Por Liz Santana
Atualizado em 28.04.22
Valença é uma cidade histórica e com uma arquitetura colonial, mas que vem se tornando cada vez mais urbana com o passar do tempo. A região virou lugar de pausa para os viajantes descansarem antes de partirem para outras cidades turísticas, além de ser famosa pelo azeite de dendê. Se você ficou curioso para saber mais, confira suas principais atrações.
Publicidade
Valença fica localizada na região do Baixo Sul da Bahia, a 123 km de Salvador. É desse local que partem as lanchas que nos levam a Morro de São Paulo, Boipeba e onde passam os ônibus para municípios importantes do estado, como Ilhéus, Itacaré e Itabuna.
Para chegar em Valença, é necessário que você pegue um Ferry Boat do Terminal Marítimo de Salvador até o Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. Em seguida, você terá que comprar uma passagem de ônibus em algum guichê. Existem duas grandes companhias, como a Águia Branca e a Cidade Sol, que praticam preços parecidos.
A grande vantagem é que os horários são bastante variados, ou seja, você não terá que esperar muito tempo para embarcar. Os valores variam entre R$ 25 e R$ 35 e a duração da viagem é de 2h30. Aliás, ainda há possibilidade de ir de carro pela estrada, porém, esse caminho se tornará mais longo e cansativo.
Inicialmente, Valença era entendida como um distrito de Cairu, e se denominava Santíssimo Coração de Jesus de Valença, na época da catequização dos índios. Em 1848, ela passou a se chamar Guerém e apenas em 1849 ganhou o nome que tem atualmente. O município ainda está localizado numa área que pertence à Região Geográfica de Santo Antônio de Jesus.
Valença possui poucos pontos turísticos marcantes e a cidade é considerada um pouco velha e sem atrativos. Porém, as praias ao seu redor costumam ser bastante visitadas pelos moradores e pessoas que estão viajando a passeio ou a trabalho. Então, quando passar pela cidade, conheça as principais opções de diversão.
O Guaibim é uma das praias mais visitadas de Valença. O local possui uma infraestrutura própria, com bares, lanchonetes e restaurantes, além de estacionamento e pousadas espalhadas ao redor. No entanto, a praia é considerada perigosa e imprópria para banho por conta da quantidade de sujeira e algas encontrados nas areias e nas águas. Por isso, vá conhecer, tomar um sol, mas evite se banhar.
Publicidade
A praia do Garcez é um local encantador, repleto de belezas naturais e bastante tranquilo. O destino é perfeito para passar o dia, relaxar e curtir com a família. Na região você também encontrará passeios e trilhas para rios e poços. Porém, não há comodidades como restaurantes e bares nesse lugar, ou seja, o visitante terá que levar os seus próprios lanches.
A Ponta do Curral é uma atração de difícil acesso, mas também um dos lugares mais lindos de Valença. Para chegar, é necessário pegar uma lancha até a praia ou ir caminhando na maré baixa. O local ainda costuma ser paradisíaco, e por esse motivo, sem qualquer estrutura para receber visitantes. Sem dúvidas, você vai amar visitar essa ilhota e caminhar pelas areias.
Mas se você curte locais de água doce, como rios e cascatas, certamente vai gostar de conhecer esse paraíso em Valença. A cachoeira do Canta Galo proporciona um banho revigorante e momentos únicos para quem precisa se reenergizar. Para chegar, a pessoa terá de fazer uma trilha curta, sem muitas subidas e descidas, que também pode ser feita de bicicleta.
Se você gosta de tranquilidade, vai se encantar por Barra de Jiquiriçá. O lugar é encantador, perfeito para quem possui filhos pequenos e deseja levá-los a um lugar seguro e tranquilo. Aliás, não espere badalação, mas sim águas limpas e uma boa infraestrutura para ir com a família. Então, quando estiver em Valença, não deixe de visitar esse ponto turístico tão querido.
O Centro Cultural de Valença é o ponto de encontro de toda a produção artística da cidade. O local possui uma boa infraestrutura, com biblioteca, área para eventos e apresentações de peças teatrais e movimentos culturais Valença. Por isso, quando chegar à cidade, verifique a programação para aproveitar melhor a sua experiência.
O Memorial da Câmara de Valença fica localizado bem perto do cais de onde partem os barcos para Morro de São Paulo. O ponto turístico é um edifício histórico, que oferece visitas guiadas aos turistas. Vale salientar que os funcionários são muito educados e atenciosos com os visitantes.
Certamente, essa é a parte mais buscada de Valença. É do Terminal Hidroviário que saem lanchas, barcos e outras embarcações rumo às ilhas próximas da cidade, Morro de São Paulo, Boipeba, entre outros locais. Além disso, é na região do entorno do Terminal que se concentram boa parte dos restaurantes e hotéis da cidade. Sem dúvidas, o local merece uma visita para tirar ao menos uma foto.
A Praia de Taquari possui um visual incrível e o mar é perfeito para quem não gosta de ondas. O local também possui restaurantes e barracas de praia, o que atrai muitos visitantes, sobretudo no verão. Aliás, aproveite também para conhecer o pôr do sol desse destino.
O Sesi Valença é um complexo turístico com opções de esporte, descanso e lazer. O local possui piscinas adulto e infantil, salão de jogos, churrasqueiras, quadras de tênis, poliesportiva e de areia. Além disso, esse é o local mais procurado para encontros corporativos e eventos de negócios. Vale salientar que é necessário se tornar sócio para aproveitar os benefícios desse espaço.
Publicidade
A maioria das pessoas que vão à Valença já possuem um destino específico, como Morro de São Paulo e Itacaré. Porém, nada impede que você aproveite um pouco das atrações da cidade.
Listamos a seguir algumas dicas importantes para você desfrutar melhor do seu passeio e ter uma ótima experiência na cidade. Por isso, arrume suas malas e espere o melhor momento para partir para essa nova aventura.
Como já mencionamos, Valença é apenas o ponto de partida para destinos imperdíveis na Costa do Dendê e na região sul. Então, aproveite cada minuto, converse com os moradores locais e tire várias fotos no porto marítimo do município.
A cidade possui hotéis simples e que atendem às expectativas tanto de quem viaja sozinho, quanto de quem vai com toda a família. Então, escolha a opção que mais te agradar.
O interessante é que você se decida por uma hospedagem que te traga mais benefícios. Ela estará próxima dos pontos turísticos? Vale a pena me hospedar num local sem café da manhã? Responda a essas perguntas e veja o que for melhor para você.
Agora que você despertou o interesse em conhecer Valença, separamos fotos lindas das praias e de outros pontos turísticos da cidade. Então, se prepare para ficar mais fascinado ainda.
A história de Valença é riquíssima e certamente você vai se encantar. Aliás, quando estiver pela cidade, não deixe de desbravar outros pontos turísticos, como Moreré que vai te deixar louco para mergulhar nas suas piscinas naturais.