Por Liz Santana
Atualizado em 27.03.23
Caminhar enquanto admira as paisagens naturais, respirando ar puro. Quem ama essa sensação, vai se apaixonar pelas várias opções de trilhas em Florianópolis. Se você está de férias na cidade, poderá escolher desde os caminhos mais leves até os mais longos e aproveitar a sua viagem. Por isso, listamos algumas das trilhas mais encantadoras para você desbravar em Floripa.
Publicidade
Chegar à Costa da Lagoa só é possível através de barco ou fazendo os 7 km de trilha. Durante a caminhada é possível encontrar trechos leves e moderados, com pedras e subidas de morros. Além disso, existem placas ao longo da trilha contando sobre a história do local. Se preferir ir de barco, cada trecho no qual ele pára possui um restaurante ou um local para descanso.
A trilha que nos leva ao Morro do Lampião é considerada leve, ótima para iniciantes e grupos de famílias. Após os 30 minutos de subida, você poderá admirar uma das paisagens mais lindas de Santa Catarina, visualizando desde a Lagoa da Conceição até a parte Sul da Ilha. Do outro lado, você verá o Pico do Tabuleiro, além do Morro do Cambirela.
Essa é uma das mais famosas trilhas em Florianópolis. Além de lindo, o trajeto é sinalizado, o que significa que você não precisará contratar um guia. Mas terá que caminhar cerca de 1 hora, passando por trechos de subida, o que pode dificultar um pouco mais a caminhada. No caminho, você encontrará pessoas andando e barraquinhas. Só não deixe de visitar a Pedra da Coroa, parada obrigatória da trilha da Lagoinha do Leste.
Uma das trilhas em Florianópolis imperdíveis está no Morro do Rapa, localizado no norte da ilha. No entanto, para chegar ao local, você terá que andar cerca de 3 km – ou seja, 1h30 de caminhada leve.
Essa trilha nos levará a uma cachoeira, com restaurantes, bares e toda uma infraestrutura para receber turistas. O seu trajeto é considerado tranquilo e dura uma hora, caminhando sob uma planície sinalizada. Você poderá desfrutar da paisagem ao longo do caminho e das ruínas dos engenhos, datadas do século 19. Vale a pena ser visitada.
Se engana quem pensa que a região ao redor de Floripa não tem trilhas interessantes. Em Palhoça, cidade próxima 18 km de Florianópolis, podemos conhecer o Vale da Utopia. Esse é o local ideal para quem ama a natureza, mas não quer passar muito tempo caminhando dentro da mata. Seu trajeto dura 15 minutos e ao final você encontrará uma praia maravilhosa, com montanhas ao redor.
Essa trilha que dá acesso à Praia dos Naufragados é cheia de mistério, como a de barcos afundados no período da chegada dos Portugueses ao Brasil. Seu caminho é bem marcado pelo ecoturismo, com presença de árvores Mata Atlântica e monumentos históricos, que atraem os amantes da natureza e de história. A trilha é feita especialmente no verão e dura 50 minutos de caminhada dentro da vegetação nativa, até chegar à praia.
Essa trilha em Florianópolis vai da Fortaleza da Barra até a Praia da Galheta, que é considerada uma continuidade da Praia Mole. Como atração, temos o Mirante do Índio, no qual você poderá contemplar várias outras praias da região. Ela é considerada de dificuldade leve e dura cerca de 1h.
Publicidade
Se você quer chegar à praia mais badalada pelos surfistas, terá de caminhar na trilha do Matadeiro. Embora seja um lugar mais afastado que os outros da ilha, essa é uma praia onde você poderá relaxar e levar crianças, comendo um dos petiscos do local. Portanto, siga a Trilha da Lagoinha do Leste, em um percurso de 8 km, e encontre a Praia do Matadeiro.
Essa trilha tem início na Barra da Lagoa e na trilha da Galheta. Ela é considerada de intensidade leve, pois dura cerca de 15 minutos e o seu trajeto descortina em várias outras trilhas que têm saída para o mar. Ao fim, você descobrirá um lugar com uma vista maravilhosa, com um mar limpo e de águas tranquilas: as piscinas naturais da Barra da Lagoa.
A trilha do Morro das Aranhas oferece muitas atrações para o visitante, como vista para a ilha e para diversas praias, córregos, além de oferecer um delicioso banho de mar. A caminhada dura cerca de 1 hora, portanto, esteja bem preparado para caminhar por 2.200 metros, passando por trechos mais complicados e pedras no meio do caminho. Uma dica que damos é que não vá com crianças e evite levar peso.
Uma das trilhas em Florianópolis que não pode passar despercebida é essa. A trilha da Galheta tem uma vista maravilhosa e, ao fim, a praia mais limpa e transparente da ilha toda. Ela dura cerca de 2 horas de caminhada, o que exige mais preparo físico do visitante. No entanto, existem outras formas de chegar à praia, com intensidades diferentes, como por meio da Barra da Lagoa e através da Praia Mole.
Imagine um lugar rodeado de morros verdes, numa completa tranquilidade e paz? Essa é a trilha que vai para a Praia da Solidão. Além da praia, a trilha ainda chega a uma cachoeira que é formada por águas claras e que atrai principalmente as crianças. Além disso, existe um cipó amarrado numa árvore, no qual pode-se fazer malabarismos e saltos na água.
Para percorrer essa trilha, é necessário que o visitante esteja bem preparado, pois levará cerca de 3 horas para ir da Vargem Grande até Saquinho. A trilha é pouco explorada e por isso possui árvores grandes no seu entorno. Os 8 km percorridos dentro do Parque Florestal do Rio Vermelho não é aconselhável para aventureiros irem sozinhos. Portanto, contrate um guia para te ajudar.
A trilha que dá na Cachoeira do Córrego Grande é considerada de fácil acesso e o caminho é aberto, com árvores ao redor, que vêm acompanhadas por um córrego. Ela fica a 8 km da cidade e, por ser pequena, não permite mais de 10 pessoas ao mesmo tempo. Se você vai fazer essa trilha, evite a alta estação por conta da quantidade de pessoas que visitam o local.
Essa é uma das trilhas em Florianópolis que fica bem no meio de um sítio arqueológico da cidade, onde é possível ver inscrições rupestres. Ao fim, descobrimos a Ilha do Campeche, que tem 800 metros em seu comprimento e mais a oeste, a Praia da Enseada, onde ficam barcos ancorados.
Essa trilha é um misto de lazer e conhecimento, e promove o sentimento de consciência ambiental em quem a realiza. Durante o trajeto de 1 km, é possível ver cerca de 150 animais silvestres que estão em extinção, diferentemente das trilhas tradicionais, nas quais o objetivo é chegar a uma praia ou cachoeira. Todas as visitas são gratuitas e o local funciona todos os dias.
Publicidade
Uma das trilhas em Florianópolis mais indicadas para quem está começando a fazer esse tipo de atividade. Considerada uma caminhada curta, ela pode ser feita até mesmo de sandálias. O seu trajeto é aberto e você poderá admirar as paisagens da Praia do Gravatá e, ao fim, a Praia da Joaquina e a Praia Mole. Uma curiosidade é que existem colônias de lontras que aparecem ao amanhecer.
Passaremos para uma das trilhas em Florianópolis menos conhecidas pelos turistas, a do Saquinho, que está localizada na região sul da ilha e tem início na Praia da Solidão. Ela é feita de cimento e nos leva a um local onde existem 20 famílias que vivem sem energia elétrica, no meio da natureza. Um lugar encantador, que deve ser visitado com um olhar respeitoso.
Se você chegou ao fim desta matéria é porque também se apaixonou pelas trilhas em Florianópolis. Agora que você já criou o seu roteiro, conheça outros passeios para fazer em Florianópolis e aproveite ao máximo essa cidade.