Por Bruno Mendes
Atualizado em 01.05.22
A cidade de Tramandaí reúne belezas naturais admiráveis e é um excelente destino para passar as férias no Rio Grande do Sul. Gostaria de pegar um bronzeado na praia, passear em parques verdejantes, em museus históricos e fazer um tour gastronômico de primeira? Então, confira boas informações desse recanto que merece estar na sua lista de viagens.
Publicidade
Localizada no litoral norte do Rio Grande do Sul, Tramandaí fica a 123 km de Porto Alegre. Para chegar ao município praiano saindo da capital gaúcha, é preciso seguir pela rodovia BR-290.
A temperatura em Tramandaí varia, de modo geral, entre 12 °C e 28 °C durante o ano. Ou seja, o clima é predominantemente agradável ao longo dos meses. De todo modo, o melhor período para viajar é entre meados de dezembro e início de abril, pois, as águas da praia não estão geladas e o sol aparece com frequência. Em seguida, saiba quais as melhores atividades turísticas desse irresistível trecho do litoral gaúcho.
É fácil se apaixonar pelas paisagens naturais e a atmosfera acolhedora de Tramandaí. Sendo assim, veja quais os principais pontos turísticos da cidade e em regiões próximas.
A Praia de Tramandaí tem faixa de areia longa sendo perfeita para caminhadas ou corridas, além de contar com quiosques ao longo do calçadão. Na hora do banho, é válido ter cuidado, pois, as ondas são fortes. Não deixe de visitar a plataforma de 365 metros em direção ao mar para tirar fotos e observar o cenário por ângulos exclusivos.
Situada na cidade de Imbé, que fica a menos de 2 km de Tramandaí, essa atração é um disputado point turístico do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma área entre a Praia de Imbé e o rio Tramandaí em que estão concentrados restaurantes, bares e quiosques que costumam encher bastante no fim do dia.
Pretende realizar mais um bate e volta pelo litoral? É só seguir mais 20 km até Cidreira, uma aconchegante cidade que tem como principal ponto turístico essa praia que também é um point de verão na região. Além do mergulho no mar, vale passear no calçadão que conta com bons estabelecimentos gastronômicos.
Publicidade
Já o Parque Eólico de Cidreira encanta os visitantes com as torres de 98 metros de altura e as pás de 40 metros. Erguidas para gerar energia limpa, as estruturas ficam próximas às dunas e belo conjunto de paisagens na divisa de Cidreira com Tramandaí.
A Praia das Cabras tem 10 km de extensão e é mais um atrativo que deve constar no seu roteiro de viagem, nem tanto pelo mar, mas pelas suntuosas dunas emolduradas pelo vento. Gosta ou tem vontade de praticar sandboard, ou skibunda? Aqui você encontrará montanhas de areias a perder de vista para a diversão.
Caso a sua intenção seja contemplar vasta área verde, o Horto Florestal de Tramandaí é o destino certo. Criado como unidade de uso sustentável em 1993, o local tem 45 hectares e cerca de 5 mil mudas de plantas frutíferas, nativas e flores. No parque existe espaço para trilha com 1 km de extensão e durante a caminhada, você pode ver árvores de variadas espécies e tamanhos. A entrada é gratuita e o funcionamento ocorre diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Percebeu que os encantos de Tramandaí vão além das praias, não é? O Parque da Coruja é mais um belíssimo espaço verde, localizado perto da praia de Tramandaí e criado em área em que antes ficava um terreno baldio. Hoje, a atração apresenta gramado bem cuidado, playground infantil e pequeno lago onde nadam cágados e tartarugas. Passeio obrigatório para viajantes com crianças.
A Cachoeira do Garapiá fica na área rural do município de Maquiné, a 76 km de Tramandaí. Cercada por pedras e vegetação preservada, a queda d’água tem 12 metros de altura e um poço com 3 metros de profundidade no trecho mais fundo. Sem dúvidas, uma das cascatas mais bonitas do Rio Grande do Sul. Portanto, é uma ótima ideia reservar um dia e pagar a estrada rumo a esse paraíso. Topa?
Inaugurado em 1970, o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório conta com belíssima área verde, camping, restaurante e a casa onde nasceu o Marechal Osório, patrono de Arma de Cavalaria do Exército brasileiro. Ao visitar o local, você poderá conferir uma exposição de artefatos militares no Museu das Armas. O parque fica na RS-105 e funciona diariamente das 8h às 17h.
Fotos, móveis, acessórios domésticos e ferramentas que contam parte da história de Tramandaí fazem parte do acervo desse gracioso museu municipal. Gosta de conhecer a história dos seus destinos de viagem? Então, visite esse espaço de cultura que abriga mais de 1000 peças de variados períodos. O museu abre de terça a sexta das 12h às 18h30 e aos sábados e domingos das 14h às 17h. A entrada é gratuita.
Gostou das indicações? Com certeza você vai vivenciar momentos especiais nessa cidade que oferece bons programas para quem deseja relaxar e curtir a natureza, ainda que seja badalada na alta temporada. Quer saber mais sobre Tramandaí? Continue a leitura, porque o próximo tópico vai te interessar!
Antes de definir o dia e horário da viagem, conheça cinco fatos e informações históricas do destino litorâneo.
Publicidade
Agora, atenção às recomendações para você curtir ainda mais os seus dias na cidade praiana gaúcha.
Confira uma lista com quatro dicas eficazes que vão te ajudar na organização do passeio para Tramandaí. Leia abaixo!
Por falar em hotel, destacamos, no item seguinte, estabelecimentos que ficam próximos dos melhores pontos turísticos de Tramandaí.
Aí estão três hospedagens bastante elogiadas pelo conforto, serviços oferecidos e localização. Pode escolher por uma entre as opções, porque todas são de alto nível.
Além de Tramandaí, as cidades próximas são igualmente bem servidas de hotéis, pousadas e hostels. Assim, não se preocupe, porque vai ser tranquilo definir um bom lugar para descansar entre um passeio e outro. E para você sentir vontade de convidar a turma para o litoral hoje mesmo, dá uma olhada nas convidativas imagens selecionadas abaixo.
Quer guardar mais ideias sobre o que você irá encontrar nas suas andanças? Fique com imagens inspiradoras dos cenários naturais e urbanos.
O Rio Grande do Sul é repleto de paisagens exuberantes. Por isso, após visitar Tramandaí, recomendamos o passeio para Arroio do Meio, uma cidade com enorme valor histórico e linda natureza. Aproveite!