Por Nicole Dias
Atualizado em 22.12.22
Talvez você nunca tenha ouvido falar de Urubici, mas depois de ler esse post estará de malas prontas e preparado para ir até Santa Catarina. Isso porque esse destino na Serra Catarinense conta com algumas das mais lindas paisagens naturais que se tem conhecimento. Sem brincadeira, tudo lá é belo demais.
Publicidade
Mirantes, cânions, trilhas, cachoeiras, contato direto com a natureza, tudo isso espera por você. Confira as principais atrações de Urubici, onde se hospedar, onde comer e diversas dicas para organizar já a sua viagem.
Índice do conteúdo:
Pertinho de Bom Retiro, Urupema, São Joaquim, Grão-Pará, Santa Rosa de Lima e Anitápolis, Urubici fica no Vale do Rio Canoas. O caminho mais comum para ir até lá, vindo de Florianópolis ou Lages, é a partir da BR-282. No entanto, a fantástica estrada da Serra do Rio do Rastro é uma boa escolha devido ao seu visual.
É possível visitar Urubici o ano inteiro. No verão as temperaturas mais agradáveis são propícias para conhecer de perto as diversas cachoeiras. No inverno, porém, a dica é se preparar para curtir o frio. A região serrana já teve alguns registros de neve e é famosa pelas suas temperaturas baixas. Vai encarar?
Prepare suas roupas mais confortáveis e a câmera fotográfica, pois é hora de desbravar os encantos de Urubici. Abaixo, os pontos mais visitados na cidade. E mais lindos também.
Sabe aqueles locais que parecem ter saído de um documentário sobre a natureza? O Morro do Campestre, que também é chamado de Morro da Cruz, é assim. O acesso ao morro é fácil e praticamente todo asfaltado. O restante da subida do morro, no entanto, é feito por uma estradinha seguida de uma trilha leve. O esforço compensa, hein? A vista do Vale do Rio Canoas é privilegiada e o pôr do sol é inesquecível. Como se trata de uma área particular, é cobrado um valor de entrada.
Que tal ficar acima das nuvens? No Morro da Igreja isso é possível. No entanto, a visitação é restrita a alguns dias e é obrigatório solicitar autorização no ICMBIO (no centro da cidade). Compensa o esforço? Muito! Lá de cima é possível avistar a imensidão verde da natureza combinada com o azul do céu. Incrível! Curiosidade: o morro é o segundo maior cume do estado catarinense e já registrou algumas de suas mais baixas temperaturas. É de lá que se avista a famosa Pedra Furada.
Publicidade
Urubici é uma cidade conhecida por ter muitas cascatas: são mais de 80! A Véu da Noiva, no entanto, é uma das mais visitadas. Isso porque sua água não cai em queda livre, e sim vai suavemente descendo pelas pedras e rochedos. Um charme. A dica é fazer as diversas trilhas do local para ver a cascata sob diversas perspectivas. É preciso pagar uma taxa de R$5,00 para chegar até a cascata, já que ela fica em propriedade particular.
Por ser uma cidade cravada na serra, Urubici conta com vários mirantes de onde é possível ter uma vista espetacular. Do mirante da Cascata do Avencal, por exemplo, é possível observar toda a impressionante cachoeira. Do mirante da Serra do Corvo Branco se vê os cânions e vales, é muito lindo. Há o mirante da cidade também, que é interessante para ver Urubici como um todo.
A mais de 30 quilômetros do centro de Urubici, seguindo por percursos de estrada de terra íngreme e cheia de pedras, é possível chegar até o Cânion Espraiado. Além disso tudo, é preciso ter autorização e pagar uma taxa, bem como seguir uma parte em veículo 4×4 ou caminhando. Lá de cima é possível ter uma vista maravilhosa e tirar uma foto no Balanço do Infinito. Periodicamente ocorrem atividades de aventura no local, bem como cavalgadas. O recomendado é usar calçados impermeáveis no passeio.
Quem gosta de um turismo religioso precisa dar uma passadinha na Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Cercada por paredões, a gruta fica no caminho para o Morro da Igreja. A presença de uma cascata torna a experiência ainda mais mágica. Um espaço de silêncio, paz, contemplação e orações.
Que tal ver de perto registros feitos há mais de 3 mil anos? Não deixe de conferir as Inscrições Rupestres no Morro do Avencal, na estrada que liga Urubici a São Joaquim. Entre os desenhos feitos pelos povos que viviam na região, destaque para a “Máscara do Guardião”. Há também várias linhas e formas geométricas. Um verdadeiro museu a céu aberto.
Nem só de paisagens naturais fantásticas vive Urubici. O centrinho da cidade é um charme à parte. Muitas lojinhas, cafeterias e restaurantes estão concentrados na Avenida Adolfo Konder. Ali por perto também fica a linda Igreja Matriz de Urubici, Nossa Senhora Mão dos Homens. Seus vitrais coloridos chamam a atenção. Vale a pena passear por ali, descobrir locais novos e aproveitar o dia.
Você tem fôlego para encarar essas trilhas, alturas e aventuras?
As pousadas em Urubici são famosas e muito procuradas. Entretanto, também há hotéis e outras opções. Confira abaixo:
Em viagem romântica e em clima de lua de mel? A Pousada Cantos e Encantos é a escolha certa. Atendendo apenas maiores de 13 anos, a hospedagem oferece ambientes tranquilos e de bom gosto, com uma vista inesquecível para as montanhas. O café da manhã com delícias caseiras e produtos orgânicos do próprio jardim local é uma maravilha. Há suítes com piso aquecido, banheira de hidromassagem e roupas de cama de linho.
Publicidade
Mais uma opção perfeita para curtir momentos de romance, Cambuim fica em um espaço maravilhoso nas montanhas, pertinho de cachoeiras e piscinas naturais. As cabanas são confortáveis e bem decoradas. Vá preparado para curtir momentos de desconexão, já que por lá o sinal de internet é fraco. Não há café da manhã.
Na principal avenida da cidade, o Urubici Park Hotel chama a atenção por sua localização privilegiada e sua grande estrutura de hospedagem. São 41 apartamentos e várias áreas de lazer, como sala de jogos e piscina coberta. São quatro categorias de apartamentos: Classe Turismo, Classe Standart, Classe Master I e II e a disputada Suíte Alpino, que fica no último andar e tem a vista de um pôr do sol inesquecível.
Acolhedora, campestre, com ambiente familiar. A Pousada Pica-Pau oferece um local simples, mas muito agradável. Os proprietários são atenciosos e quase dá pra se sentir na casa de parentes. A pousada se destaca pelas atividades que proporciona. De dezembro até maio, por exemplo, é possível colher frutas na chácara durante um passeio de trator. O café da manhã caseiro é uma delícia.
Alternativa com bom custo-benefício em Urubici, a Pousada Recanto da Serra fica à caminha de São Joaquim. O atendimento se destaca, tendo atenção especial por parte dos proprietários. Há estacionamento e os quartos são aconchegantes, quentinhos, limpos e bem decorados. Café da manhã básico e caseiro, porém satisfatório.
“Lugar do verdadeiro descanso”. Esse é o significado de Kiriri-Etê, palavra que vem do tupi-guarani. E é exatamente essa a promessa da pousada, que fica em belíssima área de Urubici. A hospedagem oferece 15 suítes, sendo que a maioria delas conta com vista panorâmica para as montanhas. A pousada é simples, mas agradável, com staff atencioso e café da manhã bem servido.
Já escolheu qual é a sua cara? Lembre-se de reservar com antecedência, especialmente se quer curtir por lá o friozinho do inverno.
Caminhar em meio à natureza dá uma fome… Sorte que em Urubici são vários os restaurantes para o almoço, o jantar ou mesmo um lanche especial. Da pizza ao risoto, escolha onde será sua próxima refeição!
Para uma noite fria, nada como um atendimento cordial e muita comida gostosa. Rodízio de fondue está entre as especialidades servidas no Château du Valle, que também oferece boas opções de massas. Destaque para a Avencal: massa com camarões ao molho de tomate, nata, requeijão e ervas finas. A carta de vinhos não deixa a desejar.
Pequeno, aconchegante e com estilo rústico, esse restaurante conta com cardápio enxuto, mas cheio de sabor. Os pratos trazem inspirações de várias nacionalidades e são bem servidos. É interessante fazer reserva, especialmente se você estiver com grupos grandes. No inverno o espaço é aquecido com lareira. Um charme!
Não se deixe levar pelo nome: o Bodegão da Serra oferece ambiente agradável e culinária de qualidade. Para a entrada, peça o mix de queijos coloniais. Uma das sugestões da casa para o prato principal é o Filet au poivre acompanhando arroz e purê. As caipirinhas do local também são divinas. Além de fazer uma ótima refeição, por lá ainda é possível adquirir queijos, geleias, vinhos e diversos outros souvenires.
Considerado o terceiro melhor restaurante de Urubici no site Trip Advisor, o Montês conta com comida saborosa, atendimento gentil e bom custo-benefício. Entre os pratos que se destacam está a truta com molho de limão siciliano. Massa ao funghi e risotos também são boas opções. As porções são muito bem servidas e os vinhos oferecidos pela casa harmonizam muito bem com a refeição.
O melhor da culinária italiana tem endereço certo em Urubici: no Semola! O carro-chefe da casa é a pizza, que tem massa fininha, molho e muito recheio. Os ingredientes são muito bem selecionados e o atendimento é rápido. As massas também são muito boas, desde a tradicional bolonhesa até opções com camarão e gorgonzola. Carta de vinhos completa e cardápio com boas cervejas artesanais.
Para um lanche, o Posto Serra Azul é uma excelente alternativa. O local é todo decorado dentro de uma temática de carros antigos – até os pratos do cardápio contam com nomes especiais. O atendimento é muito bom e há opções interessantes de cervejas artesanais.
Viu só? Opções para todos os paladares e bolsos.
Sempre é bom conferir as experiências de quem já esteve no local que você quer conhecer. Anote as dicas a seguir!
O vídeo feito pelo canal Um Viajante vai deixar você com vontade de conhecer Urubici o quanto antes. Trilhas, estradas, cachoeiras e cânions se destacam em imagens de tirar o fôlego.
Urubici é um dos locais mais frios do Brasil – e o vídeo acima mostra isso. Os aventureiros do Sobrevivencialismo contam um pouco sobre suas aventuras nessa bela região da Serra Catarinense, onde ficaram acampados em uma temperatura quase negativa. Vale a pena conferir.
Em vídeo muito bem produzido, Marcela Lahaud, do Embarque Imediato, mostra um pouco da Pousada Il Rifugio, onde se hospedou em Urubici, bem como restaurantes e atrativos. É bacana também pois é possível conferir a trajetória do Rio de Janeiro até Santa Catarina.
Agora que você já tem todas as dicas necessárias, já pode começar a fazer as malas e organizar o seu próprio roteiro!
Se você ainda não colocou Urubici na sua lista de próximos locais e conhecer, as imagens abaixo farão você mudar de ideia instantaneamente.
Quer trocar a serra pelo litoral? Tudo bem! Confira uma lista com praias de Santa Catarina que você deveria dar uma chance.