualquer época do ano, afinal cada mês tem suas vantagens. Aqui, explicamos como funciona o tempo em Paris em cada mês do ano e também apresentamos as principais atrações.
A seguir, vamos te dar algumas dicas dos eventos como liquidações, feiras, festivais, entre outros, que acontecem na Cidade Luz em todos os meses do ano para você aproveitar ainda mais sua viagem.
Viajali
Janeiro: para quem não gosta de aglomerações
- Estação: inverno.
- Alta, média ou baixa temporada: baixa.
- Temperatura média: 4ºC.
- Precipitação: 54 mm. O clima é bastante úmido e chuvoso, e pode nevar em alguns dias.
- Vegetação: nessa época, os jardins não estão floridos.
- Programação: o Ano Novo em Paris começa com um concerto de música clássica na margem esquerda de Saint-Germain des Prés. Nessa época, vários ringues de patinação são montados pela cidade. É quando tem início o espetáculo As Grandes Águas Musicais, nos Jardins de Versalhes, que vai até outubro.
No mês de janeiro, Paris recebe poucos visitantes, por isso é a melhor época para viajar para a cidade e economizar. Também é um bom momento para aproveitar as liquidações de inverno e fazer muitas compras.
Fevereiro: para quem gosta de eventos culturais
No mês mais seco do ano, a cena cultural de Paris continua a todo vapor, com muitos concertos de música clássica, óperas e apresentações de balé. As liquidações de inverno estão chegando ao fim e é possível fazer compras com bons descontos. Na primeira quinzena do mês, há um clima de romance mais intenso no ar com a aproximação do Dia dos Namorados (14 de fevereiro).
Março: para quem ama flores
- Estação: primavera.
- Alta, média ou baixa temporada: baixa.
- Temperatura média: 7,8ºC.
- Precipitação: 50 mm. Um pouco de chuva é esperada.
- Vegetação: a maioria das flores começa a se abrir em meados desse mês.
- Programação: o St. Patrick’s Day é comemorado em vários pubs irlandeses. Quem ama literatura vai poder visitar a Feira Anual do Livro de Paris. Para variar a programação, o tempo é propício para viagens de um dia para cidades próximas, jardins e parques.
O início da primavera é uma das épocas mais agradáveis para conhecer Paris. Com os dias ficando mais longos, os cafés e os parques começam a ficar mais cheios de moradores e turistas. Geralmente ainda é bastante frio, com temperaturas que podem surpreender alguns turistas.
Abril: para quem gosta de lugares movimentados
- Estação: primavera.
- Alta, média ou baixa temporada: alta.
- Temperatura média: 10,7ºC.
- Precipitação: 44 mm. Em média, chove 14 dias.
- Vegetação: em meados de abril as flores começam a florescer.
- Programação: na primeira semana do mês acontece a Maratona de Paris, com partida do Arco do Triunfo e chegada na Praça de la Concorde. Para fugir das multidões, alguns lugares bons para visitar são o Parque Monceau, Promenade Plantée, Jardim de Luxemburgo e o Parque de la Villette.
Quem visita Paris em abril vai enfrentar um clima mais quente e lugares com muito barulho e cheio de turistas. Além disso, os preços dos hotéis, voos e passagens de trem aumentam e não são nem um pouco atraentes. No entanto, há muitas atividades com preços baixos ou entrada gratuita.
Maio: para quem não se importa com dias chuvosos
- Estação: primavera.
- Alta, média ou baixa temporada: alta.
- Temperatura média: 14,3ºC.
- Precipitação: 58 mm. É o mês mais chuvoso.
- Vegetação: no final de maio os famosos jardins de rosas no Parc de Bagatelle e L’Haÿ-les-Roses começam a florescer.
- Programação: é organizado o Belleville Artists Open Studios, um evento gratuito de quatro dias que possibilita que os visitantes conheçam o trabalho de artistas locais. Nesse mês começa o famoso Torneio de Roland Garros.
A temporada turística está em seu auge. Se você está procurando uma amostra da Paris que é mostrada nos filmes, essa é uma das melhores épocas para visitar a cidade. Antes de sair para explorá-la, saiba que maio é um mês com um clima muito instável. O dia pode estar ensolarado e quente pela manhã, e frio e chuvoso à tarde.
Junho: para quem gosta de dias longos
- Estação: verão.
- Alta, média ou baixa temporada: alta.
- Temperatura média: 17,4ºC.
- Precipitação: 56 mm. Chove, em média, oito dias.
- Vegetação: no início de junho os jardins de rosas no Parc de Bagatelle e L’Haÿ-les-Roses estão bem floridos.
- Programação: um bom mês para aproveitar os festivais que acontecem nos dias 1º e 2 (Festival We Love Green), 21 (Festa da Música, em frente à Torre Eiffel, que deixa as ruas de Paris movimentadas) e 21 a 23 (Festival Solidays).
Paris ainda está calma nessa época, comparada a julho e agosto, então é uma oportunidade para aproveitar o início do verão, curtir os eventos e passear pela cidade. Os dias são longos, com o sol se pondo às 22h, e não faltam festivais, paradas e celebrações pelas ruas da cidade.
Julho: para quem gosta de cinema a céu aberto
- Estação: verão.
- Alta, média ou baixa temporada: alta.
- Temperatura média: 19,7ºC.
- Precipitação: 53 mm. Tem cerca de sete dias de chuva.
- Vegetação: os jardins de Paris continuam colorindo a cidade com suas flores, e se mantêm dessa maneira até o começo do outono.
- Programação: no dia 14, Paris fica em festa com a celebração do Dia da Bastilha. As ruas são tomadas por eventos, queima de fogos de artifício e desfiles. Quem gosta de atividades ao ar livre, pode aproveitar as sessões do Festival de Cinema a Céu Aberto, no Parque de la Villette, que vão até setembro, e o Carnaval Tropical de Paris.
As férias de verão começam em julho, mês que a França celebra seu feriado nacional. Assistir à chegada dos ciclistas que participam do Tour de France é um grande evento na cidade.
Agosto: para quem gosta do verão
- Estação: verão.
- Alta, média ou baixa temporada: alta.
- Temperatura média: 19,2ºC.
- Precipitação: 51 mm. É umas das mais baixas do ano.
- Vegetação: os jardins contam com várias flores desabrochando.
- Programação: no verão, há mais uma opção de lazer na cidade, com a instalação de praias temporárias no calçadão do rio Sena. Para quem é fã de música clássica, acontece o Festival Classique au Vert, no Parque Floral. O festival de cinema continua e a liquidação de verão está em seus últimos dias.
Agosto tem muitos eventos para entreter os visitantes e é um mês com clima de férias no ar, já que muitos moradores deixam a cidade para curtir as férias de verão.
Setembro: para quem gosta de eventos culturais
- Estação: outono.
- Alta, média ou baixa temporada: média.
- Temperatura média: 16,6ºC.
- Precipitação: 56 mm. Pode chover no fim do mês.
- Vegetação: setembro pode ser o momento perfeito para visitar os jardins parisienses, quando muitas flores continuam decorando os jardins, mas o número de pessoas diminui bastante.
- Programação: o outono vai chegando aos poucos, os jardins continuam floridos e os eventos e atividades ainda movimentam a cidade. A temporada cultural de Paris começa com uma apresentação ao ar livre da ópera Tosca, de Puccini, e o Festiva Anual de Jazz, que acontece no Parque de la Villette.
Nesse mês, os moradores locais retornam das férias de verão e Paris volta à normalidade. A temperatura é mais agradável, fazendo um pouco de frio apenas pela manhã e depois do pôr do sol.
Outubro: para quem gosta de lugares mais tranquilos
- Estação: outono.
- Alta, média ou baixa temporada: média.
- Temperatura média: 12,7ºC.
- Precipitação: 57 mm. A chuva cai cerca de 16 dias neste mês, e raramente neva.
- Vegetação: os parques ficam forrados de folhas secas no chão, deixando a cidade com um lindo visual.
- Programação: em outubro acontece a Nuit Blanche (Noite Branca), quando muitos museus ficam abertos a noite toda e a entrada é gratuita. Nesse mês também acontece o Festival do Chocolate, no Porto de Versalhes.
Para quem gosta de antiguidades, em setembro acontece a Feira Anual de Carros Antigos, quando centenas de carros clássicos podem ser vistos nas ruas de Paris.
É o último mês para ver os jardins floridos de Giverny e o espetáculo As Grandes Águas Musicais, nos Jardins de Versalhes. Tem também degustação de vinhos e desfiles no festival de vinhos (Fêtes des Vendanges de Montmartre), que é realizado em Montmartre, para celebrar a colheita de vinhos.
A cidade fica mais quieta nessa época do ano, pois o número de turistas começa a diminuir no fim de setembro e continua durante todo o mês de outubro.
Novembro: para quem gosta do colorido das árvores no outono europeu
- Estação: outono.
- Alta, média ou baixa temporada: baixa.
- Temperatura média: 7,8ºC.
- Precipitação: 58 mm. Pode ter mais de 15 dias chuvosos.
- Vegetação: época em que as folhas das árvores ganham cores vermelhas, amarelas, laranjas e marrom, criando um cenário perfeito para as típicas fotos no outono europeu.
- Programação: acontece o Mês da Fotografia de Paris, com exposições no Museu Europeu da Fotografia e em outros locais da cidade. Na terceira quinta-feira de novembro, é hora de aproveitar o Dia do Beaujolais Nouveau – vinho tinto produzido em Beaujolais – quando os bistrôs e cafés de Paris fazem uma festa de degustação em toda a cidade.
Os dias são mais curtos e dá para sentir que o inverno está se aproximando. A temporada cultural está de volta com força total e há algumas apresentações de balé e ópera no Palácio Garnier e na Ópera Bastille.
Dezembro: para quem gosta das festividades do Natal
- Estação: inverno.
- Alta, média ou baixa temporada: baixa.
- Temperatura média: 5ºC.
- Precipitação: 54 mm. Chove com frequência e raramente neva.
- Vegetação: as árvores ficam secas e sem folhas.
- Programação: com a proximidade do Natal, os eventos em Paris ganham um toque de magia. Uma cerimônia especial de iluminação de feriado é realizada na Champs-Elysées. A programação especial da cidade inclui pista de patinação artística no Hotel de Ville e exibição de esculturas de gelo na Champs-Elysées.
A cidade se ilumina com milhões de luzes e muitas árvores decoradas ao longo das avenidas. Vários mercados de Natal tomam conta da cidade, indo da Torre Eiffel até Montmartre. O Natal em Paris é uma das épocas mais populares na cidade e, como é baixa temporada, é mais frequentado pelos parisienses.
Paris foi a segunda cidade mais visitada do mundo em 2018, recebendo um total de 19,1 milhões de pessoas. Com suas atrações turísticas, uma bela arquitetura e o cheiro de seus pratos típicos no ar, Paris é um destino inesquecível. Não é à toa que quem conhece a Cidade Luz quer voltar!
Se você está programando sua viagem, confira nosso guia de onde ficar em Paris.