Por Marta Stegani
Atualizado em 16.03.23
A Vila Madalena é um dos bairros mais charmosos e descolados de São Paulo – SP. Nos fins de semana, é o point dos jovens, que circulam pela agitada vida cultural da região, como galerias a céu aberto, feirinhas e atrações musicais. Mas, sem dúvida, o destaque da Vila Madá são as dezenas de bares da região, que fazem com que ela se torne um dos cantos mais boêmios da capital paulista.
Publicidade
Para aproveitar tudo de melhor que a Vila Madalena tem a oferecer e ter muitas ideias sobre o que fazer em SP, abaixo você vai conferir opções para todos os estilos. Anota aí!
Índice do conteúdo:
Caminhar pelas ruas da Vila Madalena é respirar arte a cada esquina. A região abriga atividades culturais que podem ser percorridas facilmente em uma caminhada.
O Beco do Batman é uma travessa das mais famosas e fotografadas de São Paulo. É uma verdadeira galeria de arte a céu aberto que reúne o trabalho de diversos grafiteiros. Separe um bom tempo para caminhar e reparar nos detalhes e cores. Aos finais de semana, o Beco funciona também como uma feirinha de arte e costuma ser cheio de pessoas que formam fila para tirar foto em frente aos grandes painéis.
Todos os sábados acontece na Praça Benedito Calixto uma feira de antiguidades que é famosa no bairro. Caminhe com paciência entre os 320 expositores que misturam artesanato, discos, objetos de decoração, louças entre outras raridades. No centro da praça, há barracas com comida e é possível massagear os ouvidos com apresentações de chorinho.
Para quem não é chegado em antiguidades, ao redor da praça há lojas e galerias que vendem roupas e acessórios em geral, além de bares, que atraem gente jovem e descolada.
Se você pensa que esta é só mais uma escadaria que liga duas ruas, está muito enganado. Assim como a Escadaria Selaron, no Rio de Janeiro, a Escadaria do Patapio – batizada com esse nome em homenagem a um musicista e compositor de valsa brasileiro – é um dos charmes da Vila Madalena.
Publicidade
São 94 degraus cobertos por azulejos que formam painéis coloridos com mensagens e desenhos. Nas laterais, há um jardim vertical com canos de PVC, garrafas pet e pneus velhos. O local atrai turistas em busca de cliques nos degraus e aos finais de semana recebe eventos culturais.
Colado na Escadaria do Patápio, o Armazém da Cidade é um espaço de economia criativa que reúne diversas atividades em um único lugar. Lá você encontra música, gastronomia, oficinas, brechó, feiras culturais e uma programação variada. Fique ligado na página do Facebook para saber tudo o que rola.
Localizada em frente a Praça Benedito Calixto, é impossível passar imune pelo gigante painel pintado por Eduardo Kobra no muro da Igreja do Calvário e que se estende pela Rua Cardeal Arcoverde.
A arte de 39 metros foi inaugurada em 2012 e tem o título de “Viver, Reviver e Ousar”, a qual faz releitura de ícones da cidade de São Paulo e mostra o contraste entre o antigo e o novo.
O Cine Sala é um cinema de rua especial. Nele são exibidos filmes que você não encontra no circuito comercial, e seu diferencial é o conforto: você pode optar por poltronas ou por sofá individual ou duplo, fazendo você se sentir na sala de casa. É muito mais do que uma ida ao cinema, é uma experiência que é a cara do bairro.
Além de toda arte que você encontra na rua, na Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel você é apresentado a exposições de artistas brasileiros e estrangeiros, jovens e consagrados. Também famosa no circuito mundial de artes, expõe obras dos grafiteiros Os Gêmeos, Ernesto Neto, Adriana Varejão, entre outros.
Para completar o tour cultural, aproveite para conferir mais um pouco de arte na galeria Choque Cultural, uma das principais referências globais em arte urbana e novas linguagens contemporâneas. As exposições apresentam obras de artistas e coletivos novos no mercado ao lado de outros já consagrados.
Além das mostras, no local acontecem experiências multidisciplinares, intervenções urbanas e outros projetos. Consulte o site para ficar por dentro da programação.
Para um passeio completo, após se alimentar de cultura, a seguestão é sentar em alguns dos bares tradicionais do bairro e relaxar.
Publicidade
A Vila Madalena é uma das regiões de São Paulo com a maior concentração de bares que você vai conhecer, tanto que rola até uma dúvida na hora de escolher. Para dar uma forcinha, separamos os mais famosos e queridos pelo público.
O Astor é um dos clássicos da Vila Madalena. Comida de qualidade, bom atendimento e ambiente agradável, estiloso e descontraído. É uma boa pedida para ir com amigos, família ou curtir a dois. Não deixe de experimentar os famosos coquetéis da casa.
Essa é uma dica dois em um: descendo um lance de escada, atrás de uma cortina de veludo, está o SubAstor, um bar quase secreto – porém premiado – que é referência em coquetéis, utilizando o melhor da mixologia mundial. É uma experiência que merece ser vivida.
O Boteco São Bento é um espaço animado e descontraído para bater papo, relaxar e paquerar. Tradicional na região, está localizado em uma das esquinas mais famosas da Vila Madá. No cardápio estão as já conhecidas delícias de boteco, que homenageiam a boêmia paulistana dos anos 40 e 50, e para beber, chopp cremoso, cervejas premium, coquetéis e caipirinhas exóticas.
Aos finais de semana, de longe é possível ver a movimentação e animação dos frequentadores que curtem uma roda de samba nas mesas que ficam do lado de fora do bar. O Pasquim é uma homenagem ao extinto jornal das década de 70 e já é conhecido pelos frequentadores da região. História à parte, o “boteco chique” tem no cardápio feijoada, rodízio de petiscos, caipirinhas e open de chopp.
O Boteco Todos os Santos é o lugar para quem é do samba, pagode e sertanejo. Some isso a cerveja gelada, comida de boteco, drinks diferenciados e gente jovem e descontraída.
A casa é dividida em três ambientes: o salão interno, com palco, pista de dança, bar e telão; o mezanino, que pode ser reservado como camarote e o espaço jardim, um dos ambientes mais disputados por ser onde a primeira banda ao vivo se apresenta e estar ao lado do bar principal.
Você pode conferir as atrações e promoções da semana no site.
O Vila Seu Justino é um dos bares mais queridos da região e tem uma clientela fiel. A decoração rústica repleta de quinquilharias faz o charme da casa. Outro ambiente especial é a área externa, com mesas embaixo de árvores, o que torna as tardes de calor muito mais agradáveis.
Na trilha sonora, música ao vivo com samba e outros ritmos. Para saborear, a casa oferece happy hour com open de chopp às segundas e feijoada com roda de samba aos domingos. Devido a fama do local, procure chegar cedo para evitar longas esperas e prepare o bolso, pois além do preço não ser dos mais amigáveis, às sextas, sábados e domingos é cobrada taxa de entrada.
O Seu Domingos é um bar descontraído perfeito para encontrar os amigos, ouvir um samba e petiscar acompanhado de uma cerveja gelada. Por estar no burburinho da Vila Madalena, é bom chegar cedo para garantir lugar. Também é uma boa opção para o happy hour e acompanhar uma partida de futebol.
Se você quer tradição, aposte na Mercearia São Pedro, point da Vila Madalena desde 1964, uma mistura de boteco, locadora de vídeo, livraria e armazém. O bar é reduto do público cult, gente intelectual e descolada. Não vá esperando por luxo, pois o local é o típico boteco paulistano, com preços justos e porções generosas
Além da cerveja gelada, os destaques do cardápio são os pastéis e o almoço. A casa costuma estar sempre cheia, principalmente à noite.
Em um lugar eclético como a Vila Madalena, também há espaço para os hermanos argentinos mostrarem sua culinária. O Empanadas Bar é referência quando o assunto é a empanada argentina. A casa existe de 1980 e, como herança de seu passado, que atraia jornalistas, intelectuais e cineastas, exibe nas paredes pôsteres e desenhos.
Hoje, atrai um público eclético, de todas as idades, em busca das empanadas de todos os sabores, cerveja gelada, petiscos e caipirinhas.
Quer mais opções? Uma dica para quem está no Beco do Batman é curtir as tardes e noites no Bar do Beco. Nomes queridinhos também são o Boteco São Conrado e bar Alto da Harmonia.
Para quem não quer voltar cedo pra casa, a Vila Madá também tem baladas e bares que se estendem e vão até altas horas.
Se o samba não é a sua praia, você pode fugir para o Nola, um ambiente alternativo, com luz baixa, cheio de grafites, a cara da Vila Madalena. É frequentado por gente jovem e descolada e a pick up é comandada por DJs que tocam hip-hop, rap e black music.
O Akbar Lounge e Disco é a casa para quem quer voltar no tempo dançar muito com festas temáticas os hits dos anos 70, 80, 90 e 2000. O espaço é dividido em três ambientes, entre eles um lounge com vista para o bairro e a pista de dança no andar de baixo.
A decoração também é nostálgica e conta com imagens antigas da cidade de São Paulo, lustres de cristal e mobiliário antigo. No cardápio, drinques, coquetéis e petiscos. É uma ótima opção para quem quer comemorar o aniversário.
O Conexión Caribe é um espaço para bailar ao som de salsa, merengue e ritmos latinos. Fundado por cubanos, o bar recebe muitas pessoas de países vizinhos, que se sentem em casa na pista de dança e trazem muita animação. O som fica por conta de DJs latinos, e para fazer você se sentir no Caribe, o cardápio conta com pratos e bebidas típicas.
A galera do sertanejo também tem espaço reservado na Vila Madalena. O Vila 567 une o conforto do bar ao agito da balada. No andar térreo está o palco, onde acontece a apresentação de duplas sertanejas e DJs, e que pode ser visto de qualquer ambiente.
Já para quem quer bater um papo e tomar uma gelada, o piso superior conta com um bar independente e um terraço com vista privilegiada, perfeito para o happy hour. No decorrer da noite, o terraço se torna um mezanino e a festa segue até altas horas.
A Nossa Casa Confraria das Ideias é um dos ambientes mais alternativos de São Paulo, com festas temáticas, saraus e eventos. Na pista, acontecem apresentações de bandas e discotecagem que contempla todos os estilos: jazz, samba, ritmos brasileiros de várias regiões, latinos e muito mais do que você possa imaginar.
O ambiente é eclético e tem o objetivo de fazer você se sentir em casa com os amigos, livre de preconceitos.
O Morrison Rock Bar, que tem o astro Jim Morrison como inspiração, já é um clássico entre os fãs de rock. A casa recebe DJs, covers e bandas que tocam o melhor do rock. Enquanto se espera pelos shows, é possível desfrutar de cerveja gelada, drinks e aperitivos que são servidos no próprio balcão.
Para quem quer mais conforto, no primeiro andar, além dos balcões, há mesas e um telão para acompanhar tudo o que rola no andar de baixo.
À primeira vista, o Quitandinha é mais um bar clássico da Vila Madalena. Clima de boteco, cerveja, porções e mesas na calçada para jogar conversa fora e curtir o happy hour.
Mas o que nem todo mundo sabe é que aos finais de semana, se você resolver estender a noite, no andar de cima existe uma balada. A partir das 23h, a galera se reúne ao som de DJs que tocam black e hip-hop.
O High Line Bar tem tudo o que você precisa para uma noite agradável e descontraída. A junção de bar e balada foi inspirada no famoso parque suspenso de mesmo nome em Nova York, e conta com sofisticados pratos quentes, petiscos de bar e coquetelaria.
O espaço chama a atenção logo na entrada com um painel de Eduardo Kobra em referência ao álbum Abbey Road, dos Beatles. Por dentro, são quatro modernos ambientes: deck, bar, lounge e rooftop, o qual garante uma bela vista da região. Às quintas, sextas e sábados, DJs fazem o som da festa. Acesse o site para conferir a programação.
Depois de uma noite de agitação, que tal curtir o dia seguinte com as variadas opções gastronômicas do bairro?
Como não poderia ser diferente, a Vila Madalena tem restaurantes que agradam a todos os paladares. Olha só!
No coração da Vila Madalena também tem espaço para alimentação saudável. O restaurante Banana Verde é especializado em comida natural e serve opções vegetarianas e veganas. Os sucessos da casa são o bobó de cogumelos, o risoto vermelho com shitake e o hambúrguer.
Para acompanhar, opções de espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos, inclusive orgânicos, além de cervejas artesanais, drinques e sucos naturais. Confira o cardápio completo no site.
O restaurante Pé de Manga é um espaço aconchegante para confraternizar com a família e os amigos. Seu diferencial é a área externa, onde o cliente pode se sentar à sombra de mangueiras centenárias. É uma boa pedida para um almoço no final de semana e também para comemorar aniversário.
O cardápio tem opção de pratos, lanches, petiscos e fondue. Não deixe de experimentar as caipirinhas, que fazem sucesso na casa.
O Vito é um restaurante que serve os clássicos da culinária italiana. A casa se destaca pelo bom atendimento e pelos pratos que enchem os olhos. O ambiente é moderno e aconchegante, uma boa opção para ocasiões especiais e para quem quer sair da mesmice.
Talvez você já tenho ouvido falar do Olívio Bar por seus drinks diferenciados e criativos. Mas a casa vai além e agrada desde os paladares mais exigentes, com uma gastronomia diferenciada, até petiscos. O ambiente agradável somado a um bom atendimento gera fila de espera, portanto, procure chegar cedo.
Quando o assunto são as bebidas, que fazem sucesso nas redes sociais, elas são preparadas por mixologistas, o que as tornam ainda mais saborosas e especiais.
Na miscelânea da Vila Madalena está o Saj Restaurante Árabe, um espaço para provar a autêntica culinária libanesa. As receitas do Saj são tradicionais, passadas por várias gerações da família, imigrantes e descendentes da Síria e do Líbano.
Os pratos são feitos com ingredientes frescos e o pão de folha é assado em uma chapa de ferro trazida do Líbano e as tradicionais esfihas são assadas na hora em que o pedido é feito.
Um dos bares mais antigos da Vila Madalena, o Salve Jorge, atende a todos os estilos – casais, solteiros, amigos e famílias. O bar e restaurante tem música agradável, cerveja gelada, bom atendimento e serve desde petiscos para o happy hour, quanto refeições.
A hamburgueria, que tem diversas unidades espalhadas por São Paulo, chegou na Vila Madalena para ser sucesso. O diferencial do Bullguer é seu custo benefício, com lanches saborosos com preços que vão de R$18 a R$24, o que deu à casa no ano de abertura o prêmio de melhor “Bom e Barato” pela Veja São Paulo Comer e Beber.
A especialidade da casa são os smash burger, técnica na qual a carne vai para a chapa moldada como uma bola e é esmagada com a espátula, caramelizando melhor, o que resulta em mais suculência, sabor e cor. O combo fica perfeito com a batata, que pode vir acompanhada de queijo derretido ou páprica, e a limonada rosa, feita a base de limão tahiti, limão siciliano, amora e açúcar.
O São Cristóvão Bar e Restaurante é um templo para os amantes de futebol e de boa comida. As paredes são decoradas com motivos esportivos, que estão lá desde a fundação da casa e contam muita história.
Sobre o cardápio, um dos pratos mais apreciados pela clientela é o filé Oswaldo Aranha e a feijoada aos sábados. Como não poderia ser diferente, lá você encontra boa companhia para assistir a uma partida de futebol e ouvir boa música, com bandas de jazz tocando ao vivo.
Não dá para ficar imune ao charme, cores e sabores da Vila Madalena, seja quem vem de outros lugares, ou quem é turista na própria cidade.