Por Nicole Dias
Linda de se ver, linda de se viver. Essa é uma frase que descreve perfeitamente a cidade de Tibagi. Com muitos quilômetros de mata nativa, paisagens naturais e cenários de tirar o fôlego, trata-se de um local muito procurado pelos apaixonados por turismo ecológico e aventuras.
Publicidade
Por lá não faltam atrações incríveis, pousadas charmosas e belos lugares para simplesmente contemplar as belezas que existem nesse mundo. Quer descobrir o que fazer em Tibagi e onde se hospedar quando estiver passeando por esse município do Paraná? Basta continuar lendo as dicas que preparamos.
Índice do conteúdo:
Localizada no estado do Paraná, Tibagi fica na região dos Campos Gerais. A cidade está a 210 quilômetros de distância de Curitiba e 95 quilômetros de Ponta Grossa. Nas redondezas ainda ficam os municípios de Ventania, Carambeí, Ipiranga, Ivaí, Reserva e Telêmaco Borba.
Você encara uma boa caminhada, não tem medo de colocar os pés na lama e ama uma pitada de adrenalina? Então vai adorar alguns dos principais atrativos de Tibagi.
Com mais de 790 hectares, o parque é uma ótima opção para os apaixonados por atividades outdoor. As trilhas estão entre seus principais atrativos. A trilha básica é leve e pode ser encarada por pessoas de todas as idades. Ela passa pelos principais pontos do parque, como o mirante e a Cachoeira da Ponte de Pedra. Já a trilha completa supera 3h de duração e explora o Portal de Pedra, as Pinturas Rupestres e os Arenitos do Gavião. É necessária a presença de um guia a cada 10 pessoas.
Um dos maiores cânions do mundo em extensão, o Guartelá é acessado pelo parque de mesmo nome e proporciona uma experiência fantástica, da sua trilha de acesso até sua vista lá do alto. Para aproveitar ao máximo o passeio no cânion, recomenda-se que o visitante utilize calçados confortáveis e tenha um repelente.
A cerca de 15 quilômetros da região central de Tibagi fica essa bela cachoeira formada pelo rio Santa Rosa. Parte do trajeto até o local é asfaltado, sendo o restante com cascalho. Importante: não é permitido tomar banho nessas águas, por mais que a piscina natural seja muito linda. Vale, no entanto, sentar, contemplar e sentir a força das águas.
Publicidade
Sabe aqueles locais que aparecem no Instagram e parecem muito distantes? Em Tibagi você pode fazer um desses registros incríveis, basta visitar a Fenda do Nick. O local fica dentro de propriedade privada, exige uma caminhada em trechos de água e lama e chega-se lá com a presença de um guia. Vale todo o esforço, já que a beleza é de tirar o fôlego. Essa fenda foi descoberta por um cachorro de caça chamado Nick.
Para conhecer um pouco da história de Tibagi, vale a pena conhecer seu museu, cujo acervo foi elaborado a partir de doações de peças da comunidade e fotografias de época. Trata-se de um verdadeiro retorno ao passado. De fácil acesso, o museu fica no centro da cidade e tem entrada gratuita.
Um lugar para curtir a natureza na sua melhor forma: ao vivo!
Você prefere um camping bem raíz ou uma pousada toda gostosinha? Seja qual for seu tipo preferido de hospedagem, você se sentirá muito bem em Tibagi.
Mais do que um bom local para se hospedar, Itáytyba é um completo de ecoturismo e turismo rural. Por lá é possível conferir de perto a beleza das matas preservadas, fazer trilhas ecológicas, se apaixonar por cachoeiras ou praticar esportes nas diversas quadras disponíveis. Quanto às acomodações, há opções de chalés e apartamentos.
Com clima romântico e aconchegante, o Hotel Itagy oferece estacionamento gratuito, piscina, wi-fi, hidromassagem, café da manhã e espaço para conferências. Há recepção 24 horas e a hospedagem é bastante elogiada por sua decoração e equipe atenciosa. A suíte master é ampla e limpa, com ótimo chuveiro e lençóis macios. Precisa mais?
Daqueles lugares para se sentir em casa, a Pousada Aguaraguazu agrada pelo seu clima de simplicidade e pelo acolhimento da equipe que lá trabalha. A 3 quilômetros do Parque Estadual de Guartelá, a pousada conta com recepção 24 horas, estacionamento privativo e restaurante. Há, ainda, cozinha equipada à disposição dos hóspedes.
Um pouco de atração turística, um pouco de camping. O Recanto Ecológico da Dora é um ótimo local para se aproveitar um dia ou um final de semana, especialmente por causa do seu conjunto de cachoeiras. Na estrutura do camping há banheiros comunitários, cozinha com geladeira e fogão à lenha, pontos de luz e tomadas. Crianças até 6 anos não pagam diária.
Tibagi conta com opções para diferentes preferências e orçamentos!
Publicidade
Inspire-se com esses vídeos de turistas que já passaram por Tibagi e inclua as dicas no seu roteiro!
O vídeo mostra um verdadeiro tour pela cidade de Tibagi, contemplando desde sua charmosa região central e a Igreja Nossa Senhora dos Remédios até os lindos cânions. Um ótimo roteiro para quem viaja em família.
Quer conferir de pertinho um pouco mais sobre o sexto maior cânion do mundo em extensão? Acompanhe o vlog acima, que mostra desde os pedágios da estrada para Tibagi até imagens de tirar da natureza que são de tirar o fôlego.
O bacana do vídeo do Renan Melo, do canal Moverat, é que ele explica bem direitinho como funciona o passeio no Parque Estadual do Guartelá, do check-in na recepção do parque a dicas do que levar em trilhas, como repelente e protetor solar.
No rio Tibagi é possível se aventurar fazendo rafting, e é isso que o casal do canal Take the Trip, Kanael e Jessica, mostra no vídeo acima. Trata-se de uma ótima opção de lazer para quem gosta de um pouco de um pouco de adrenalina.
Pronto para fazer as malas?
Se você se emociona com as belezas naturais do mundo, prepare-se para momentos de puro encantamento com essas fotos de Tibagi.
Vale lembrar que os meses de outubro e novembro são os mais chuvosos, o que pode impedir alguns passeios. O restante do ano é totalmente propício para conhecer Tibagi. Partiu?